Tostex de olho, minha experiência com a PRK

Eu era míope. Tinha aproximadamente 4 graus em cada olho, e também um pouco de astigmatismo (0,5 no esquerdo e 0,75 no direito). Usei óculos desde os meus 12 anos de idade. Sexta-feira passada foi o meu último dia com óculos (pelo menos pelos próximos 10 anos). Este é o meu relato sobre a minha experiência com a cirurgia de correção visual chamada PRK – Photorefractive Keratectomy. Espero que seja interessante para aqueles que pretendem fazê-la e querem ler a respeito. Eu encontrei muitos relatos de pessoas que fizeram a operação e que traziam informações valiosas, de caráter não-técnico, mais humanas. Entretanto foram pouquíssimos ou quase nenhum relato em português, de maneira que achei que seria interessante escrever um, mesmo que de forma despretensiosa (aliás, como é a maioria). Eles foram de grande valia para a minha decisão de fazer a cirurgia. Espero que este post engrosse o caldo de resultados de busca daqueles que, como eu, procuraram na internet referências – para desespero dos médicos, que se vêem obrigados a responder muito além do básico. Por isso também vou me limitar a como foi a minha experiência, tendo em vista também o uso de computadores.

Obviamente eu sempre soube das cirurgias à laser para correção de miopia. Entretanto decidi fazer a minha meio que na loucura. Dois fatos principais me levaram à decisão de operar: (1) um amigo que fez a cirurgia e apareceu no dia seguinte apenas com os olhos um pouco vermelhos (ele fez LASIK, veja mais adiante) e (2) o preço da cirurgia, que eu não tinha a menor idéia, em valores atuais.

Uma cirurgia dessas, há poucos anos atrás, custava facilmente 10 mil reais. Hoje com 3 mil (que podem ser pagos em suaves prestações) você opera os dois olhos, as vezes por menos disso. O valor da cirurgia torna-se justificável até para aqueles que nunca pensaram em fazê-la, pois estão satisfeitos com lentes de contato. Eu não uso lentes de contato com freqüência – apenas quando quero colocar um óculos escuro, viajar ou praticar esportes, mas tenho certeza que para quem usa diariamente, a cirurgia é uma boa maneira de economizar dinheiro, no médio e longo prazo. Uma caixa com míseras 6 lentes pode chegar a custar 150 reais. Acho que a cirurgia se paga em 1 ou 2 anos (ou até menos) para quem usa lentes de contato com freqüência. Isso sem falar no ganho de qualidade de vida (lentes de contato são um pé no saco e podem fazer mal se usadas extensivamente e sem cuidado).

Entre a primeira visita ao oftalmo e a cirurgia propriamente dita, foram quatro dias. Fiz minha consulta numa terça-feira e na sexta-feira da mesma semana já estava deitado na máquina para receber o laser corretivo… Devido a uma anomalia na córnea do meu olho direito, meu médico optou pelo técnica PRK ao invés da mais conhecida LASIK. A PRK oferece os mesmos resultados do LASIK. Contudo, a pessoa submetida à PRK tem uma recuperação, tanto de visão quanto de pós operatório, mais lenta. Não vou entrar no mérito das diferenças entre uma técnica e outra, uma busca no Google te trará um punhado de textos médicos interessantes e você pode passar horas tentando decifrar cada um dos detalhes…

Enquanto eu escrevo este texto (seis dias depois da operação), eu definitivamente ainda não enxergo bem, mas enxergo melhor do que se estivesse sem óculos (ok, eu era cego sem óculos, mas vá lá). Esse texto está sendo redigido com certa dificuldade, de maneira que eu certamente farei alguns ajustes depois, além de ir acrescentando mais novidades, na forma de entradas para cada dia de recuperação.

A cirurgia

Fiz a minha cirurgia no Hospital Albert Einstein aqui de São Paulo, conceituado e com equipamentos de última geração. A máquina que me operou foi uma Visx Star 4, acho que último modelo e com todos os “patches” (sim, elas também tem isso, afinal são computadores, mas não rodam nenhuma versão do Windows…). Como esta é uma cirurgia em que 90% do trabalho é feito por uma máquina, não vale a pena arriscar, escolha um lugar que tenha uma máquina nova e atualizada. Aliás, o fato de ser no Einstein e com uma máquina nova, de última geração, foi determinante também para a minha decisão de operar. Depois de assinar um termo de responsabilidade e ciência dos riscos (que eu não recomendo a ninguém ler, correndo o risco de desistir da cirurgia) é coisa de meia hora (para operar os dois olhos). Você entra no centro de “Excimer Laser”, responde algumas perguntas ao cirurgião (coisas como histórico médico, doenças na família, etc) e larga seu óculos, fiel companheiro, em cima da mesa (o médico, confiante, ainda brinca perguntando se você já não quer aproveitar para jogá-lo fora, afinal você não vai precisar usá-lo mais)… Ele te veste num avental, uma touca e pinga o primeiro colírio anestésico. Depois disso você já segue para a cadeira, onde eles colocam uma máscara de tecido no rosto (calma, dá para respirar tranquilo), deixando apenas o olho a ser operado exposto. Começa a seção de pingos e põe coisa aqui, ajusta dali, etc. Nada, absolutamente nada dói durante todo este processo. Se você nunca usou lente de contato, pode estranhar um pouco a manipulação do olho. Mas se você usa, é tranqüilo, não existe nenhuma sensação estranha que você já não tenha experimentado tentando salvar a sua lente enrugada e perdida na pálpebra ou aquela lente velha e carcomida que você insiste em usar até ter tempo (leia-se: grana) de comprar uma nova…

Uma das coisas que mais me atormentavam antes da cirurgia era a possibilidade de ficar de olho aberto por um longo tempo. Medo disso ressecar o olho e eu piscar por instinto, forte e sem dó, detonando qualquer coisa que estivesse segurando meu olho. Para minha surpresa, depois que me colocaram o aparelhinho e as fitas adesivas que separam as pálpebras, eu conseguia piscar!… (assim acreditava meu cérebro). Na realidade o olho que estava aberto não piscava, era apenas o outro. Mas a sensação psicológica de poder piscar foi muito reconfortante. “Porra, dá pra piscar!” eu dizia, e o médico respondia rindo: você só piscou o olho que está solto… 😉

Pingados mais alguns colírios, o médico vem com uma espécie de demarcador circular. Um anel que, acredito, tem uma tinta especial para demarcar (como um carimbo) a área que será trabalhada na sua córnea. Feito isso ele pega uma espátula especial e começa o processo de raspagem do epitélio. A sensação não é ruim, você apenas sente que estão apertando seu olho a cada raspada. As luzes distorcem quando isso acontece, e dá para ver e sentir que ele está tirando coisas do olho e amontoando num canto para depois remover. Durante esse processo o meu médico ficou discutindo o rebaixamento do Corinthians e outras trivialidades… Um vídeo no Youtube mostra isso com muita clareza.

Depois da raspagem do epitélio, o médico limpa a área com uma haste de tecido (acho que algodão mesmo), só que gelada. Esse gelado oferece uma sensação bem gostosa (claro: “gostoso” no contexto da “tortura chinesa” que você está se submetendo). Não sei porque, mas eu gostei. Na seqüência vêem o laser e a vozinha dentro de você dizendo: “não mexa este de olho agora senão vai tudo para o saco“… O médico manda ficar tranqüilo e te pede para apenas acompanhar a luzinha vermelha que vêm da máquina. O laser não dói nada mas a sensação é bem estranha. A máquina faz barulho de estalos (veja outro vídeo), e de fato você sente o olho estalar, como se uma faísca estivesse atingido a superfície. O cheiro de carne queimada é a indicação de que a coisa não é brincadeira, e que você tem que ficar quieto, acompanhando a luzinha piloto, que teima em sumir, crescer, embaçar e mudar de cor enquanto você toma os “tiros” (é assim que eles chamam os raios de laser). Acredite: é tranquilo acompanhar a luzinha. Só não pode se desesperar. Você ouve os estalos e percebe que saiu algo da superfície da córnea na forma de fumacinha (um tubinho de ar fica do lado do olho sugando a fumacinha). Ablação, com o perdão do trocadilho, é isso mesmo: do sólido para o gasoso, num piscar de olhos. Em outras palavras: um pedaço do seu olho virou vapor… 🙂 No olho esquerdo (o primeiro a ser operado) foram 20 segundos de tiros do laser, no direito 23, sendo que a máquina parou no finalzinho do direito. Eu havia mexido o olho além do ponto tolerável (eu disse que era tranquilo acompanhar a luzinha?). Tudo bem, o laser é programado para parar tudo quando percebe que o seu olho saiu do prumo. Ele tem um mecanismo de tracking avançado, que monitora os movimentos em frações de segundo. Você pode mexer o quanto quiser, não vai conseguir estragar nada, apenas deixar o médico de saco cheio… 😉 Reiniciado o processo, faltavam apenas dois tiros e pronto, all done. Colírio disso, daquilo e uma lente de contato especial que vai ficar no olho por 4 ou 5 dias (as vezes menos ou mais).

Logo depois da cirurgia

Eu disse que na hora não dói nada né? Pois é… só na hora. Cerca de 40 minutos depois (quando você já está voltando pra casa) a sensação é de que te cortaram o olho, jogaram álcool e enxugaram com Bombril!!… Dói (arde) bastante e dá um pouco de desespero. Ficar sem poder abrir o olho é punk (dá uma sensação de vulnerabilidade, especialmente andando de passageiro no trânsito louco da cidade), mas é suportável. Chegando em casa, pedi Pizza (estava morto de fome). Comi, digo, engoli a pizza e fiquei umas 5 horas me arrastando com a dor. Acabei dormindo bem, mas acordei várias vezes durante a noite. Eu não tomei nenhum remédio específico para dor, apenas um comprimido de Tylenol 750 uma hora antes da cirurgia (justamente temendo que a dita cuja doesse um pouco). Dá para superar, mas é fundamental que você tenha alguém para te ajudar no primeiro dia pós-operatório. A Deborah ficou do meu lado o tempo todo, e eu aproveitei de monte os cafunés… 😉

O Dia seguinte

Acordar no dia seguinte é bom. A dor sumiu e deu lugar a uma irritação natural no olho. O pessoal fala em areia no olho, mas para mim estava mais lente de contato ressecada (daquelas quando você dorme por muito tempo, acordando com o olho colado). Segui para o consultório do médico as 9 da manhã para a primeira consulta do pós operatório. Ele disse que minhas pálpebras estavam bem, muito pouco inchadas, o que era bom sinal. Atribuí o não-inchaço a um remedinho homeopático receitado pela minha tia (para tomar antes e depois do procedimento). Me animei e fui tomar café da manhã numa padaria, mas enxergava muito mal.

2o dia

O pior de todos em termos de visão. Tudo bem embaçado e a claridade incomodava bastante. Fui almoçar na casa dos meus pais, mas fiquei de olho fechado e quieto a maior parte do tempo. Alías, dormir é a chave para atravessar os primeiros dias sem ficar de saco cheio ou entediado. Se você não é de dormir como eu, apele para remedinhos, naturebas (ou não)… 🙂 Eu tomei doses cavalares de Ansiodoron, um fitoterápico da Weleda muito bom. E claro, parei de tomar coca-light e café. Consegui dormir bem durante todo o dia.

3o dia

Pouca diferença para o segundo. Tentei usar o computador mas não enxergava minimamente bem. Tentei colocar em modo extra grande do Windows, mas não adiantou. A “cegueira” é diferente. Você não fica com a visão embaçada, daquela quando você tira os óculos. É como se tivesse um plástico fosco na frente, que embaça e distorce um pouco as coisas, não importa se de perto ou de longe. Me “diverti” com fantasmas e halos diversos, que as vezes me pegam de surpresa (sem falar em visão dupla para coisas bem longe – nesse dia eu vi dois aviões voando lado a lado aqui em cima de casa…). A fotofobia passou mas a claridade excessiva ainda me incomodava.

4o dia

As coisas começam a melhorar, mas a visão ainda está bem desfocada. Neste dia tive a minha segunda consulta com o oftalmo e troquei o regime de colírios para outro, de longo prazo, além de remover a lente de contato protetora (saiu sem problemas ou stress). O médico disse que o epitélio já tinha crescido quase 100%, mas ele é um tecido que cresce de forma diferente dos demais tecidos. São várias etapas de crescimento (as vezes contadas em horas) e de destruição (pelo próprio ato de piscar o olho), até se estabilizar. Imagine uma casca de ferida que você arranca várias vezes, e a cada vez, a casca seguinte é menor (em tamanho e espessura), dando lugar à pele normal. Essas camadas novas de epitélio corneano normalmente são enrugadas, e precisa de vários ciclos de crescer até adquirir uma forma final, transparente e “polida” por assim dizer. Eu só vou voltar no médico daqui a 30 dias, para fazer a minha primeira análise de acuidade visual (e receita de óculos se tiver sobrado alguma coisa). O resultado final vêm só com 6 meses ou mais (alguns casos até um ano), quando a camada definitiva (e boa) do epitélio toma lugar.

Saudade dos meus velhos óculos!!! Sim, com a visão que tenho neste quarto dia, dá para viver, fazer as coisas básicas, mas é muito difícil não enxergar, especialmente para coisas simples que eu gosto de fazer: ler e usar o computador. Quando não há mais nada no seu olho (não há mais lente protetora) e mesmo assim você não enxerga direito, dá um certo medo. Medo de que não tenha dado certo, ou que você fique com a visão ruim para o resto da vida. É um medo bobo, sem fundamento, apenas psicológico. A minha recuperação até esse dia tem sido perfeitamente normal pelos padrões (tanto pelo que o médico disse quanto pelo que eu li). É mais fruto da cabeça vazia de ficar em casa moscando o dia inteiro (e sem possibilidade de ler ou ver um filme, ou ficar no computador por mais de 10 minutos). Nessa situação de ócio (que eu deveria estar aproveitando mas não estou – haja…) você fica testando a visão a cada minuto, e isso é desanimador porque ela flutua bastante, e se recupera de forma bem lenta. É preciso se esforçar para ficar menos ansioso e relaxar mais, o tempo há de fazer o seu trabalho. Amanhã vou para o escritório, nem que não possa trabalhar. Acho que sair de casa e fazer alguma coisa vai me fazer bem.

5o dia

Hoje, no escritório, consegui usar o computador, mas ainda como se estivesse usando um monitor velho, daqueles de tubo, sem nitidez e fora de foco. Chega a ser revoltante e irrita muito, mas eu me esforcei para ser paciente. Como estava muito quente, sai da “casinha” (nome carinhoso que damos ao sobrado onde funciona parte da equipe e onde eu fico a maior parte do tempo) e fui para o escritório principal, trabalhar do lado da Deborah e com ar condicionado (apesar da patrulha da mulherada que vive com frio). O olho fica seco com muita facilidade (nem tanto pelo ar condicionado, mas por uma condição natural), e eu tive que pingar Fresh Tears (ou Lacrima Plus) muitas vezes durante o dia. Pingar esses colírios me deu o primeiro vislumbre de como vai ficar a visão após a cicatrização completa do epitélio. Por alguma razão óptica, a superfície da córnea fica regular ao se pingar colírio (qualquer líquido na verdade). Fica muito nítida, clara como cristal, é delicioso. Acredito que o líquido preenche as irregularidades da cicatrização formando uma lente temporária perfeita, lisa. É bom saber que você ainda tem a visão perfeita, mesmo que seja por poucos segundos e precise apelar para um colírio. Hoje a noite dormi pela primeira vez sem o protetor ocular. De ontem para hoje tenho acordado com o olho bem colado e seco (sensação de velcro ao abri-los…), mas nada que uns pingos de Fresh Tears e soro fisiológico não resolvam.

6o dia (hoje, dia deste post)

Melhora discreta na visão. Fresh Tears segue sendo o melhor companheiro do dia… O olho está bem seco e a visão melhora de forma lenta. Meu médico disse que será assim pelos próximos 10 dias aproximadamente (podendo ser mais ou menos). No computador apenas atividades que requeiram pouca concentração. Ler e responder emails (ou fazer um post no bloco de notas com fonte tamanho 18) é uma atividade possível.

