Tietagem

Quantos de vocês já puderam apertar a mão ou conversar (sobre as impressões pessoais e emoções) com alguém que já esteve no espaço? Pois eu já! Mês passado, vindo de Manaus, numa escala atrasada em Brasília, conheci Marcos Pontes, o primeiro astronauta brasileiro, que esteve na ISS durante uma semana. Eu já tinha falado sobre ele em 2006 aqui mesmo. Marcos é astronauta da NASA, engenheiro aeronautico pelo ITA, além de piloto de caças e tenente-coronel da FAB. Em suma: é um típico astronauta (coloque aqui toda a aura que um astronauta carrega – para mim ele já era fodão apenas por ser piloto de caça…).

Celebridade anônima, num país onde ídolos são jogadores de futebol, cantores de funk e outros, Marcos estava quieto e com o olhar distante, sentado sozinho num banco da sala de embarque, escutando música pelo MP3 player como qualquer um. Esperava o mesmo vôo atrasado que eu, para Congonhas. Pedi licença e disse que conhecia ele. Ele pareceu surpreso, mas feliz ao mesmo tempo, pelo reconhecimento no meio de tanta gente apressada e “importante”. A conversa foi uma típica conversa de nerds, mas com alguns pitacos de poesia, especialmente ao descrever as sensações de se ver nosso lar, a Terra, do espaço, com direito a contar detalhes sobre as visões maravilhosas de tempestades vistas de cima (bem de cima), do mundo a noite (luzes das cidades) e toda sorte de curiosidades sobre o espaço e a Terra vista de cima, pelos próprios olhos, ao vivo. O embarque já estava sendo anunciado e eu também não queria atrapalhar sua espécie de meditação. Tenho certeza de que ele, com o seu fone de ouvido (ele não tirou durante todo o vôo), sonhava ou recordava os momentos que passou lá em cima,  numa posição extremamente previlegiada, voando mais alto que todos nós.

Deu tempo de bater uma foto na fila de embarque, claro. =)

Marcos Pontes e Alex Hubner

Marcos Pontes


13 Comments on “Tietagem”

  1. Carlos Eduardo disse:

    Parabéns!

    Poxa eu que moro na mesma cidade(Bauru – SP) do Marcos nunca nem o encontrei na rua hahaha. Aliás daqui de Bauru( conhecido como lanche até fora do Brasil), já saíram várias personalidades como Pelé, (B)Richarlison jogador do SP , Edson Celulari entre outros que não me lembro agora! porém a cidade é tão boa, mas tão boa que ninguém volta pra cá :(, como dizemos aqui o que é bom vai rápidinho agora o que não presta… por isso a frase “Deus cria, a natureza cuida e Bauru recolhe”. mas fico feliz não só pelo bauruense como é claro de termos um astronauta como o Marcos Pontes.

    Abraços.

  2. Rodrigo Costa disse:

    Carlos

    Acontece que ele mora aqui em São José dos Campos, por causa do ITA, inclusive eu tive a oportunidade de velo diversas vezes na rua rs
    a ultima vez foi numa pizzaria eu tava saindo e ele entrando rs

    Mas como o Alex disse, no dia nig parou para pedir autógrafo, vivemos em uma sociedade em que damos valor inversamente proporcinal ao que os famos atuais realmente merecem

    Alex vamos movimentar esse blog ae!!

    Abs

  3. Daniel disse:

    Nossa, que grande honra e oportunidade que você teve meu amigo! Quem me dera ter a oportunidade de dar um aperto de mão forte no nosso primeiro astronauta 🙂

    Parabéns pelo texto, show de bola meu amigo!

  4. Parabens amigo, exclente matéria com o astronauta brasileiro!

    Abração!

  5. Daniel Unkboy disse:

    Opa, beleza kra? Nossa, que privilégio que você teve de conhecer o Marcos Pontes, um cara super esforçado e batalhador que só chegou lá graças a muito estudo e suor… este merece ser o primeiro astronauta do Brasil, vale qualquer tietagem kkk. Abraços!

  6. Nina disse:

    Queria eu estar lá tb… Tietá-lo me levaria às nuvens… rsrsr Parabéns pelo Blog.

  7. Emisson Reis disse:

    ou cara valeu apena ter conhecido este grande homen da atualidade

  8. Olá, possuo uma empresa de hospedagem e criação de sites e gostaria de anunciar em seu blog.
    Não encontrei link para seu e-mail no blog.
    Caso haja interesse, por favor, entre em contato.

    Muito obrigado pela atenção.
    Flávio Nascimento.
    Equipe Dinamicos.com.br

  9. Empilhadeira disse:

    Queria eu estar lá tb… rsrsr Parabéns pelo Blog.

    Ana

  10. Ramon Samudio disse:

    Como faço para aumenta o page rank do meu site?

  11. anjo disse:

    Esse cara ai é animal. Assisti uma palestra dele esses dias, é simplesmente fóda o cara mesmo.

    Abração.

  12. ivan disse:

    gostei muito vou recomendar

  13. nelson davis disse:

    olá, eu também tive a oportunidade durante um jogo do flamengo contra o parana clube em 2007 pela libertadores de ficar lado a lado de Daniele hipolito em Curitiba, eu estava la na cidade para tratamento do meu filho que tinha sindrome nefrotica e nesse intervalo de tempo fui assistir o jogo do mengão quando de repente olho pro lado estava a Daniele com a camisa do mengão é claro e aproveitei para tirar uma foto com ela, foi muito legal. Ah! historia do meu filho está em http://www.luidy.wordpress.com abraço!