7o e 8o dia

Ligeira melhora na acuidade visual e na secura do olho, mas ainda enxergo desfocado/embaçado. Noto que o meu olho direito está demorando mais para se recuperar. O esquerdo está 70-80% bom, mas o direito empacou em uns 60-70%. Eu notei que ele estava pior que o esquerdo desde o primeiro dia da cirurgia, mas não dei muita bola. Pode ser que ele tenha sofrido mais (de fato, neste olho o laser atuou mais tempo) ou então que vá ficar com uma pequena hipocorreção (o que na real não me preocupa, pois o esquerdo se tornou dominante). Mas se é uma coisa ou outra, só vai dar para saber daqui um mês. Hoje (8o dia), dirigi carro numa boa. Ter visão periférica é um privilégio que usuários de óculos não estão acostumados. Foi gostoso.

9o dia

O melhor de todos em termos de visão até agora. Notei que a visão estava quase perfeita ao acordar (e isso inclui o sono da noite e as sonecas durante o dia – era domingo).

10o dia

Na noite anterior eu senti um pouco de incômodo nos olhos. Era uma dorzinha muscular, não tinha nada a ver com ardidos ou lacrimejos dos primeiros dias. Parecia que meu olho tinha sido apertado e mexido. A órbita doia um pouco, mas nada demais. Coincidência ou não, hoje a minha vista amanheceu bem pior. Voltei ao nível de visão que tinha lá pelo 4-5o dia pós cirurgia, e não existe mais diferença (em termos de qualidade de visão) entre os dois olhos. Vai entender…. Continuo pingando o esteróide 4x por dia, seguindo a prescrição do médico, mas sinto que talvez eu já não precisasse mais.

11 e 12o dia

A piora foi apenas temporária. Nestes dois dias a visão melhorou e está quase boa. Sinto um pouco ainda o desfocado e trabalhar no computador cansa mais do que o normal, mas é perfeitamente aceitável. Se não fossem pelos vislumbres de extrema nitidez proporcionados pelos colírios, eu poderia dizer que minha visão está normal de novo. Também senti que o olho direito “encostou” no esquerdo no quesito qualidade visual. Interessante. Descobri as maravilhas do “Fresh Tears Liquigel”, que maximiza a humificação, prolongando a nitidez. Pode parecer uma bobeira, mas é como colocar óculos quando você está tentando trabalhar sem. Dá uma sensação de alívio impressionante. As coisas voltam ao seu devido lugar.

13,14,15,16,17,18,19o dia

Visão bastante boa para realizar todas as atividades do dia-a-dia, incluindo utilização do computador. Sinto que ocorrem algumas flutuações na qualidade da visão ao longo do dia, mas é perfeitamente aceitável. A visão noturna ainda não é tão boa quanto a diurna, de maneira que dirigir a noite é tranquilo, mas pode te trazer alguns sustos (nada demais se você dirigir com precaução). Visão segue melhorando lentamente, dia-a-dia. Hoje (18o dia) é o último dia em que devo utilizar o esteróide (Florate da Alcon). Melhora na sensação de olho seco também. Pingo Fresh Tears com muito menos frequência, de hora em hora, no máximo. Ainda faltam duas semanas para a minha primeira consulta com o oftalmo para determinação de acuidade visual pós-cirúrgica.

Exatos um mês após a cirurgia

Sim, visão perfeita existe! Posso dizer que ao final de 30 dias após a cirurgia (hoje é dia 26/11), minha visão está 100% e eu enxergo melhor do que quando usava óculos. Em grande parte por três razões: (1) agora eu tenho visão periférica, (2) meu óculos estava com grau defasado para astigmatismo, (3) não há como comparar a qualidade da visão direto de sua córnea do que aquela através de uma lente de vidro e/ou acrílico que pode ficar suja, arranhada ou embaçada (quem prefere lentes de contato à óculos sabe bem disso). Ainda há margem para melhora, especialmente no que diz respeito à visão noturna (ainda sinto um pouco ofuscado a noite), à lubrificação dos olhos (de manhã, ao acordar, eu sinto que eles estão mais secos que o normal) e a um certo cansaço/perda de acuidade ao final de um dia de trabalho longo. Acredito que a minha recuperação foi boa, mas ainda há alguma coisa para acontecer pois a cicatrização completa e final só ocorre ao final de 6 meses. A melhor na qualidade de vida é notável. Coisas simples como correr na chuva, acordar e enxergar de imediato, poder nadar sem ter que ficar sem óculos (ou colocar lentes), etc, etc. Me pego ainda acostumado aos óculos, colocando a mão sobre o criado mudo para pegá-los ao acordar, ou tirá-los ao ir dormir, etc. Valeu MUITO a pena fazer a cirurgia. Recomendo à todos sem sombra de dúvida. Faria de novo e sempre que posso recomendo a quem está pensando em fazer.

Um mês e meio após a cirurgia

Primeira consulta para determinar acuidade visual depois da cirurgia. Minha miopia está zerada. Sobrou 0.25 graus de astigmatismo em cada olho, um grau que dispensa o uso de óculos e que pode ser zerado nos meses que ainda faltam (4 meses) para a recuperação completa. Volto ao oftalmo daqui a três meses. Vou usar um esteróide (Pred Fort) por 7 dias. Meu oftalmo disse que minha córnea está ótima, e que este anti-inflamatório é receitado por padrão nesta fase da recuperação.

Um ano e pouco após a cirurgia (post editado em 06/11/2008)

A visão continua ótima, perfeita e clara como cristal. Ainda mantenho os “genéricos” .25 de astigmatismo em cada olho, mas esse valor é desprezível e muitas vezes sequer é identificado em um exame. Qualidade de vida é a palavra que descreve os resultados que tive com esta cirurgia. Comecei a praticar esportes com mais freqüência, emagreci, foi bom ficar de “cara limpa” (inclusive na questão estética). No quesito esporte, os óculos sempre me atrapalharam (eu suo muito e o dito cujo sempre escorregava, pulava, etc), o que era uma boa desculpa para não malhar. Especialmente para quem, como eu, pratica montanhismo e escalada, trata-se também de um risco a menos, uma vez que em ambientes naturais, ficar sem visão, pela perda/queda ou quebra, de um óculos e/ou da lente de contato é um risco sério de vida ou um convite a uma roubada de fazer inveja a qualquer um.

Estou MUITÍSSIMO satisfeito com a cirurgia, e repetiria o procedimento quantas vezes fosse necessário (os benefícios são incomensuráveis). O único senão, é que eu imaginei que a questão do olho seco melhoraria com o tempo. Não melhorou tanto como eu gostaria. É algo perfeitamente controlável e tolerável (muito melhor do que a secura causada por quem usa lentes de contato continuamente – para dormir – por exemplo), mas que particularmente me incomoda um pouquinho, simplesmente porque eu sou fresco. O olho se resseca com mais facilidade. Ao acordar, algumas vezes é comum ter que lembrar de abrir o olho devagar, para não ter aquela sensação estranha de arranhar os olhos. Quando isso não acontece (acordar derrepente ou assustado), ou quando sente-se uma coceira forte e mete-se o dedo/mão institivamente no olho, chega a doer e machucar um pouco. Mas eu tenho uma boa parcela de culpa, pois não utilizo nenhum lubrificante regularmente, apesar da recomendação médica. Desde os 2-3 meses do pós cirurgico tenho levado uma vida absolutamente despreocupada com os olhos. Não ando com um colírio (mesmo numa cidade suja e poluida como São Paulo) e não pingo nada quando sinto que está um pouco mais seco. Eu deveria fazer isso. Aliás, qualquer pessoa vivendo nessa cidade deveria fazê-lo, mas não faço por pura preguiça e desleixo. Desta maneira dou um “desconto” ao fator olho seco, pois sei que se me habituasse a ter sempre a mão um colírio humidificante (assim como eu sempre tinha que ter à mão o óculos e/ou a caixinha dele), para pingar que fosse uma vez de manhã outra de tarde, o problema seria bem menos sentido. Então já sabe: não faça como eu! 😉

Outro ponto: visão noturna. Muitas pessoas dizem que piora. Eu não sei dizer se piora ou não, porque acho que a visão noturna com óculos (que cria distorções e limita seu campo visual e dá reflexos – mesmo com a melhor lente existente) não se compara com a visão que eu tenho hoje. Então eu não diria que no meu caso a visão noturna piorou, pelo contrário, tenho viajado de monte por estradas perigosas de noite, faça chuva ou sol (na verdade céu estrelado…) sem qualquer problema ou diferença. Noves fora, diria que a única seqüela, um ano e pouco depois, é o olho um pouco mais seco do que eu gostaria, o que demanda cuidados muito básicos e simples, mas que eu, na preguiça, deixo de seguir. De resto, é só alegria.

7 anos depois (post editado em 20/09/2014)

Estou com 0,25 – 0,50 de miopia em cada um dos dois olhos. Interessante notar que a visão piorou em uma questão de 6 meses. Não sei dizer se esta piora se deu em virtude de outros fatores, tais como pressão alta e/ou stress, mas é fato que piorou muito rapidamente. Não me impede de ver com clareza nem de dirigir, mas incomoda bastante o fato de não ter mais aquela nitidez de antes. Noto que a visão piora com o cansaço. Recentemente comecei a usar lentes de contato por conta própria. Que falta faz uma visão clara como cristal, tal como a que eu tinha há seis meses atrás…

Dicas gerais para a cirurgia e o pós cirurgico

– faça a cirurgia numa sexta-feira (a minha foi as 20h30) e tire uma semana de férias. Porque sexta? Por que você vai depender de alguém para cuidar de você nos dois dias seguintes, sábado e domingo. E é mais fácil ter alguém disponível (esposa, namorada, pais ou até mesmo um amigo) nesses dois dias. Por que uma semana de férias? Apesar do que dizem, não dá para voltar a trabalhar no terceiro dia após a cirurgia. Se você não usa computadores, vá lá, mas no meu caso (computador o dia inteiro), não rola mesmo, pelo menos até o 6o dia. Por isso uma semana é ideal (lembre-se, para PRK). Na melhor das hipóteses (de recuperação), será uma boa desculpa para descansar. Peça um atestado se for o caso. O meu médico me deu um atestado de 8 dias após a cirurgia.
– Compre um vidrinho de capsulas de vitamina A (6000ui) e tome uma cápsula por dia. Não abuse também, correndo o risco de proporcionar uma super-cicatrização ou cicatrização prematura, o que não é nada legal (pode prejudicar o resultado final).
– Não alugue filmes ou compre livros e revistas, você não vai conseguir assistir ou ler nada por pelo menos 3 dias.
– Esteja preparado para ficar com uma vista ruim por pelo menos 1 mês. Você vai sentir falta do seus velhos óculos… mas depois vai gostar do resultado.
– Arrume um radinho de pilha. Escutar notícias é uma boa distração (fiz isso no terceiro dia inteiro, entre uma soneca e outra). Acredite: por mais que você tenha um iPod de 160Gb, escutar música vai cansar. Além disso, o radinho de pilha (no meu caso foi o despertador), te proporcionará um prazer sádico de escutar notícias do trânsito deitado no conforto da sua cama;
– Dê um jeito de dormir a maior parte do tempo, especialmente nos três primeiros dias. Se você é adepto dos remedinhos e tem alguém para te dar uma receita, vá fundo, eu não tive tanta sorte e tive que me contentar com fitoterápicos e uma redução brusca de cafeína.
– Tire gatos e cachorros de perto. Aqui em casa os gatos tiveram que se contentar em dormir fora do quarto por pelo menos 4 dias. Os protestos e miados foram apenas até a segunda noite. Depois eles se contentaram em dormir em algum canto da casa. Trocar a roupa de cama no dia da cirurgia também é uma boa idéia.
– Use o protetor ocular (seu médico deve te dar um) pelo máximo tempo que conseguir. Na noite do dia 5 eu resolvi dormir sem ele e acordei esfregando o olho com vigor, como se estivesse com alguma coisa. Só depois de acordar é que me dei conta de que podia ter estragado tudo (ou parte) ali naquele momento. Não corra esse risco. Invente posições inusitadas para os esparadrapos que prendem o dito cujo, mude-os de posição para não irritar ou te deixar marcado.
– Se você mora em São Paulo ou qualquer outra cidade poluída e que tem invernos muito secos e com qualidade de ar péssima, evite operar durante os meses de inverno. O ar úmido e a melhor dispersão de poluentes (causados por ventos e chuvas de verão) proporcionarão uma recuperação mais tranqüila. Na semana da minha operação foi quando São Paulo teve as primeiras chuvas de verão. Senti que isso fez uma boa diferença. Na terceira semana depois da cirurgia eu fiz uma viagem de trabalho à Belém, no Pará, onde a umidade é de quase 100% e chove praticamente todos os dias. Senti uma melhor significativa nos 4 dias em que fiquei lá. Deve ter alguma relação sim. Se estiver muito seco (inverno), um umidificador de ar (especialmente aqueles por ultrasom) pode ser uma boa alternativa.

Sobre fazer os dois olhos ao mesmo tempo ao invés de um de cada vez:

Eu decidi operar os dois de uma vez, apesar dos riscos serem um pouco maiores e o meu médico consentiu, disse que não faria grande diferença em termos de riscos. Foi uma maneira de acelerar o processo todo. Eu consegui tirar esta semana de folga, de maneira que o meu médico disse que seria suficiente para ter uma visão razoável na semana que vêem. Os riscos de infecção são muito pequenos se você fizer tudo direitinho. Leia-se: pingar os colírios certos nas horas certas e claro: tomar os devidos cuidados de não meter o dedo no olho, não ficar de chamego com os bichos ou fazer qualquer atividade perto de poeira e afins (e isso significa não andar a pé nas ruas de São Paulo – muita fuligem), em suma: ficar de molho (mesmo) por uns 5 dias. Depois desse período (5 dias), pelo que me disse o médico, os riscos de infecção são quase nulos. Vejo a opção de fazer um de cada vez mais por uma questão de conforto (enxergar é importante e um olho são faz uma boa diferença. Estou sentindo isso na pele, digo no epitélio).

Um conselho final:
se você puder optar pelo LASIK vá fundo, sem pestanejar, principalmente se você trabalha com computadores. A recuperação é bem mais rápida e o resultado (em termos de correção visual) idêntico. Não dê bola para a história do “flap” permanente. Se você não luta boxe ou outra coisa do gênero, não há porque se preocupar. Experiência de quem fez PRK. 😉

prk_day_after.jpg

Até o próximo update!


259 Comments on “Tostex de olho, minha experiência com a PRK”

  1. Diogo Moura disse:

    Tá bom Tá bom!
    você conseguiu me deixar preocupado em fazer a cirurgia! hahahaahha
    Você vai ser o culpado se eu usar óculos a vida toda!
    Frases como essas abaixo me deixaram incomodados!

    – “sensação é de que te cortaram o olho, jogaram álcool e enxugaram com Bombril”

    – “O pessoal fala em areia no olho, mas para mim estava mais para cisco em alguns momentos”

    Se um dia tomar coragem faço minha cirurgia tbm..

    valeu pelo post

    []´s

  2. adriana disse:

    Olá,

    Quanto tempo faz que vc fez a cirurgia de PRK? Você ainda tem halos, pode dirigir à noite?

  3. PQP, as pessoas não conseguem sequer ver a data de um texto.

    Ótima idéia e fico grato que tenha colocado esse relato on-line, Alex. Ainda não tenho a empolgação/coragem para fazer a cirurgia, mas um relato positivo como o teu acaba encorajando. Espero que o próximo update seja para dizer que está tudo ok e você está vendo tudo sem problemas!

    Abs e boa recuperação.

  4. Alex Hubner disse:

    Adriana, eu fiz em 26/10/2007, numa sexta-feira. Os halos estão desaparecendo e eu posso dirigir a noite sim (isso no 8o dia), mas tenho evitado porque tenho quem dirija para mim (minha esposa).

    Em tempo antes que perguntem: meu médico se chama Armando Belfort Mattos, e atende em dois consultórios. Um nos Jardins e outro aqui no Morumbi, pertinho de casa. O telefone (daqui do morumbi) é 3744-0042). Recomendo. Ah, e sobre valores. Depende muito do seu caso, mas eu paguei R$ 2.400,00 a vista, sendo que as consultas e exames foram feitos pelo meu convênio médico. Ele pode parcelar em até 6x se não me engano, mas não sei se mantém este preço.

  5. Hugo disse:

    Faço a cirurgia amanhã…hehehehe…achei o seu texto um pouco assustador, o método adotado para a minha cirurgia será o PRK devido as fragilidades da minha córnea(palavras do médico), mas vamos nessa!

  6. Nel disse:

    Sou míope e tenho um grau parecido com o seu antes da cirurgia e sempre me questionava se seria ou não uma opção. Com este relato, vou ver se coloco a idéia em prática e me livro destes óculos e lentes…

    Valeu mesmo!

  7. Vy disse:

    Ainda bem que decidi ler depoimentos só DEPOIS de fazer a minha! Fiz a lasik nos dois olhos há 3 dias e já estou trabalhando, pegando ônibus por SP, lendo revista… A visão não está 100%, mas como tenho lido, ainda demora um pouquinho pra ficar perfeita, mas já é bem melhor do que depender dos óculos! Mas tô me sentindo a mais sortuda, não senti nada nem durante nem depois da cirurgia! Mas também capotei quando cheguei em casa, me deram um relaxante tarja preta que fez um beeelo efeito, junto com o sono acumulado da semana, hehehe. Volto no oftalmo em uns 10 dias pra ele ver como que anda a recuperação, mas sei que com certeza ele fez o melhor que podia ser feito, ele já operou amigos meus e todos estão mais do que satisfeitos com os resultados!

  8. Hugo disse:

    Estou aqui novamente…hehhehehe…Fiz a cirurgia na quinta-feira, tudo ocorreu bem até chegar a hora de dormir…sofri pra c@$$%&* pra dormir na quinta e sexta-feira, mas já passou agora eu não sinto mais o cisco que mais parecia um paralelepipedo, mas em compensação não consigo enxergar absolutamente nada, apenas borras, estou usando o Windows extra grande e ainda estou sentindo a falta de um leitor de tela…hehhehee…amanhã vou retirar a lente de contato, vamos ver c vai melhorar, depois posto noticias.

  9. Borba disse:

    Valeu pelo seu relato!!! É fidedigno ao extremo!!! hehehehe
    Fiz a cirurgia há 9 dias, olho esquerdo, e ainda vejo tudo embaçado.
    Vc demorou qtos dias pra sentir realmente que iria “voltar a enxergar”…hehehehehe…Valeu!!

  10. Vivian disse:

    Caramba!!! Agora sim eu estou com medo!!! Mas não vou desistir… (nem posso, já está tudo pago… rsrs) e o pior que a minha também vai ser a PRK!!!! Bom vamos, lá!!!
    Valeu pelo depoimento, me deixou assustada, mas pelo menos me fez rir (e me preparar, hahaha)

  11. Elcio disse:

    Olá pessoal, fiz minha cirurgia PRK há 11 dias e até o momento nao consigo ver perfeitamente, pois a visao fica fosca, as vezes penso em ate que usar o oculos pra corrigir,mas estou aguardando os dias passarem para ver se haja a melhora definitiva, mas estou com medo de que a cirurgia foi mau sucessdida!Abracos e boa sorte a todos que irao fazer PRK.

  12. Joao disse:

    Sou residente de oftalmo e fiz PRK personalizado há 5 dias…Nao tive quase nada de dor no pos operatorio..no primeiro dia nada, no segundo dia de 0 a 10, uma nota 1 p/ 2..Soh sentia q tinham feito algo no meu olho..o segredo foi tomar um bom anti-inflsmatorio um pouco antes da cirurgia e nos primeiros dias depois (tomei celebra, mas ha quem prefira prexige). Operei com um grande cirurgiao, no meu proprio servico de residencia. A cirurgia foi sexta e no sabado estava dirigindo..com visao boa? Obvio q nao…mas deu pra me locomover pra onde eu precisava…talvez eu seja meio louco mesmo..ateh hj minha visao eh ainda 20/50 e a ânsia de ficar 20/20 eh o q mais rola..Soh q sei bem o quanto vai demorar pra isso acontecer..A visao noturna realmente eh pior e tive a primeira grande experiencia dirigindo ontem a noite..Realmente a sensacao de olho seco eh o q predomina agora (retirei a lente hj)..Faria PRK de novo e nao faria LASIK…motivos pessoais..a historia do FLAP nao soh eh isso q ta nesse texto..A longo prazo ninguem sabe ao certo o q rola…sem falar o risco de ectasia corneana (td bem, ele existe com as duas tecnicas, masss..) e DLK..podem tentar ler a respeito…
    Enfim..na grande maioria das vezes, qd bem indicada, as duas tecnicas evoluem extremamente bem.. O conforto com o LASIK eh mil vez maior no pos-op e a recuperacao mais rapida…MAs eu nao faria LASIK no meu olho..Porque?? Motivos pessoais…

  13. Hugo disse:

    Novamente…heheheheh…estou no meu 19º dia, sinto que melhorou um pouco desde q eu fiz a cirurgia, mas tenho a impressão que não houve uma melhora significativa desde o 5º dia, sem contar que o olho direito parece que está com uma mancha, como se fosse uma gota de óleo dentro do olho, mas está bom, sei que irá melhorar mais um pouquinho…hehehhe

  14. Elcio disse:

    olá pessoal eu de novo postei dia 18/11/2007 e novamente hj. está fazendo justamente 1 mes que fiz a cirurgia PRK ambos os olhos,mas ainda não estou me sentindo bem, parece que do olho esquerdo ficaram alguns residuos de miopia e estigmastismo, parece que esta muito estranha a visão, quando me deito no meio do dia e fecho os olhos depois me levanto parece que fica tudo fumaçado sabe, é bem estranho , talves o organismo nao esta acostumado a nova visão,mas pelo menos a miopia do olho direito foi corrigida já vejo bem melhor..Voua aguardar o dia do retorno ao oftalmo que será dia 11/12/2007. Até mais….

  15. Débora disse:

    Vou fazer minha cirurgia na sexta que vêm, estou com um pouco de medo já que tenho que retornar ao trabalho na terça, detalhe: trabalho no computador.
    Vou fazer PRK porque a minha médica me informou sobre uma Síndrome de Saara, que em determinadas épocas do ano ocorrem problemas pós-operatórios em quem fez LASIK, e como está ocorrendo estes problemas ela me indicou a PRK.
    Alguém já ouviu falar sobre esta síndrome?

  16. Joao Pereira Vidal disse:

    A Sindrome do Saara eh uma entidade q ninguem sabe o pq ocorre…talvez esteja associado a causas ambientais como a umidade do ar, ar condicionado, etc..Esta sindrome faz c q vc tenha uma ceratite lamelar difusa e forma opacidades sob a lamela do flap..isso pode ser bastante complicado de tratar, necessitando de corticoide d forma agressiva e as vezes ateh levantar o flap e lavar c corticoide..
    Em alguns centros essa complicacao tem chegado a 100%, fazendo c q temporariamente nao se faca mais LASIK

  17. Alex Hubner disse:

    Elcio, você deve estar com o olho seco. Eu também tenho esses embaçamentos depois de ficar com o olho fechado durante muito tempo. Use e abuse do colírio lubrificante. Lembre-se de que a recuperação é um processo diferente em cada pessoa. Tem gente que não tem dor, tem gente que sente dor (como eu senti). Tem gente que enxerga bem com uma semana, outras apenas depois de alguns meses. Varia muito. E é normal, nos primeiros seis meses, notar flutuações na qualidade da visão.

    Outra coisa a se considerar: a visão muda muito depois que você opera. Para um míope com grau médio, como eu, as coisas ficam cerca de 20% maiores (as vezes eu me assusto com o tamanho de uma folha de papel, acho enorme em comparação ao que eu conhecia como tamanho de folha de papel). Existem várias mudanças e o cérebro precisa se adaptar.

  18. Karina R disse:

    Olá, gente fiz a cirurgia refrativa PRK personalizada em 08dez07, achei o máximo conseguir enxergar as horas depois do procedimento cirúrgico. Obs: Usava óculos desde os meus 07 anos de idade. Tinha 5 graus de miopia e 2 graus de astigmatismo no olho direito e 4 grau de astismatismo no olho esquerdo. Agora depois de muitas consultas e após um mês e alguns dias voltei ao médico, e fiquei preocupada pois ele disse que meu olho esquerdo está produzindo uma miopia que não existia nesse olho. Aconteceu com algum de vocês, ou houviram falar algo a respeito (da mudança de astismatismo para miopia pós-operatório)? Ele acha que o olho ainda está se adaptando, será que é verdade? Bom, eu realizei a cirúrgia no Banco de Olhos de Porto Alegre/RS. Boa sorte para todos.
    P.S: Por favor se souberem de algo parecido,relatem.

  19. Sabrina disse:

    Olá,

    fiz minha operação pelo metodo prk ontem. Tive muito medo das dores após passar o efeito da anestesia. Mas o meu médico me deu um remédio que não me deixou sentir dor nenhuma: Tylex. Tomei um logo apos a cirurgia e outro antes de dormir e nao senti dor nenhuma.

  20. Sabrina disse:

    Olá,

    fiz minha operação pelo metodo prk ontem. Tive muito medo das dores após passar o efeito da anestesia. Mas o meu médico me deu um remédio que não me deixou sentir dor nenhuma: Tylex. Tomei um logo apos a cirurgia e outro antes de dormir e nao senti dor nenhuma.

  21. Fabrício disse:

    Bom dia a todos. Alex, gostaria de parabenizá-lo pela riqueza de detalhes do seu post. Esta me ajudando muito ao ver que tudo que estou sentindo vc passou e superou! Muito obrigado pela intenção de expor aqui tudo isso e nos ajudar nas nossas cirurgias. Bem, eu fiz, no dia 13/12, o Lasek personalizado (que segundo meu médico é uma derivação do PRK personalizado). Nos primeiros dias também pensei que a cirurgia tinha sido um fracasso; não via nada alem de embasamentos e principalmente não conseguia ficar exposto a luz. O médico me prescreveu o Tylex para os 2 primeiros dias o que ajudou muito. Hoje 8 dias após a cirurgia estou voltando ao trabalho, também trabalho com computadores o dia todo. Estou aqui usando o Windows com resolução de 800×600 para conseguir trabalhar. Eu tinha astigmatismo, 3.25º OD e 4.5º OE. Meu olho direito parece estar muito melhor que o esquerdo (embora ainda embaçado). Parece que quando tampo o esquerdo e olho usando o direito que existe uma lente neste olho, já o esquerdo esta bem ruim. Vc também sentiu esta diferença entre os olhos? Isso é realmente normal? Vi no seu post que depois de um tempo sua visão se igualou em ambos os olhos. E hoje? Já esta completamente igualada? Gostaria de ler mais opiniões, alguém mais fez a cirurgia exclusivamente para astigmatismo? Sentiram essa brutal diferença entre os olhos ou no meu olho esquerdo houve uma hipocorreção? Abraços a todos e desde já um feliz Natal.

  22. Débora disse:

    Olá, sou eu novamente (aquela com a dúvida sobre Síndrome de Saara).
    Bom, estou no 12º dia de minha cirurgia e ainda não enxergo perfeitamente de longe. Claro que enxergo diferente, parece que as coisas estou mais nítidas, mas dá um medinho de não ter corrigido.
    Acho que o que mais irrita é as pessoas ficarem mais impacientes que você, perguntando toda a hora se já estou enxergando bem, se realmente valeu a pena, estas coisas…
    Como está muito sol ultimamente acabei trocando um óculos pelo outro, já que não posso sair na rua sem os óculos de sol. Em relação a diferença entre os olhos, realmente o direito está bem melhor que o esquerdo, e se não fosse pelo esquerdo acho que estaria enxergando melhor.
    Não me arrempendo de ter feito a cirurgia, mas acho que faria LASIK se pudesse escolher.
    Beijos e um ótimo Ano Novo.

  23. Vivian disse:

    Oi pessoal, eu estou no meu 14º dia de cirurgia e não estou feliz com o resultado. Tinha 3,25 de miopia no olho esquerdo e 3,00 no direito e um pouquinho de astigmatismo em cada um, +- 0,50, pois então, o olho esquerdo está excelente, mas o direito está ruim para enxergar de longe e tbém um pouco pra perto, tenho medo de agora ter desenvolvido alguma hipermetropia que eu ñ tinha…. Sofri muito no pós operatório e ñ recomendo a PRK pra ninguém, até hoje estou com dificuldade de trabalhar no computador, pois sou bancária e meu serviço é de extrema responsabilidade. Bom amanhã vou ao médico e vamos ver o que ele fala!
    Até mais!

  24. Vanessa disse:

    Bom dia

    Meu nome é Vanessa tenho 26 anos e tinha praticamente uns 3,00 graus de miopia em cada olho e astigmatismo tbém, fiz a cirurgia PRK pois não tinha espessura de córnea suficiente, no dia 23/11/2007 no Hospital Santa Cruz, com o Dr. Edgar Aiziro, passei por exatamente tudo que foi escrito nesse blog, quando fui tirar as lentes terapeuticas foi complicado pois elas literalmente grudaram nos meus olhos, sendo assim a recuperação foi mais demorada, meu olho esquerdo demorou mais ainda.

    Hoje mais de um mês depois eu posso dizer que é perfeito e que valeu a pena, a recuperação é dificil mas não me arrependo de jeito nenhum faria tudo novamente, meu grau zerou. Só a sensação de poder ir pra praia sem se preocupar com as lentes, sem contar que é tudo diferente é muito melhor……..

    Att

    Vanessa

  25. Vivian disse:

    Feliz 2008 pra todos!!
    Bom, hoje estou no meu 20º dia da recuperação e meu olho direito deu uma pequena melhorada, o médico disse que corrigiu além do esperado e que desenvolvi a hipermetropia, porém que com o tempo, o próprio organismo vai estabilizar o grau e que ficará bom… aí eu já não sei, mas pelo menos agora, já consigo trabalhar e ñ fica tão embaçando, só a noite que a visão fica ruim… vamos aguardar mais um pouco, né!

    Vanessa, vc fala que seu olho esquerdo demorou mais tempo pra ficar bom, com quanto tempo vc sentiu uma melhora significativa?

  26. Juliana disse:

    Olá pessoal!
    Foi muito bom ter lido a esperiência de vocês, me deixou mais tranquila.
    Fiz minha cirurgia no dia 17 de dezembro e estava preocupada pois ainda não estou 100%. Fiz a PRK.
    Muitas pessoas que fizeram cirurgia (provavelmente não do tipo PRK) me falaram que no dia seguinte já estavam exergando normal, e como minha visão ainda está oscilando e embaçando já estava ficando muito preocupada.
    Obrigada pessoal!
    E feliz 2008 a todos!

  27. Vanessa disse:

    Oi Vivian

    Meu olho esquerdo melhorou depois de uns 20 dias, é assim mesmo, eu teria ficado encanada se não fosse meu médico, que me acompanhou sempre me explicando tudo, a recuperação da PRK é complicada mas é 100 % segura , eu também trabalho em banco (financeira) e sei como é…… mas vc vai ver depois como é bom…..

    Beiju

  28. Débora disse:

    Olá, Pessoal.

    Hoje faz 21 dias que realizei a cirurgia, mas parece que não corrigiu nada pois enxergo muito mal de longe.
    Quando pingo o lubrificante não faz diferença alguma.
    Realmente estou ficando preocupada.
    Durante cirurgia o laser foi aplicado por pouco tempo em cada olho, cerca de 10s (eu tinha 2,5 de miopia).
    Valeu pelos esclarecimentos anteriores, mas a única coisa a fazer agora é esperar.
    Beijos.

  29. Ronald disse:

    Olá,
    Muito esclarecedor o seu site.
    Tenho 31 anos e acabei de passar pelo LASIK.
    No dia 04/01/2008 fiz a cirurgia de LASIK no Centro Oftalmológico de Ipanema, no Rio de Janeiro, com a Dra Gabriela Dieckmann.
    Hoje, dia 06/01 já estou conseguindo usar o computador com uma certa dificuldade pois ainda está bem fora de foco, principalmente de longe, de perto já consigo enxergar perfeitamente bem, ou seja, já consigo ver perfeitamente nitido o visor do Celular, relógio de pulso, etc. Tinha 6,75 de miopia e mais 2.25 de astigmatismo em cada olho e confesso que até encontrar este site, fiquei um pouco preocupado, pois li relatos antes de fazer a cirurgia que no dia seguinte já dava para enxergar muito bem, o que não foi o meu caso. Sinto que a cada hora a visão melhora um pouco, acredito que a minha melhora esteja em torno de 0,5% a 1% a cada hora, o que já acredito ser um avanço e espero que na terça feira eu já volte a trabalhar. Na Sexta feira(Dia da cirurgia) eu não conseguia enxergar nada, tudo borrado, nem ler o papel com os procedimentos eu conseguia e ainda estava com fotofobia, hoje(domingo) a fotofobia passou, mas de longe ainda está bem borradoe e com algumas melhoras, quando pingo o dunason(colirio). Na consulta pós operatório(Ontem) a Dra verificou meus olhos e disse que a cirurgia está perfeita!!!
    Meus olhos ainda estão um pouco avermelhados e com a sensação de que estou usando uma lente de contato gelatinosa desgastada mas acho que isso é normal. Alguem com o mesmo grau que o meu e que passou por Lasik, levou mais de 5 dias para ter visão perfeita? Abraços,

  30. Ronald disse:

    Ola, na verdade a cirurgia que eu fiz foi a LASEK e não a LASIK.

    Abraços,

  31. Rubiana disse:

    Oi, Alex! Parabéns pela iniciativa de publicar sua experiência. Fiz recentemente a PRK e estou no 4o dia de recuperação. É uma cirurgia muito tranquila e eu recomendo (principalmente aos medrosos..rs).

    Quero aproveitar para informar aos interessados em fazer a cirurgia e que possuem mais de 7.0 graus de miopia que, segundo a ANS, todos os planos de saúde têm obrigação de cobrir esse procedimento. É um direito que as pss com mais de 7.0 graus têm e que muitas vezes ignoram. Mais detalhes podem ser obtidos diretamente no 0800 da ANS.

    Obrigada e parabéns mais uma vez,

  32. carolina vasconcelos disse:

    Olá,

    Qual foi a indicação para vocês fazerem PRK, eu tenho -6,0 de miopia nos dois olhos e -1,75 de astigmatismo no olho esquerdo e -1,50 no olho direito; tenho espessura de córnea na média de 500, por isso tenho córnea de média a fina. Consultei dois médicos e um me indicou lasik + Tissue Saving e outro me indicou PRK personalizada.
    Alguém tem um perfil semelhante ao meu? Como foi a experiência de vcs?

    bjos, Carol

  33. Rubiana disse:

    Oi Carol,

    Pelo que sei, o PRK retira menos tecido da córnea, portanto é mais recomendado para corneas finas. De qq maneira, q tal consultar um terceiro médico?

    Abraço,
    Rubiana

  34. Vitor Coelho disse:

    Olá!

    Cara, q presença d espírito! Seu relato me fez mt bem e agora estou ponderando imensamente entre o PRK (q meu médico tá puxando + brasa p a sardinha) e o Lasik. Principalmente depois d ler “Se você não luta boxe ou outra coisa do gênero, não há porque se preocupar.”.

    Torço p q vc esteja 100% bem!

    Parabéns pelo texto e até +.
    Vitor Coelho

  35. fLAVIA disse:

    Olaa! Até que enfimm eu encontrei um site que relatasse o sofrim ento de alguém ao fazer o prk..! Estou no 2 dia de operada e meu olho incomoda bastate..fiquei um pouco feliz por ter me deintificada com muitas das partes do blog escrito e saber que não só eu senti as dores, pois as doreds eram o que me deixava ,mais nervosa..! O meu alívio era ir oara a média todo dia para ela examinar o meu olho..pois, na realidadade só quem entende nosa dor somos nós..muitas vezes acham q estamos exagerando!! Ecrevo sem nexergar 100 por cento..da para ver pelos erros de escrita..hoje q conseguui ver alguma coisa no computador, mas com muita dificuldade…

  36. Emerson Rizo disse:

    oi, li o seu txto para minha esposa ela ficou mais trancuila,porque você sofreu bem mais que ela .
    Ela fez a cirurgia PRK assim com você e está no 4 dia e ela não sentiu dor momento algum só quando aplicava o colirio (acular).Você usava oculos de sol para asistir tv,computador e para ficar em casa?

    UM ABÇ: Emerson e Priscila

  37. ANDREA HUBNER disse:

    Oi Primo!!
    Demorei…. mas aqui estou, pra dar o meu relato… após a minha experiência com a PRK Personalizada… Bom… o que eu posso dizer sobre a minha cirurgia…. caraca… foi TUUUDO de bom!! Fiz um olho de cada vez… pois o seguro morreu de velho…kkkk com uma semana de diferença… a primeira no dia 04/dez e a segunda, dia 11/dez… As duas cirurgias foram super tranquilas… a primeira só teve o inconveniente de eu ter MORRIIIIDO DE FRIIIIO na sala de cirurgia… pois o ar condicionado é muito forte, então, eu me tremia toda, parecia até que era de nervoso… mas era de frio mesmo, pois sou MUUUITO FRIORENTA… Já a segunda, foi moleza… pois fui toda agasalhada… o medico até me elogiou… dizendo que eu tava muito tranquila… mas tb, depois de saber de todos os detalhes no seu blog (só faltou o falar do “pólo norte”…rsrsr) e ver os filminhos do youtube, eu ja tava familiarizada com o procedimento… Não senti dor NENHUMA após a cirurgia…nada, nada, nada… Tomei Tylex, como recomendado pelo médico… e as lentes cirúrgicas ficaram direitinhas nos dois olhos por 7 dias. Na 1ª semana, como só tinha feito um olho, trabalhei normalmente no 2º dia pós cirurgia, usando minha lente de contato com grau no outro olho, fazendo até hora extra… rsrsr …Já na 2ª semana, como a visão com os dois olhos ainda estava meio embaçada, e eu trabalho no direto no computador… não quis forçar a barra, e só retornei ao trabalho na segunda-feira seguinte, 6 dias depois da cirurgia. Fui à consulta de 45 dias antes das minhas férias, dia 18/jan… e o resultado não podia ser melhor… estou com a visão TOTALMENTE ZERADA!!!…Na leitura das letras, consegui ler com os dois olhos juntos a linha do 20/15 … o médico até brincou comigo que eu já podia ser piloto da TAM… kkkk pois para tal só precisa conseguir ler no mínimo 20/20… Moral da historia.. RECOMENDO A TODOS FAZEREM A CIRURGIA…mas preferencialmente a PERSONALIZADA (pois nao deixa fiquem aparecendo “halos” ao olhar em direçao à luz de noite) e por mais que a PRK tenha a recuperação mais lenta…dá perfeitamente pra continuar a trabalhar depois da licença médica, de 4 dias, e não tem corte na córnea, como a lasik…. Bom… é isso!! Beijos pra vc, Lelex! E obrigada pela força!!

  38. Wiliam disse:

    Bem pessoal, pelo que da pra perceber e ja sabemos, as operações e evoluções são individuais de organismo pra organismo, cada um ao seu tempo.
    Eu fui ao BOS (banco de olhos de Sorocaba) pra operar mas quando fui fazer o exame de orbscan putz.. Caramba desabei… minha cornea não tem a espesura necessária mediu média de 450 cada olho na região a ser aplicada o laser…
    Hoje volto ao oftalmo, pra ver se ainda vai dar pra fazer usando um filtro, custo irá aumentar 600 pilas pelos filtros, mas isso se eu puder operar…
    Bem se o médico me der uma margem de segurança boa vou operar…
    Eu não sei se vcs acreditam em Deus ou males que vem pra bem, pois eu deixei tudo para essas duas opções, pq o dinheiro eu consegui, mas se não der pra operar, vou ficar chateado? sim… mas ira passar, e outra coisa eu ainda enchergo e acho que todos devem agradecer por isso.
    Para aqueles que ja se recuperaram, parabéns…
    Para aqueles que ainda estão amargurados e estão com a situação delicada fiquem em paz, procurem orientação e muita fé e otimismo…
    Obs. (não sou nenhum fanático por religião) SOU MUSICO E CANTOR…

  39. Juliana Braga disse:

    Tenho 7 graus de miopia e fiz ontem os exames pré operatórios da cirurgia a laser. Meu médico indicou essa PRK por causa da minha córnea meio fina e irregular (apesar de eu ter lido que essa cirurgia é melhor para quem tem pequeno grau). Estou otimista e gostei de ler sobre a tal “dor” que se sente no pós operatório e sobre quantos dias é preciso para se recuperar (apesar de saber que isso varia de pessoa para pessoa). Já estou melhor preparada!

    De qualquer forma, ainda tenho que esperar 3 meses para refazer um exame e verificar se algumas alterações na córnea podem ser devido à utilização de lentes de contato por muitos anos. Nesse caso, em 3 meses de óculos essas alterações sumirão.

    Estou otimista!! Afinal, se para quem tinha 3 graus já foi um alívio, imagina para quem tem 7!! Vai fazer muuita diferença!

    Escrevo daqui a uns 4 meses contando minha experiência! 😉

    Abraços

  40. Vivian disse:

    Estou de volta, depois de 49 dias que fiz a cirurgia!! Agora me sinto muito bem, é uma maravilha andar por aí e enxergar tudo, sem óculos, uma sensação muito boa!!! A única coisa ruim é que no meu olho direito ficou um pouco de astigmatismo, enquanto o esquerdo zerou, mas nada é perfeito, né!!! E por mais que a gente conheça os possíveis resultados, conheça os riscos, a gente sempre espera a perfeição, mas posso falar: do que era, está excelente!!! é apenas uma questão de costume, pois com óculos a gente tem uma visão perfeita, de ambos os olhos e agora fico um tanto estranho as vezes, mas com o tempo, vai melhorar…. Além disso meu médico disse que tem até 6 meses para os olhos se recuperarem, isso quer dizer que tenho tempo ainda, rsrs!
    Mas depois de tudo… (das dores, incomôdos, medos, aflições, rsrs), agora eu recomendo a cirurgia, porque ser livre é bom demais, pois é assim que me sinto!
    Só queria saber das meninas, com quanto tempo elas voltaram a se maquiar, pois eu ainda tenho medo!!!
    Beijos a todos e CORAGEM!!!!

  41. Wiliam disse:

    Bem pessoal eu postei hj de manhã e estou voltando pra contar o que aconteceu, bem voltei do médico, e realmente não vou fazer a cirurgia pq no meu caso iria correr grandes riscos.
    Então o seguro morreu de velho, quem quiser saber da minha experiencia, e saber como funciona as medidas terei prazer de explicar como funciona. meu email wiliamcristiam@ig.com.br Vlw Bjos.

  42. Michele disse:

    Oi Alex!

    Estou operada há 3 dias e meio. Tem horas que eu abro e olho e penso: caramba! Voltei a enxergar… Depois a vista fica ruim de novo, que decepcao… Eu tinha grau baixo, quase 2 de miopia e uns 0,75 de astiogmatismo no olho esquerdo. Sei que o laser foi rapido mas nao tive sangue frio para contar os segundos como você fez, rs…

    Já chorei, me desesperei, me entupi de fitoterápicos para dormir porque sinceramente a gente acha que vai ficar com a vista embassada para o resto da vida né? To quase pedindo Ansiodoron na veia… rs. É dificil ter paiencia.

    Tenho 10 dias de atestado e to com medo de não conseguir dirigir depois desse período e trabalhar, tambem no computador como você. Meu carnaval vai ser em casa fazendo compressas de geloe cha de camomila gelado (orientacao medica) e pingando o Refresh Flaconetes. Aquele colírio em gel realmente é maravilhoso.

    Queria te parabenizar pelo post, realmente é reconfortante saber que nao vou ficar com essa vista embassada horrivel pelo resto da vida!

    Um abraço!
    Michele

  43. Surama disse:

    Nossa..quando comecei a ler, fiquie com medo. Minha cirurgia será dia 13/02 e 14/02 se for pelo LASIK, sendo pela PRK será o OD dia 13/02 e o outro cerca de tres dias depois, assim achou melhor minha médica. Ela ainda nao sabe qual método usar mas foi bem clara em dizer q o resultado é o mesmo e o problema é o pós operatório. Tudo pq eu ñ tenho espessura ‘confortável’ para fazer pelo LASIK, porém eu tenho apenas 2,00 no OD e 2,50 no OE e talvez por ser pouco grau ela ache q consegue fazer pelo LASIK. Antes da cirurgia ela vai ‘testar’, repetir os exames para ver se a minha cornea aguentaria a ação do LASIK. Caso não seja possível, fazer o q?! Vamos nessa q quero apenas voltar a enxergar hehehe

  44. Wiliam disse:

    TD BEM PESSOAL, VOU EXPLICAR AQUI DE MODO BEM SIMPLES, COMO E QUEM PODE OPERAR SEJA PELO MÉTODO PRK OU LASIK.
    O MÉTODO PRK É UM METODO MAIS ANTIGO, QUE SE CARACTERIZA PELA RASPAGEM DOS OLHOS SEGUIDO A EXPOSIÇÃO DO LASER.
    VANTAGEM: O CUSTO É MAIS BAIXO, A DESVANTAGEM: NOSSO AMIGO AI JA DISSE O DESCONFORTO.
    NO MÉTODO LASIK, O OLHO É CORTADO EM SUA FACE (CÓRNEA) LEVANTADA PRA CIMA E DEPOIS É USADO O LASER, DEPOIS SOLTA ESSA PARTE CORTADA ELA GRUDA NORMALMENTE E COM O UO DO TAMÃO ACRILICO A RECUPERAÇÃO É MENOS DOLORIDA.
    VANTAGEM: O SOFRIMENTO É MENOR E A RECUPERAÇÃO MAIS RÁPIDA NÃO TEM DESVANTAGEM SOMENTE É MAIS CARA.
    AGORA TODOS TEM DE ENTENDER QUE NÃO É ASSIM, “TIPO EU VOU USAR PRK OU EU VOU USAR LASIK”, OU SEJA IR ESCOLHENDO POR ESCOLHER E TALS… TUDO DEPENDE DOS EXAMES.
    DE CADA 10 PESSOAS QUE QUEREM OPERAR, PELO MENOS 2 PESSOAS NÃO PODEM OPERAR POR CAUSA DE FALTA DE ESPESSURA MINIMA DA CÓRNEA, E O EXAME QUE IRÁ REVELAR ISSO É ATRAVÉS DO ORBSCAN, (COMPUTADORIZADO OU PAQUIMETRIA TOPOGRAFIA). QUE NADA MAIS É REVELAR QUANTO É A ESPESSURA DA SUA CÓRNEA.
    EM MÉDIA TEMOS DE TER 550 MILILICRAS ACIMA PARA QUE SE POSSA FAZER TANTO A OPERAÇÃO PRK OULASIK, SEM PROBLEMAS DESDE QUE SUA MIOPIA SEJA BAIXA. PQ QUANTO MAIOR FOR O GRAU, MAIS CÓRNEA TEM DE SER REMOVIDA.
    O MINIMO DE CORNEA QUE O PACIENTE TEM DE FICAR APÓS A CIRURGIA É DE 250 MILILICRAS, (APÓS OPERADO), MAS GERALMENTE OS MÉDICOS PREFEREM QUE FIQUEM ACIMA DE 280 MILILICRAS. PORQUE? PQ O OLHO TEM UM PRESSÃO INTERNA ALTA, E SE FOR TIRADO MUITA CÓRNEA, O PERIGO DE VOLTAR A MIOPIA OU COMPLICAÇÕES MAIS GRAVES É ALTO.
    SE DER UMA DESSAS COMPLICAÇÕES O MÉDICO NÃO TEM COMO RASPAR DE NOVO, POIS JA FOI TIRADO O QUE SE PODIA.
    VOU LHES CONTAR O MEU CASO.
    SEMPRE TIVE MEDO DE OPERAR, E NÃO TINHA GRANA… BEM CONSEGUI O DANADO DO MONEY. FUI AO MÉDICO FIZ TODOS OS EXAMES, OU QUASE TODOS PQ GERALMENTE O DE MEDIDA DE CÓRNEA GERALMENTE É FEITO NA PRÉ OPERAÇÃO.
    ME LOCOMOVI DA CIDADE JUNTO COM UM ACOMPANHANTE É CLARO, PRA FAZER A CIRGUGIA NO BOS EM SOROCABA_SP.
    EU ESTAVA COM 90% DE CHANCE PRA OPERAR E DE 10% DE DAR PROBLEMAS NO ORBSCAN.
    QUANDO FIZ O EXAME, EU ESTAVA MUITO FELIZ, QUANDO MEU MÉDICO ME CHAMOU.. PUTZ VEIO A DECPÇÃO, MINHA CÓRNIA TINHA AMBOS OS LADOS 460 MILILICRAS… ELE FEZ OS CALCULOS E MESMO USANDO UMA TÉCINA CHAMADA TISSUE SAVING 9CONSISTE EM POR UM FILTRO NO LASER PRA AMENIZAR O PODER NO LASER PRA DAR SEGURANÇA), CHEGOU-SE A CONCLUSÃO DE QUE EU IRIA FICAR DEPOIS DE OPERADO COM 251 MILILICRAS EM AMBOS OS OLHOS. O MÉDICO OLHOU PRA MIM, E DISSE PENSE BEM… EU PENSEI E DESESTI, PQ O RISCO ERA ALTO.
    ISSO FOI NA QUARTA 30/02/08, BEM FIQUEI CHATEADO, MAS VOU TER DE CONTINUAR USANDO ÓCULOS… PELO MENOS ATÉ ACHAREM UMA TÉCNICA MELHOR.
    BEM EU ACONSELHO A CONHECER PESSOAS JA RECUPERADAS E QUE JA OPERARAM OS OLHOS COM O OFTALMO QUE VC ESCOLHER PERGUNTE BEM TANTO PRA ESSAS PESSOAS, E PRO MÉDICO, FAÇA TD COM CONSCIENCIA… OK.
    SE QUISEREM FALAR COMIGO O EMAIL é wiliamcristiam@ig.com.br Abração.

  45. ERIK sorocaba-SP disse:

    Bom fiz minha cirurgia metodo prk tbm AO no mesmo dia, hj faz 18 dias, no geral é bem parecido com esse relato mas minha cirurgia e pos operatorio foi bem melhor…… unico incomodo que ainda tenho ate hj é tipo uma variaçao tipo 1/2 grau entre um olho e outro … assim tem hora que um ta ruim, tem hora q e o outro… mas tem hora que os dois estao zerados e enxergo uma formiga a quilometros,…rsss. Mas assim é muito tranquilo tbm recomendo umas ferias (no meu caso planejei tudo e tirei 30dias) …….. PESSOAL SE VCS NAO FIZERAM A CIRURGIA RECOMENDO QUE NAO VEJA O VIDEO, TE DARA UM MEDO QUE NAO É REAL, POIS VC NAO SENTE NADA…. E VENDO O VIDEO PARECE QUE TAO TE MULTILANDO……o VIDEO ASSUSTA MAS É MUITO SIMPLES EU ATE GOSTEI DO PRECESSO SEM BRINCADEIRA.

    AE GOSTEI MUITO DO POST. EU TBM FARIA TUDO DENOVO. ABRACOS. erikcj2007@hotmail.com

  46. Juliano disse:

    Olá…
    Hoje faz um mês que fiz a minha cirurgia com o método PRK.
    Eu tinha no OE -9° de miopia e 3º de astigmatismo e no OD -4º de miopia e 1,5° de astimatismo.
    Antes da cirurgia meu médico disse que ficaria com -0,5 miopia e 0 de astigmatismo no OD e no OE ficaria com -1,5 de miopia e 0,5 de astigmarismo.
    Fiz o OE primeiro e na semana seguinte fiz o OD. O procedimento é simples e não senti dor… Mas é um pouco desconfortável…
    Logo após a cirurgia fui para minha casa e fiquei em repouso por algumas horas… e já percebi uma boa melhora na visão, mas nada muito significativo…
    Senti dor nos primeiros quatro dias, mas é uma dor suportável… (como se fosse um cisco no olho, nada absurdo).
    Comecei a notar uma boa melhora uns 15 dias depois do procedimento… Mas a melhora é lenta, não dá pra se assustar.
    Fiz um exame na semana passada e meu médico disse que o resultado superou as espectativas dele! Fique com -0,25 de miopia de OD e no OE com 0,75 de miopia e 0,5 de astigmatismo!
    Hoje, UM MÊS DEPOIS estou enxergando perfeitamente!
    Dicas: pingar os colírios como recomendado pelo médico, não pegar sol ou muita claridade e não esfregar o olho.
    Recomendo a todos a fazer, vale muuuuuito a pena!

    Pra quem tiver interesse. Moro em Porto Alegre e o meu médico é o Dr Paulo Roberto Custódio F: 3222-4806 (excelente médico)

    Juliano

  47. Alana disse:

    Nossa, achei que era a única pessoa do mundo que não podia operar por causa da córnea fina.
    Tenho -8 de miopia nos dois olhos e alguma coisa de astigmatismo, nada que faça muita diferença. 😉
    Uso lente há muitos anos, já que no meu grau é quase impossível depender apenas de óculos, e já tive algumas lesões e outros probleminhas decorrentes do uso excessivo da lente.
    Então, como todo bom míope, sonhava em poder dormir vendo tv, acordar e ver o mundo, dormir na praia, entrar no mar sem medo de ser feliz, enfim, essas coisas que pessoas que não têm problemas de visão não conseguem entender o valor, hahaha.
    Esperei a vida toda para fazer a cirurgia e, quando chegou a minha suposta vez, fiz todos os exames e deu tudo certo, só faltando o de espessura da córnea. E, claro, bem nesse, foi detectado este problema: córnea muito fina. Não sei se levaram em conta este método, o Tissue Saving, mas, de acordo com o médico, não tinha margem de segurança para fazer a operação, principalmente por causa do meu grau alto.
    Fiquei bem mal também, vi meu antigo sonho indo embora, depois de anos de expectativa.
    Mas, paciência, ainda bem que posso contar com as lentes de contato, alternando sabiamente com os óculos, enquanto aguardo por uma tecnologia ainda mais avançada!
    Aliás, se alguém souber de alguma novidade, me conte!

  48. Viviane disse:

    Olá!!
    Nuss lendo os relatos ainda me restou um fiozinho de esperança de ver perfeitamente.
    Bem, fiz a cirurgia pra corrigir a miopia pelo método PRK, decidi assim sem pensar muito, pois já tinha ido outras vezes ao oftamologista e sempre q comentava sobre a cirurgia na minha ksa todos me enchiam a kbeça de bobeira, sempre acabava com medo. Então marquei a cirurgia sem avisar ninguém mesmo.
    Fiz dia 08/02, para mim foi tudo tranquilo, não senti dor alguma, ndinha mesmo, aliás, incomodou um pouco foi qndo tirei as lentes de contato no 8º dia após a cirurgia, mas foi só no dia mesmo.
    Agora to para morrer de ansiedade, pq ainda não to vendo direito, de longe fica tudo embaçado. O meu oftamologista não me deu a certeza de que teria 100% da visão novamente, disse q depende da reação do meu organismo.
    Apesar de ter entrado nessa de cirurgia como o lema de q qualquer coisa pra mim era lucro, detalhe tinha 13,5 de miopia do OD e 19 do OE, ainda tenho esperança de não ter mas q usas lentes ou óculos.
    Bem, vou esperar pra ver.
    Se não der para abandonar os óculos fazer o q neh, pelo menos eu tentei…

  49. Daniel disse:

    Olá, Galerinha!!!!

    Hoje faz 3 dias que fiz LASIK..Li algumas post sobre lasik,mas alguns relatos Eu não aprovo, eu aconselho a quem estiver na dúvida a fazer lasik.Nossa como é Ótimo ficar livre daqueles óculos!!!!
    Estou me sentindo bem, a visão ainda está meio que desfocada. Mas já falei com o oftalmo e ele disse que é normal, recupera-se com o passar dos dias.
    Depois de ler alguns relatos fiquei mais tranqüilo, pois você fica pensando que a cirugia não ficou perfeita…..Mas agradeço a vocês amigos por tomarem a decisão certa!!!porque óculos agora só escuros….

  50. Luis Gabriel disse:

    Olá Alex e pessoal, meu nome é Luis Gabriel e tenho 22 anos. Moro em São Paulo.

    Achei muito bacana este relato sobre a cirurgia – li antes de realizar a minha e fiquei mais confiante, sem dúvida – e agora resolvi escrever sobre a minha própria recuperação.

    Tendo o que o médico chamou de ‘córnea fina’, fui obrigado também a me submeter à técnica PRK, sendo que todos os 3 amigos que haviam realizado a correção de miopia anteriormente puderam usar LASIK. Possuía 4,75 de miopia no olho direito e 4,50 no esquerdo, e usava óculos desde a terceira série, aos 8 anos de idade. Há mais ou menos 3 anos que eu possuía essa mesma graduação (sendo que o médico que me operou é o meu próprio oftamologista desde 2001).

    Por uma opção pessoal do médico, ele sempre opera cada olho em dias separados, com no mínimo 3 dias de diferença entre cada cirurgia. Operei um olho (direito) na terça-feira passada, dia 19/02. Fui para casa tranquilo, ainda sob efeito anestésico e sem dor. Tentei dormir a tarde inteira, mas após alguns cochilos já comecei a tentar ‘ver o mundo’ com outros olhos. Operar cada olho separadamente faz você, no intervalo entre eles, ficar testando o antes e o depois da cirurgia, meio que para se convencer que é aquilo mesmo que você quer, ou então para desistir e ficar com o outro olho do jeito que ele é mesmo.

    Sendo bem honesto, nos primeiros dias (até sexta-feira passada, dia da outra operação), não percebi muitas melhoras na minha qualidade visual. Claro que já estava enxergando melhor com o olho operado, mas isso não significa muita coisa na hora, pois colocar o óculos no outro olho faz você perceber o quanto precisa ainda se recuperar. Na sexta-feira, antes de operar o olho esquerdo, o médico removeu minha lente do olho direito. Outro ‘retrocesso’, pois no meu caso, tirar a lente significou uma razoável piora na visão, com muito mais sensibilidade à luz e a tudo relacionado a efeitos luminosos. É engraçado, mas após a cirurgia, estava enxergando bem melhor com o olho recém-operado do que com o olho operado três dias antes.

    Durante o fim-de-semana, notei que o olho direito estava tendo pequenas melhorias, porém realmente pequenas. A visão ainda bem nublada e quase impossível de se ler qualquer coisa à média e longa distância. O olho esquerdo ainda dominava e eu já começava a achar que a recuperação do primeiro olho estava lenta demais.

    Ontem, terça-feira, fui ao médico bem cedo e ele tirou a lente do olho esquerdo, e finalmente o olho operado antes passou a ser o melhor, pois o esquerdo realmente ficou bem sensível à luz e com visão nublada após a retirada da lente. Nesse momento que escrevo, no meu monitor 15″ antigo, consigo enxergar muito bem com o olho direito a uma distância de aproximadamente 50cm da tela, enquanto que com o olho esquerdo tudo fica bem nublado e é muito difícil se concentrar para ler só com esse olho.

    Situação atual (7 dias após 1 olho operado e 4 dias após o outro): Sinto uma melhora bem grande no primeiro olho, já passei para o Florate 2 vezes ao dia, e estou me sentindo bem confiante em termos de recuperação. Já consegui dirigir na segunda-feira (antes de tirar a segunda lente – depois de tirar, ficaria difícil). Acredito que em 3 ou 4 dias, quando o olho esquerdo estiver no atual estágio do direito, poderei retomar toda e qualquer atividade com 100% de produtividade. Um detalhe interessante: ontem, na sala de aula da faculdade, tive uma certa dificuldade de enxergar tudo que estava projetado no telão na frente da sala, realmente qualquer coisa projetada, ou com luz ao redor como o monitor do computador ou o telão, se torna um grande desafio para quem fez operação PRK. Hoje, quarta-feira, tenho aula à noite novamente e vai ser um bom teste ver como os diferentes olhos vão reagir perante a mesma situação.

    Também recomendo dormir com os tampões indicados pelo médico, mas tente deixar o rosto ‘respirar’, pois acho que na minha primeira noite pós-cirurgia eu prendi muito e acordei no meio da noite suando bastante na região perto do olho, e com lágrimas saindo do olho de maneira bem incômoda.

    Enfim, por enquanto estou bastante satisfeito com minha recuperação e pretendo voltar a postar minha situação após alguns dias.

    Um abraço!

  51. Flavio disse:

    Que relato interessantísssimo,vc colocou em detalhes os procedimentos da cirurgia que irei fazer no dia 03/04/2008.

  52. Flavio disse:

    Eu ainda sou míope, tenho aproximadamente, em graus, 3.5 de miopia no OD e 3.25 no OE e ainda um pouco de astigmatismo em ambos os olhos.
    Gostaria de agradecer á todos que participam desse site e principalmente ao alex hubner pelo ótimo texto,com certeza foi o que de melhor encontrei na internet desde quando eu decidi por iniciativa própria a fazer a cirurgia de correção a laser.
    Tudo começou por etapas, não suportava mais passar os finais de semana de óculos, do que adiantava ser um pouco bonitinho,ter um monte de mulheres pra dar uns pegas se na hora de beija-las tinha que ficar tirando aquela porcaria de óculos? Auhauhaahauh
    Relatei todo desespero pra minha médica e me deparei com minha 1º dificuldade,a médica disse que eu tinha(ainda tenho)um tal de pterígio(tecido que cresce por cima dos olhos) e que poderia me causar muito desconforto ao usar lentes,mas eu resolvi tentar assim mesmo,escolhemos uma lente bem fina na esperança que houvesse menor incomodo.
    Resolvi testar justamente na festa da minha empresa,demorei umas meia hora em cada olho pra colocar e de momento eu achei a melhor coisa do mundo,a 1º vez a gente nunca esquece,já dizia a frase,foi a melhor coisa do mundo poder enxergar com uma pequena película gelatinosa e ainda por cima não sentir nada,era como se estivesse com a visão do superman,Vivi meses maravilhosos até que o capeta do meu pterígio resolveu me incomodar,crescer e ainda quase peguei uma infecção na córnea pelo uso da tal e passei a usa-las apenas nos finais de semana.
    Surgiu então,a minha vontade de fazer os exames pré-operatório pra saber se eu poderia fazer a cirurgia e fui encaminhado ao 1ºmédico que minha médica mesma me indicou,eis que aqui começa a minha longa batalha, rumo ao sonho de inclusive poder enxergar minha namorada fazer sexo oral em mim sem forçar a visão e não precisar fazer aquela cara feia que deixava puto.
    Pois bem,o 1º médico,ao fazer alguns exames,me indicou que eu fizesse o famoso ORBSCAN,isso foi no ano de 2006,um exame cara pra caralho,exame que faz um melhor mapeamento da retina e indicado por quase todos os médicos para pacientes que tem a córnea fina á média,graças á Deus a minha é média.
    Feito o orbscan,levei para o médico em seguida e ao analisar todos detalhes,ele me disse que NÃO PODERIA ME OPERAR POR HAVER DEFORMAÇÕES NA CÓRNEA,apesar da minha córnea ser média,fiquei triste,desolado e do nada me deu uma vontade de saber a opinião d um 2º médico,fiz todos os exames novamente e sem lhe mostrar o orbscan,ele queria me operar e ainda marcou a cirurgia pra 3 dias depois da consuta,foi quando mostrei pra ele o exame e expliquei da negativa que o médico anterior havia me informado.
    O médico ficou na dúvida e pediu pra eu voltar alguns meses depois,fiquei puto com as opiniões digertentes,resolvi então
    Procurar através de indicação de um amigo, um 3ºmédico,fiz o msmo procedimento que fiz com o 2º esperei ele me dar a opinião dele para só depois lhe mostrar o orbs.
    Como o 2ºmédico,disse que minha córnea era boa e quis me operar mesmo depois de mostrar o orbs e de ter dito que os médicos anteriores estavam com receio,foi o que mais me convenceu,dizia tudo com convicção e ainda explicou sobre o porquê do medo.
    Ou seja,tive um voto nulo,um indeciso e um a favor.
    Resolvi em fevereiro deste ano,voltar ao 2ºmédico,o indeciso,queria saber se depois do tempo pedido as coisas pudessem ter melhorado e pra piorar meus miolos ele disse que não correria o risco de me operar…(que caralho).
    Sem me conformar,fui novamente ao 3º médico que voltou afirmar que eu tenho condições sim de fazer a cirurgia,ligou para um dos melhores médicos aqui de BH-MG e fizesse com ele uma avaliação.
    Bom,fui ao 4ºmédico,feito o exame e ele afirmou que eu poderia operar sim e inclusive pela lasik,só que como eu estava “contaminado” pelas opiniões contrárias anteriores,ele iria me operar pela PRK mesmo.
    Estava tão confiante na experiência deste 4ºmédico que já estou de data marcada para o dia 03/04/2008 e ainda de lasik,dei toda confiança ao médico e tenho fé em deus que tudo dará certo,marquei uma consulta com um 5º médico mais por curiosidade mesmo,mesmo sabendo que é um dos melhores daqui de minas,minha confiança está a mil e mesmo se a opinião dele for contrária eu não volto atrás.
    DESCULPE PELO ENORME TEXTO,MAS É QUE A MINHA INTENSÃO É PEDIR AQUELES QUE FORAM DESILUDIDO PARA PROCURAREM OUTRAS OPINIÕES E NÃO DESISITIREM,PEÇO A TORCIDA DE VCS E VOLTAREI PARA POSTAR APÓS A CIRURGIA.
    ABRAÇÃO
    CONTATO: flaviano@sankyu.com.br

  53. andressa disse:

    olá!! fiz segunda feira a prk, e olha, nao to enxergando mt bem nao…sei q vai demorar mais uns dias ou ate meses pra ver bem, mas isso me da um desespero…tenho mais uma semana de atestado, e depois volto ao trampo, e se nao melhorar???afff isso me da medo!!!
    mas td bem, acho q vale a pena!!!! mas agora nao ta sendo facil enxergar td embacado e pingar uns trocentos colirios por dia…
    abraço!

  54. Luciane BB disse:

    Fiz a cirurgia da PRK há 12 dias… Agora que estou notando que o embaçamento esta saindo aos poucos…
    Muitoooooooooo Bommmmmmmmm!! È maravilhoso acordar de manha e ver tudinho perfeito!!!
    Recomendo mesmo sendo por esse Método que é mais demorada a cicatrização…
    Hj já consigo usar o computador sem nenhum encomodo como ocorreu nos primeiros dias.. Trabalhava de óculos escuros!!!
    Vale a pena…

  55. Rafael disse:

    Hj fui ao oftalmo e decidi que vou fazer a cirurgia pelo metodo PRK. Aos companheiros desejo uma boa recuperaçao e assim que eu fizer comunicarei a vcs da poscirurgia?

  56. Tatiane disse:

    Alex, boa tarde!!!

    Que ótimo ter achado esse diário (rs).
    Deixou-me tranquila para a opção de operar os dois olhos no mesmo dia.
    Estava com medo de ficar cega… pelo menos seria de apenas um olho.
    Muito parecido com o seu caso, decidi de uma vez. Fiz a consulta na quarta feira e operarei hoje as 18h no Hospital Santa Cruz.
    Espero que seja LASIK.
    Ir para academia de óculos, ninguém merece.
    Usava lente… nas baladas menos mal… mas nos últimos 45 dias, não podia colocá-las que ficava dois dias de molho com o olho inflamado.
    Li outros depoimentos através do Google, mas nenhum tão legal como o seu… exceto pelo… cheiro de carne queimada… ri muito.
    Parabéns pela matéria, ops… relato.
    Um abraço

    Tatiane

  57. Priscila disse:

    Olá Pessoal!
    Passei pela cirurgia refrativa pelo método Lasek.
    Fiz um olho de cada vez , no olho direito já completou
    1 mês de operação, já o olho esquerdo completará 1 mês na
    próxima semana.Operei no hospital Santa Cruz, com o Dr. Nicoleti.
    Ontem passei no oftalmo e pela informação que meu médico passou é que
    a minha miopia zerou OD 2,25 E OE 1,75, só que ainda não estou sentindo que minha visão está perfeita, no computador para trabalhar estou lendo perfeitamente, mas o problema é na distância, sinto que a imagem está desfocada, acredito que meu olho está se recuperando, mas sinto um pouco de medo rs…A cirurgia foi exatamente tudo o que relataram nos depoimentos acima, acho que o pior momento foi o primeiro olho que operei, nos 2 primeiros dias foram horríveis, mas nada que com o carinho da família isso é bem mais fácil de superar.
    Daqui 20 dias passarei no oftalmo novamente, mas tenho a esperança de que até lá minha visão estará melhor.Mas já estou muito feliz com esse resultado, estou enxergando quase tudo perfeitamente..
    E uma dica, quem está com medo de fazer, não tenha ,vale muito a pena, passar por várias consultas ter que levar um montão de atestados para o RH da sua empresa rs..mas é isso…Não me arrependo e estou muito feliz com o resultado..

    Até + galera.

    Boa sorte a todos.!!!

  58. Marcos disse:

    Galera fiz o exame ontem no pentacam, e minhas corneas mediram 487 micran no esquedo e 491 no olho direito, minha médica pediu para eu esperar mais um ano ou mais, para estabilizar e chegar novos equipementos aqui no sul do país. Tenho 21 anos e por isso gostaria que no relado nos amigos deste blog postassem a idade para eu ter como referência se para fazer a cirurgia ou não, se for pra fazer vai ser PRK,
    Ela comentou sobre um exame que não tem no sul do país apenas em são paulo e rio de janeiro e falou (meio que brincando), -eu posso te mandar pro rio de janeiro!, esse exame mede a rigidez e a força das fibras de sua cornea(é +- isso), eu falei que eu ia pro rio fazer o exame, estou totalmente disposta a fazer o PRK, tenho 6 graus de miopia e 2 de astigmatismo.
    Serio interessante tambêm postarem o tamanho de suas cornêas, isso ajudaria minha, pois meu grande problema(risco) é esse.
    Opiniões são mto bem vindas, aqui e no meu email,
    Abraços
    Marcos Benatti

    E Continuam contribuindo com seus relados, MUITO boa inicitiva do Alex.

  59. Pedro disse:

    Maravilha de relato. Maravilha de site. Fiz PRK dia 15/4 e tirei as lentes ontem. Estava quase perfeito, mas voltou a ficar ruim depois que tirei. Normal também, segundo o médico.

    Aguardo melhoras, mas já dirijo, trabalho normalmente (trabalho com PC e processos).

    Está um pouco embaçado ainda, mas melhorando.

    Tinha 6º de miopia em cada olho. Estabilizados há 8 anos.

    E pra quem fez PRK: óculos com proteção UVA/UVB sempre que estiver ao sol, mesmo em dias nublados.

  60. Sandra disse:

    Hoje tem 57 dias que fiz a minha…ontem fui no médico e ele disse que
    esta tudo muito bem, como eu tinha 8,00 no o.e e 5,00 no o.d (é isso mesmo, eu era praticamente cega, ñ enxergava nada sem oculos) ainda ficou 0,50 de astigmatismo no o.e, mas o médico disse que ainda
    vai melhorar mais.
    Essa cirurgia foi uma das melhores coisas que fiz na minha vida, o pós é
    ruim, mas nada q eu ñ pudesse suportar.
    Pra quem quer fazer eu recomendo, procure um bom profissional e boa sorte!!!

  61. Jeú disse:

    Alex, whatabout the period entre 19 e 30 dias? Quando foi que houve uma aproximação da chamada “visão perfeita”? Hoje completam 14 dias da minha cirurgia e meu olho esquerdo continua na mesma… O direito também… hehe

    Ainda tô um pouco apreensivo…

    Grato e parabéns pelos detalhes! Já salvei seu texto (caso saia da net) pra poder orientar newbyes amigos meus que eventualmente necessitem posteriormente…

  62. Henrique disse:

    Olá pessoal, tenho OE 5 Miopia 0,75 astigmatismo, OD Miopia 4,75 Astigmatismo 0,75, minha cirurgia está marcada para próxima quinta feira dia 29/05/08, estou apreensivo quanto as dores, mas lendo todos os relatos de quem já fez, vou encarar também… depois vou postando o pós operatório aqui.

    Abraço
    Henrique

  63. Oi pessoal

    Primeiro, parabéns pelo site. Marquei a minha para 12/06, mas ainda não sei se vou ter coragem de fazer. Sou bem medroso, considero meus olhos o meu bem mais importante. Mas tenho 6 no direito e 5 no esquerdo, não enxergo nada sem óculos.

    Tenho uma dúvida: sou analista de sistemas e o médico me disse que quatro dias depois da cirurgia estou de volta ao batente. O método é o PRK e estou vendo aqui que não é bem essa a real. Pra quem trabalha com PC, quanto tempo demorou pra conseguir trabalhar de novo?

    Depois da operação volto aqui pra contar como foi. Um abraço e parabéns.

  64. Alexandre Janicsek disse:

    Eu trabalho com PC, fiz a RPK em 14/05 o OD, e 21/05 o OE, ainda bem que nao marquei a volta ao trabalho no dia seguinte ou no proximo, como fiz a cirurgia na quarta feira, retornei na segunda seguinte, consegui trabalhar, mas como eu tinha miopia de 5,00 em cada olho, tive de trabalhar no dia 19 com um olho so, ou seja, ao usar o pc, tive de por fita crepe numa das lentes dos oculos, ainda bem que nao atendo o publico, mas apos fazer o outro olho e retornando entao na outra segunda, aí sim, ja ficou bem melhor, mas ainda esta meio embaçado, apesar que consigo assistir a filmes no dvd e ler as legendas, mesmo nao sendo 100%. Aconselho a quem ainda nao fez e quer, que faça, ah, meu plano aprovou a cirurgia para minha miopia de 5 graus, ja que agora os planos têm de aprova-las.so

  65. Cíntia disse:

    Olá Pessoal!!
    Estou num dilema com a cirurgia. Tenho no OD 5,5 de miopia e 1,25 de astigmatismo e OE 4,25 de miopia e 0,75 de astigmatismo. Após 20 anos usando óculos, desde os 8, decidi fazer a cirurgia. Consultei o médico e ele me disse que era indicado o Lasik.
    Não me senti segura pois pesquisando na net li sobre o wavefront e muitas propagandas sobre aparelhos modernos e tal. Liguei para meu médico e então ele me sugeriu, após os questionamentos que fiz, que eu realizasse a técnica de PRK já que eu era uma pessoa exigente e então esta técnica seria de recuperação mis lenta mas proporcionaria um resultado mais satisfatório em termos de visão. Vcs sabem se isso ocorre mesmo? Meu irmão fez a Lasik e demorou para enxergar 100% mas ficou zerado de 7 graus de miopia. Marquei a PRK e agora lendo os depoimentos acho que estou mais preparada.

    Abraço

    Cíntia

  66. Cíntia disse:

    Olá Pessoal!!
    Estou num dilema com a cirurgia. Tenho no OD 5,5 de miopia e 1,25 de astigmatismo e OE 4,25 de miopia e 0,75 de astigmatismo. Após 20 anos usando óculos, desde os 8, decidi fazer a cirurgia. Consultei o médico e ele me disse que era indicado o Lasik.
    Não me senti segura pois pesquisando na net li sobre o wavefront e muitas propagandas sobre aparelhos modernos e tal. Liguei para meu médico e então ele me sugeriu, após os questionamentos que fiz, que eu realizasse a técnica de PRK já que eu era uma pessoa exigente e então esta técnica seria de recuperação mis lenta mas proporcionaria um resultado mais satisfatório em termos de visão. Vcs sabem se isso ocorre mesmo? Meu irmão fez a Lasik e demorou para enxergar 100% mas ficou zerado de 7 graus de miopia. Marquei a PRK e agora lendo os depoimentos acho que estou mais preparada.

    Abraço

    Cíntia

  67. Vera disse:

    Olá! Após ler o teu testemunho, revejo-me em cada dia que passou a seguir à cirurgia! Fui operada dia 25 de Junho e ainda hoje vejo mal e muito desfocado! Tenho dias de tristeza absoluta! Tenho imensas saudades dos meus óculos!
    Obrigada pelo teu testemunho… vou aguardar por dias melhores!! ESPERO!!!

  68. berkenbrock disse:

    Cara, muito bom seu relato !!!

    Eu fiz a operação a dois dias no hospital Albert Einstein com o Dr. Claudio Lottenberg, presidente da Instituição.
    Nesse momento em que escrevo meu relato só estou enxergando de um olho. A operação é muito rápida e sem dor, só que depois o bicho pega !!!
    Estou enxergando as coisas em 3D, tudo está absolutamente desfocado e sem nitidez, quando olho para um ponto de luz, vejo um arco e não um ponto. Fora a dor que estou passando e a choradera que não para.
    O engraçado é que assim que sai da sala de cirurgia enxerguei certinho mas agora ficou tudo ruim de novo.
    Vamos ver quanto tempo leva para melhorar…

    Abraço.

  69. GiovaniReis disse:

    fala guerreiros.
    fiz o PRK aqui em Juiz de Fora em 02/08 a visão está desembassando a cada dia, porem, estou achando lenta a recuperação, digo q não senti dor alguma, no 1º e 2º dia, quando pingava os colírios, engraçado q ao fechar os olhos sentia mais incomodo, parecia sabão em pó nas vistas, mas faria 100 x. operei coo Dr. Ricardo Martin em JF

  70. Ola Alex e pessoal.
    Fiz minha cirurgia dia 02/082008, a PRK. Este blog me ajudou demais a ficar tranquila, pois estava morrendo de medo da dor e na verdade de ficar cega, coisa que perguntei antes ao meu medico e ele me tranquilizou, mas mesmo assim tinha este medo.
    Bom, estou super feliz, nao senti dor alguma na cirurgia e nem após; tive esta sorte ! Tinha a media de 5 graus de miopia e 2 de astigmatismo . Hoje, após minha consulta ontem , sei que me restou 1/2 graus de cada um. Pela minha idade que é 43 anos, eu poderia usar oculos para perto, mas hoje nao tenho necessidade, estou enxergando muito bem . Claro que nao estou enxergando 100%, ate pq faz apenas 20 dias, mas sinto que todo dia existe uma melhora e penso que se hoje estou enxergando bem assim, daqui alguns meses estarei mais feliz ainda. Meus olhos secam bastante, mas lubrifico ele direto e fica td bem. Deixo aqui minha opiniao pessoal tambem: -Nao tenham medo da cirurgia, ela é facil e compensadora e tambem caprichem nas recomendaçoes pós-operatoria, pois a recuperaçao depende so da gente, seja cdf. Muita calma e sucesso para todos aqueles que tomaram a decisao de tirar os “bendito oculos”, que alias, me companhou por 38 anos….É MUITO BOM NAO USA-LOS MAIS…!!
    Aproveito para agradecer a “DEUS” por ter me acompanhado nesta cirurgia e tambem por ter iluminado meu medico Santista, Marcos Alonso Garcia, da Clinica UNILASER. bjssssssssssss…………Felicidades !

  71. Gente, desculpa os erros no testo. Me deu faniquito de escrever e escrevi do escritorio nao revendo direito.

  72. anderson disse:

    Olá amgos.hj fazem tres dias q fiz prk nos dois olhos,hj posso dizer q não sinto muito incomodo,mas antes disso foi um suplicio,nao quero asustar mas é duro de aguentar,mas vale a pena só lembrar de q vc nao vai mais usar óculos,qualquer sacrifio vale a pena.Um abraço a todos.

  73. Aldemir disse:

    Olá pessoal! Fiz minha cirurgia dia 09 de setembro de 2008. Hoje, 16 dias, minha vista continua embaçada. Que dificuldade. Ficamos com medo de não enxergarmos nitidamente, como víamos com os grandes parceiros de anos – os óculos. A Débora parou nos 21 dias a sua descrição estava caminhando com o processo dela, mas parece que desistiu de postar… Que pena. Será que ela volta? O computador é um problema para mim, mesmo depois destes dias. Mesmo com o colírio ainda não vejo com nitidez. Leitura é muito difícil, as letras ficam confusas com o embaçamento ou turvo neve que fica pelo reflexo das luzes eletrônicas. Vamos ver se tenho o mesmo desempenho do Alex após 30 dias. Vamos esperar né?

  74. Patricia Rocha disse:

    Bom dia Alex e a todos!
    Antes de contar minha experiência gostaria de agradecer imensamene ao Alex por sua iniciativa! Acho que ele não tem a noção do bem que fez a tantas pessoas e que ainda irá fazer através deste blog…Valeu mesmo!
    Eu era míope de 7.50 no o.e. com 0.75 de astigmatismo e no o.d. eram 5.25 de miopia e 0.50 de astigmaismo. Operei nos dias 30/07 e uma semana depois o outro olho, 01/08. Como tive muito medo de sentir dor,observei no post que algumas pessoas tomaram tylex após a cirurgia, então falei com minha médica e ela me receitou Deocil 10 mg…muuuito bom! não senti nada no pós. Quando fui operar o segundo olho, estava enxergando quase perfeitamente e minha médica ficou impressionada com a minh recuperação…mas na semana seguinte piorou tudo, no entanto eu fiquei tranquila pq já tinha bastante informação e sabia q isso aconteceria, é pq no caminho da cicatrização geralmente desenvolvemos hipermetropia e é isso que dá a visão embaçada e disfocada. A médica disse q a prk é como uma tatuagem, só q bem mais profunda. Bem… a única coisa q pooso dizer q incomodou foi dois dias depois do procedimento no olho direito pq ficou lacrimejando durante 2 dias seguidos, mas sem dor. Minha última consulta foi 45 dias após a cirurgia e não podia estar mais feliz! minha miopia zerou e só estou com os mesmos 0.75 de astigmatismo no o.e. (que havia abaixado para 0.50 mas voltou denovo), mas a médica disse qu o olho ainda está cicatrizando e que isso deve baixar ainda…Espero q todos tenha sucesso em suas cirurgias e não fiquem com medo…tudo passa e a ótima visão fica!
    Use óculos escuros ao sair à rua por causa dos raios solares,(aui no Rio de Janeiro o sol é de lascar) pingue direitinho os colírios, use bastante lubrificante pros olhos, não se assuste com a visão embaçada pq até no mínimo 30 dias é o mais comum de acontecer, seja positivo mesmo qnd der aquele frio na barriga e tome como inspiração algum dos depoimentos acima, mesmo antes da cirurgia, sempre lembrava do depoimento da Andrea Hubner (prima do Alex ) e do Juliano, que tinha um grau parecido com o meu.Sucesso a todos!!! Grande bj!

  75. eliene disse:

    obrigada meu caro eu com a minha ansiedade imensa já estva achando que algo tinha dado errrado e que eu jamais veria bem novamente fiz a cirurgia há 6 dias atrás e estava louca achando que ñ ia ver bem nunca mais mais graças a seu relato minha esperança voltou!!! descupe os erros na escrita com 6 dias não dá pra fazer graça no pc!!!

  76. orlivan disse:

    olá meu amigo!
    sinceramente fiquei um pouco surpreso quanto à recuperação, pois houvi dizer que fica tudo normal ao terceiro após o terceiro dia. Mas tudo bem minha cirurgia está marcada para 23/10/2008 e seja o que deus quiser. Obrigado por ter postado essas informações de gande valia para quem tem a vontade mas tem medo de submeter a esse ato cirurgico.

  77. Wellington disse:

    Senhores, operei faz 10 dias por PRK e meus olhos estão iguais o que o a maioria do pessoal fala, tudo embaçado, mas o negócio é ter paciência. Fica todo zoado, embaçado e vou no médico e ele fala q está tudo normal !! então tá né !! rsrsrs… Complicado foi ir ao jogo do Palmeiras contra o São Paulo e ver uns 20 jogadores para cada lado !! rsrsrs.. mas o verdão deu alegria ainda !!! Abraço a todos.

  78. anderson disse:

    Ola amigos,dia 17 ultimo completou 1 mes da minha cirurgia(PRK),e por enqto só enxergo bem pra perto,pra longe ainda está duplo,será q é assim mesmo?

  79. eliene disse:

    olá ,hoje completa 19 dias que fiz minha cirurgia e estou ótima, o médico diz que ainda vai melhorar mais e eu adorei ouvir isto pois se ja ta bom assim imagina se melhorar mais! ele até me liberou para usar maquiagem na primeira semana de novemro! beijos e boa sorte a todos!

  80. monica disse:

    estou “criando coragem” para operar, minhas corneas tb sao mais finas, ja fiz todos os exames, o cirurgiao disse que esta tudo muito bem e eh so marcar a data… ai que medo!!!! mas vou que vou… adorei seu texto, eh bastante esclarecedor.

    bj

  81. Márcio Freitas disse:

    Oi pessoal. Farei minha cirurgia provavelmente nos dias 31/10 e 07/11. Marquei no ano passado e desisti 2 dias antes por falta de informações sobre a cirurgia.Após ler esses posts,fiquei mais tranquilo, sabendo em detalhes como pode ser a recuperação…no dia 27/10 vou ao médico marcar a cirurgia e não vou desistir não…..semana que vem eu faço um post avisando como foi….abraço a todos e boa sorte pra mim.

  82. olga disse:

    fiz minha cirurgia hoje até agora ta tudo bem sinto dor qto toco no olho.

    vou fazer o outro olho dia 07/10
    boa sorte a todos!!!

  83. Márcio Freitas disse:

    Pessoal,A cirurgia que faria dia 31/10 ficou pro dia 03/11(OD). O relato do Alex sobre a melhora lenta aliviaram um pouco a minha ansiedade.Decidi falar pro pessoal do trabalho que trabalharia de casa(com o notebook já que o médico disse que nao teria nenhuma contra indicacao, apenas o incomodo da tela do notebook. Pessima ideia. Embora o olho esquerdo ainda não fora operado, a sensacão de ter os olhos “diferentes” é horrível. O operado(OD)já começa a ver algumas coisas de longe equanto o não operado não(eu tinha 2.5 de miopia). Já de perto é ao contrario..fica tudo embassado com o olho operado…Bom, amanha tiro a lente protetora e creio que na operacao do OE,que será no dia 10/11, o meu OD já esteja bem melhor.
    abraco a todos.

  84. Melissa disse:

    Gente como eu…

    Eu tinha 5.5 de miopia e 2.0 de astigmatismo em ambos os olhos. Usei óculos e lentes de contato por 18 anos.
    Fiz a cirurgia PRK personalizada no dia 03 de junho com o Dr. Canrobert de Oliveira no HOB de Brasília. A miopia zerou e fiquei com 0.25 de astigmatismo no olho direito e 0.75 no olho esquerdo. A cirurgia foi tranquila, não senti dor em nenhum momento. Já o pós foi muuuiiittoo chato, minha visão ficou embaçada e eu fiquei agoniada. Demorou aproximadamente 45 dias para minha visão ficar legal.
    Hoje estou feliz com o resultado, não preciso usar óculos apesar do astigmatismo residual. Fiz o exame para renovar a CNH e passei sem problemas.
    Uma das minhas maiores alegrias é acordar de madrugada para beber água e conseguir ver as horas no visor do microondas…rssss
    Outra é acordar pela manhã, abrir os olhos e ver tudo nítido. Não tem preço!
    Para quem ainda não fez a cirurgia: Faça. Vale a pena.
    Para quem já fez e está agoniado com o embaçamento: Acredite, vai passar.
    Um grande abraço a todos e que Deus os abençoe.

  85. Gabi disse:

    A.D.O.R.E.I…..vou fazer a PRK na sexta 14/11….tava suuuper trankila, mas agora a ansiedade toma conta da minha mente!!!rsrs…ainda mais por ter q trabalhar, ter prova 4 dias depois, ter q apresentar TCC uma semana depois….rsrsr…mas enfim, tudo para me ver livre dos oculos q me acompanham por mais de 10 anos….
    Amei a idéia de colocar o dia a dia…parabéns pela iniciativa!!

    Abraços…

  86. marcio santos disse:

    cara, seu relato é muito fiel (vc realmente descreveu o que ocorre mesmo após a cirurgia).
    Só para encoragar a moçada: fiz minha cirurgia dia 29/10/08 (1 olho) dia 11/11 já estava treinando de moto (meu esporte favorito) e olha que eu tenho 47 anos e usei oculos desde os 15.
    um abraço a todos.

  87. Márcio Freitas disse:

    Fazem 11 dias que operei o olho direito e 4 o olho esquerdo. O olho esquerdo tá na situação que o Alex comentou no post. O direito, não está perfeito,mas vejo coisas que não via sem óculos.Eu tinha 2,5 de miopia e não ficava sem oculos. Agora, é como se eu tivesse 1 grau de miopia ainda. Vocês acham isso normal ou pode ter ficar algum resquicio de grau?

  88. guilherme disse:

    o medico falou que eu posso fazer os 2 metodos, porem preciso escolher, algue pode me explicar qual e o melhor, mesmo que a recuperacao dure mais. obrigado

  89. Fiz PRK no olho direito em 23/10 para tirar 1,5 de miopia, 3 semanas depois e continua com sintoma de astigmatismo. Eu poderia ter feito LASIK, mas optei por PRK achando que seria menos agressivo, pois no panfleto da clínica dizia que o laser era aplicado diretamente na superfície. O Oftalmologista deveria ter me esclarecido que removeria o epitélio. Agora estou em duvida se faço no esquerdo que está marcada para 20/11, logico que será LASIK. Eles tendem a ocultar o máximo de informação, talvez para que o paciente não desista. Pena que achei este blog hoje, senão teria feito LASIK, que inclusive foi o que fizeram vários colegas e na segunda-feira já estavam de volta ao trabalho falando mil maravilhas. Não acredito como pude fazer uma escolha baseada num panfleto com informações erradas.

  90. O sintoma de astigmatismo que me refiro acima é que estou vendo dois ponteiros de mouse meio que sobrepostos, duas letras, sendo que uma é como se fosse sombra da outra, tipo uma imagem de TV com “fantasma”. Nos exames pós operatórios me queixei disso, mas o oftalmologista disse que é assim mesmo. Agora é esperar. Depois que fizer no outro olho eu posto os resultados.

  91. Anderson disse:

    Prezado Antonio Carlos ,vai completar dois meses da minha cirurgia ,no meu caso como minha córnea é fina tive q fazer a prk,qdo vc relatou sobre coisas duplas etc,eu ainda estou vendo desse jeito,só para perto q ta nitido,mas vou aguardar,me responda qdo vc coloca o colirio lubrificante por alguns momentos não fica tudo perfeito?Para mim fica tudo nitido,é isso q me acalma pois até o epitélio se regenerar acho q vai ficar assim.Um abraço

  92. Rosane sueli disse:

    Olá,eu fiz o prk em 6 de setembro de 2008,estou indo para 3 meses, eu tinha 5,5 no olho direito e 6,5 no esquerdo + astigmatismo, estou me sentindo uma nova mulher…. a todos que tem miopia se houver possibilidade de fazer a cirurgia faça, não pense muito…. o pós cirurgia foi tranquilo eu senti pouco incomodo e olha que moro no DF, e fiz a cirurgia em época de seca,ainda uso colírio, óculos de sol sempre quando saio,uma coisa é certa o camarada que inventou esse método cirurgico é um gênio…. eu fiz em convenio com o fusex, é uma pena que ainda não tenha chegado á rede pública, pois sei que quando isso acontecer muitas pessoas serão mais felizes…. Obs. O fusex faz através de clinicas conveniadas aqui no DF,não sei nos outros estados….

  93. Duff disse:

    Antônio Carlos, eu também fiz prk e tenho visão dupla. perguntei para uma amiga minha que também fez prk e ela me disse que era normal. Estou muito ansioso para ficar 100%. Achei muito engraçado o depoimento do Wellington ( outubro 19th, 2008 at 20:05 ) numero 7. Ele disse que foi assistir ao jogo do Palmeira x São Paulo e estava vendo uns 20 jogadores de cada lado kkkkkkkkkkkkkk Muito bom este comentário! Pena que ele não postou se para de ter VISÃO DUPLA.
    Alguém teve essa V I S Ã O D U P L A ? Respondam por favor. Grande abraço a todos e não tenham medo de fazer prk, pois não se arrependerão. Vale muiitooooooooo a pena.
    Fiquem todos na paz do Senhor!

    Abraços,
    Duff
    Brasília-DF

  94. Duff disse:

    Rosane Sueli, você também teve visão dupla?
    Abraço do seu vizinho aqui de Brasília

  95. Antonio Carlos disse:

    Fiz a cirurgia no olho esquerdo dia 20 só que desta vez foi LASIK. A recuperação é sem comparação. Inicialmente parece uma cena de novela de um “sonho” ou “pensamento”, como se tivesse uma névoa. As luzes a noite ficam ofuscante. 2 dias após, o efeito de névoa está mais reduzido. O olho direito que fiz PRK tá fazendo 1 mês e ainda apresenta visão dupla, mas melhorando lentamente. Para ler utilizo praticamente o recém operado.

  96. Duff disse:

    Antônio Carlos, obrigado pela informação.Estou na expectativa de melhorar, ou seja, para de ter visão dupla, pois já faz umas duas semanas que estou assim!
    Grande abraço e sucesso na sua recuperação.

  97. jocilea disse:

    Gostaria de saber da Melissa de Brasilia quanto o Dr. Canrobert de Oliveira ;cobrou pela a cirurgia ;se puder me responda no meu e-mail com urgencia pois estou fazendo pesquisa de preço e gostaria de fazer a cirurgia o mais rápido o possivel.Muito obrigada.Tichau.

  98. abel disse:

    Legal seu relato. Eu fiz a LASIK, faz uma semana já, mas minha visão ainda não está 100%, parece que eu ainda tenho algum resquicio de grau. Não sei se ainda vai melhorar, mas espero que sim! Liguei pro médico e ele disse que é normal. Daqui 3 semanas volto no médico. Tomara que isso não seja sinal de resquicio. Daqui um mês eu volto aqui para postar o resultado. 😉

  99. Carlos Silva disse:

    Alex, gostaria de agradecer por contar sua experência, me ajudou e esta me ajudando muito. No seu depoimento você disse que tirou os gatos do quarto. Mas o medico pediu um tempo sem pegar eles no colo ficar longe? Eu fiz PRK dia 11/12/2008 e na casa de minha namorada tem 2 gatos. Você saberia me dizer se tem um tempo que não poderei ir a casa dela, mesmo se eu por as mãos nos bichanos?

  100. Carlos Alberto disse:

    Alex, eu fiz a PRK há 01 mês, e estava muito preocupado porque minha visão continuava embaçada. Aliás, há uns 10 dias atrás eu sentia que o enbaçamento era menor que hoje. Fiquei pensando que havia dado errado ou que havia piorado, até porque eu só voltarei amanhã à médica para conversar (pense no desespero). Mas graças a Deus suas palavras me tranquilizaram, principalmente quando vc relatou que seu médico disse que a cicatrização pode durar 6 meses ou até 1 ano. Sabe, o importante é ter um horizonte de que vai melhorar. Pouco importa se vai durar esse tempo todo. O medo é achar que não vai mais melhorar. Muito obrigado por sua generosidade ao compartilhar sua experiência. Um grande abraço!
    Carlos Alberto – Maceió-AL

  101. erika disse:

    Erika leia e´legal, relata bem a cirurgia e a pós.
    BOA SORTE!!!!! bem, vinda ao mundo novo.
    Beijos
    Priscila

  102. Antonio Carlos disse:

    Apos 3 meses de PRK(olho direito) e 2 meses de LASIK (olho esquerdo), já estou quase totalmente recuperado. No começo dá aquela insegurança, mas depois é só alegria. Não se desesperem. Boa Sorte a todos!.

  103. Anderson disse:

    Amigos,dia 17 de janeiro completou 4 meses da minha cirurgia PRK,e estou aqui para tranquilizar a todos q vale a pena,estou enxergando perfeitamente,apesar da demora hj posso dizer q voltei a ver,Um abraço

  104. Leandra disse:

    Marquei minha cirurgia hoje,vai ser dia 02 e 09/02,vou fazer PRk pois minha córnea é fina.
    Estava muito anciosa e com medo,depois que vi o relato de vocês me deu + coragem e força p/ fazer,não vejo a hora de chegar semana q vem.
    Boa sorte a todos.

    Bjs

  105. leticia disse:

    olá, bom vc já ouviu falar de alguem que ficou com os olhos secos apor a cirurgia? eu fiz a 1 ano e ainda sofro disso!!!bj

  106. Mercedes disse:

    Olá pessoal,
    Alex está de parabéns por seu explêndido relato, quisera eu ter o encontrado antes da minha cirurgia, com certeza sofreria infinitamente menos.
    Talvez por falta de orientação do próprio médico, daqueles que atende muitos a cada minuto, restaram inúmeras orientações pré-operatórias. Digo isso, porque não me foi questionado absolutamente nada sobre minha saúde mental, não sou louca é claro, mas sofri há uns cinco anos atrás de síndrome do pânico, e logo após 40 minutos do término da cirurgia, voltei a ter crise novamente, um descontrole total da dor, que foi intensa, e por volta das 3 da manhã, não suportei mais e liguei para o médico, ele me perguntou se eu ainda tinha calmantes, claro que não, já os havia deixado há anos! Bem, ele recomendou finalmente a “santa compressa” com água gelada, obviamente isso já deveria ter sido prescrevido no momento após a cirurgia. Bem, não consegui dormir mesmo, fui levada ao pronto-socorro por duas vezes, uma quando caiu a lente terapeutica e outra por causa do pânico, e lá aplicaram outro santo colírio, o anestésico!!! Muito embora eles nenhum oftalmo recomende, diz que dificulta a cicatrização etc etc, mas, em caso de crise é o que REALMENTE ALIVIA. Enfim, me receitaram diazepan mesmo, eu precisava relaxar. Esclareço que, fui muuuuuito tranquila para clínica, estava consciente que a cirurgia daria certo, fui mesmo bastante otimista. E deu mesmo, mesmo com demasiada dor, mesmo com o sufoco do pânico totalmente inesperado.
    Bem, contudo, todavia e etc etc, amei ter feito a cirurgia, não sou masoquista, vela à pena ficar sem óculos. Ainda é bem recente, tudo o relataram acima acontece realmente, anda não tenho nitidez etc etc.
    Pra terminar, só quero aqui frisar que: os oftalmos devem ter muito cuidado, não somente com a dor física dos pacientes, mas contar inclusive com imprevistos na medida do possível. Se o médico tivesse me questionado sobre o fato de eu ser ou não nervosa, sei lá, enfim, isso por pouco não prejudicou todo o procedimento. Interessante é que, quando caiu a lente, já sente muita dor, seu olho fica desprotegido, esclareci ao oftalmo de plantão que já percebia a crise de pânico se manifestando e, mesmo assim, a médica disse que não podia fazer nada, um absurdo. Bem, a quem possa ler isso e optar por fazer a cirurgia, tome algo natural fitoterápico, sei lá, informe e saliente seu oftalmo sobre o seu problema, e principalmente, faça questão de ser ouvida, muitos pensam que o pânico é manha, que não contece, mas em uma situação de expectativa e estresse intenso ele acontece.
    Boa sorte!

  107. Lívia disse:

    Olá Pessoal, li os relatos de todos vocês e achei muito interessante todas as experiências pois acabei um pouco com a preocupação de não ter boa visão após a cirurgia.
    Fiz minha cirurgia dia 30/01/2009 nos dois olhos, sofri muito com o pós operatório mas agora estou melhor, com meu olho esquerdo já consigo ver muito bem mas com o direito as sombras ainda estão presentes. tenho um probleminha chamado blefarite …é uma inflamação nas pálpebras mesmo assim fiz a cirurgia pois meu médico disse que não haveria problema algum, alguém tem este mesmo problema e pode me dizer se teve alguma dificuldade na recuperação devido a blefarite???

    Um abraço à todos!!!

  108. Leandro disse:

    Um relato imprecionante, rico em detalhes e muito ùtil pra quem operou a uns 4 ou 5 dias e está com uma baita saudade dos óculos
    Muito bom!
    Parabens

  109. carla disse:

    olá pessoal,
    Gostaria de saber se todos fizeram o exame orbscan?pois o meu médico me disse que não era necessário fazer esse exame..gostaria de saber de vcs?
    obrigada e um abraço a à todos!

  110. Edu disse:

    Cara,eu operei sexta feira dia 24/04/2009,todo seu relato posso reproduzir com total propriedade,menos a ardencia,pois nao senti…graças a Deus,mas tento usar o pc,ate hoje dia 28/04/2009 e fica distorcido(fico P da vida),mas como vc disse ela vai melhorando gradualmente.No dia 05/05 opero a esquerda,tomara que tudo dê certo…boa sorte

  111. Celso disse:

    Boa tarde gente! Estou a procura de um hospital, clinica para fazer a operação p/ miopia, gostaria de saber se alguem tem referencia de algum lugar a qui em Porto Alegre, e qual a média de valores, tenho aprox. -5,50 OD, e -6,50 OE, mais astigmatismo. Achei muito importante os relatos postados aqui,com certeza ira me ajudar pos operação.

  112. Ricardo Ferreira disse:

    Olá Pessoal,

    Fiz PRK dia 30/04/2009 nos dois olhos, e tem dias que está boa e dias que fica tudo embaçado. mas sei que vai demorar a ficar bom.
    fiz o PRK personalizado, e foi decidido na hora fazer o PRK pois o médico disse devido a espessura da cornea, se fizesse lasik e precisa-se fazer um retoque depois não seria possivel, mas quando a visão fica boa é outra coisa, e pensar que ainda tem muito pra melhorar.
    E pra quem falou do Orbscan, acho que é importante sim, pois ele que vai dizer a espessura da cornea além de outras coisas, mas ai vai do médico … se ele tiver outro metodo pra saber estar informações.
    O pós foi está sendo tranquilo, sem dor nenhuma.
    O olho esquerdo estava pior que o direito mas parece que já se igualaram ou está bem proximo da visão do olho direito.
    com o passar dos dias vou deixar meu relato aqui tb.

  113. Jacqueline disse:

    meeeeu que desespero! adorei todos os relatos.. mas to com muito medo.. minha cirurgia é dia 8/6/9 .. e vou fzr PRK por causa da cornea fina.. mas o quanto sera que a cornea pode ser fina? li um relato de um cara (aki mesmo) que tem 460 de espessura e naum operou e eu tenho exatamente isso!! e agora????!!! tenho 7 e meio de miopia..

  114. Gabriel disse:

    Cara, parabéns pelo blog! Ajudou e está ajudando muitas pessoas na tomada da decisão de operar.

    Eu estou no oitavo dia desde minha cirurgia PRK e pensei que ia ficar hipermetrope! Seu relato e o dos outros me deu um grande alivio! (Apesar dos médicos falarem, a gente só acredita no casos reais… O médico nunca vai falar: “Ih, é mesmo, tua visão tá horrível, já era”.

    Mais uma vez, parabéns pela iniciativa!
    Um abração!

  115. Renata Luisi disse:

    CELSO:

    Eu fiz o PRK agora dia 04/06/09 aqui em Porto Alegre. Meu médico é maravilhoso, Dr. Fábio Dornelles da Clínica Lavinsky. Operamos no Hospital Banco de Olhos, correu tudo bem durante a cirurgia e eu estou ótima e muito feliz! Recomendo que você faça uma consulta com ele. Boa Sorte!

  116. sandra disse:

    oi, pessoal tenho astigmatismo, gostaria de saber se alguém fez a cirurgia no hospital oftalmológico de sorocaba, qual o valor aproximado?

  117. Carolina disse:

    Oi!!! Adorei seu post!! Fiz a cirurgia dia 25/06/09 e estou no 6º dia de recuperação, ainda não consigo enxergar direito; Meu médico mudou de lasik para prk quando eu já estava com a touquinha, avental e protetores para os pés, ele me disse: “Por medida de segurança faremos a PRK, a única diferença é que na lasik cortamos a córnea e na prk apenas limpamos”, dito isso, imaginei que a recuperação fosse tranquila… Médico fdp… No dia seguinte à operação às 20:30 me desesperei, estava com dor, olho ardendo..fui ao oftalmo, que por sorte ainda estava na clínica, ele olha e diz: “Está tudo normal”, cretino… Sempre está tudo normal…. Por conta da fotosensibilidade ganhei um apelido carinhoso em casa: “cortadora de cana”, eu colocava óculos escuros, uma blusa com touca e um boné em cima, dá para acreditar? Fui pela 3ª ao consultório (é, meu médico vai sair de férias e só volta em agosto, até lá, Deus me ajude!), ele verificou o olho e diz: “Sim, sim, muito bom, em breve você estará enxergando normalmente”, a vontade que eu tive é de mandá-lo a merda… Sinceramente… Amanhã volto a trabalhar, por decisão minha, não aguento mais ficar em casa, mas vamos ver… Não sei se vai dar muito certo…. Respondendo ao post de 25/06, a minha cirurgia, saiu por R$4,900 e acho que eles parcelam em até 5 vezes, sem falar, é claro, que para quem não tem convênio médico tem ainda valores a serem agregados, como consultas e exames, mas, acho que se a pessoa tiver R$ 6,000 dá tranquilo. É isso….

  118. Paulo disse:

    muito bom o post! fiz a cirurgia sem ter informação nenhum e nos primeiros dias fiquei muito preocupado, vim correndo a internet para procurar respostas e o seu post respondeu a todas! estou acompanhando ele dia a dia pra saber se está tudo bem… rs… grande abraço!

  119. Ricardo disse:

    Olá,

    Gostaria de saber do autor do site ou das pessoas que fizeram a cirurgia, como ficou a visão noturna de vocês … se com o tempo melhorou, se os halos e glares realmente diminuem ou somem completamente depois de um tempo, fazem 2 meses que fiz a minha cirurgia e ainda vejo esses halos e glares.

    Grato,

  120. Renata disse:

    Ricardo, segundo meu oftalmo pode levar até 6 meses para esses halos e glares sumirem, pois é o cérebro que tem que se adaptar a isso. O 1 olho que operei a um pouco mais de 1 mês parece que já diminuiu um pouco essa sensação, mas sinceramente é algo que não me encomoda. E o 2º olho que fiz faz umas 2 semanas esse sim tá no auge dos halos. Mas fique tranquilo que isso passa.

  121. Natália disse:

    Alex, obrigada por esse post. Vai ajudar muito na hora da decisão, e tbm me fez pensar em fazer várias perguntas para o médico…Mas antes da cirurgia gostaria de saber de você (e das outras pessoas que passafram pela cirurgia há alguns anos) se sua visão noturna melhorou pois conheço pessoas que se queixam de problemas em relação a isso. Caso não tenha melhorado pensarei mais de duas vezes antes de fazer… Brigadão pelas informações!

  122. Tania disse:

    Alex, o seu depoimento foi maravilhoso para mim! Parece que é a minha história e me deu um ânimo que vc não tem noção! Eu fiz a cirurgia há nove dias e estava tão desolada pq hj tive que voltar ao trabalho e não conseguia enxergar nada na minha frente. Como trabalho na frente do computador o dia inteiro tava na maior dificuldade para ver as letrinhas e começei a forçar a visão ficando com um pouco de dor de cabeça. Me fizeram voltar para casa e retornei com a sensação de vazio, pq sou muito ansiosa e detesto ficar parada. Não gosto de dormir durante o dia e acordo cedo pela manhã. Como estava ansiosa para voltar ao trabalho hj, acordei às 05:30, então o dia ficou mais longo ainda. hoje no 9º dia ainda estou com a visão bastante embassada, principalmente o olho direito que está demorando mais que o esquerdo para voltar ao normal. Amanhã tenho que retornar à médica para ela me fornecer um atestado médico para que eu fique mais esses dias em casa e retorne ao trabalho só na segunda feira. Ai que agonia viu? Mas ao ler o seu depoimento aqui no site, fiquei mais tranquila. Tenho até uns remedinhos fitoterápicos por aqui (inclusive o stressdoron e o ansiodoron) e acho q vou tomar para ver se me acalmo mais. Ao contrário do que muitos estão postando, minha visão noturna está melhor do que a diurna. Eu tinha miopia e astigmatismo. Obrigada e um grande abraço.

  123. Filipe disse:

    Alex, realmente o relato de outro paciente é bem mais confortante que os artigos técnicos que encontramos pela internet, principalmente de como é a cirurgia e de como vc se sente estando nela. Estou aqui com a guia de internação para o convênio autorizar,mas confesso que estou em dúvida,pois a princípio(uma ano atrás) o médico não quis operar por minha córnea ser muito fina. Esse ano eu fiz um exame a mais (cujo plano não cobriu) e o mesmo decidiu q eu poderia efetuar o procedimento PRK. Fora que as lentes não me incomodam em nada e a cad ano minha miopia aumenta cerca de 0,5 grau. Já estamos no 5,5 em cada vista.Passarei o fds pensando. Mas muito obrigado pelo seu depoimento.

  124. Laureni disse:

    Eu fiquei muito feliz em ler todos esses depoimentos e estou mais ansiosa do que nunca para passar pela cirurgia PRK !A minha está marcada para dia 24/7.Tenho 6,0 de miopia e 1,5 de astigmatismo.
    O convenio da minha empresa (Intermédica) cobriu todo o procedimento.Fiz os exames no Instituto Panamericano que fica no Patio Brasil shoping 10º.Até mesmo porque não tenho condição alguma de pagar uma cirurgia dessa.Demorou que esse tipo de procedimento tivesse na rede publica!Enfim,quando fizer a cirurgia eu venho aqui contar!Abração Alex! Que depoimento Rico!

  125. Dj Barros disse:

    Eu fiz PRK em 2000. Somente no olho direito.
    Me arrependi, pois este olho perdeu um pouco de nitidez e contraste durante a noite. Houve uma regressão significativa, logo logo chega no grau original. Mas o que mais me incomodou foi o fato de este olho se tornar um “olho seco”.

    A própria palpebra lesiona o epitélio da córnea, ao acordar de manhã. O último oftalmo que eu fui me disse que minha camadas epteliais “soltam com facilidade”, algo que a máquina NÃO DETECTOU antes da cirurgia. Tive forte lesão em duas manhas dos anos de 2003 e 2006. Se eu pudesse voltar tudo como era antes… voltaria.

    O olho não operado tem quase 3 graus, e é muito melhor na visão noturna, em qualidade e contraste.

    Pena que não é isso que se propagandeia quando se vende LASIK, PRK…

  126. Dj Barros disse:

    Só complementando:

    Meu pós operatório foi péssimo. Muita dor, 30 dias infernais. Olhar para qualquer coisa que estivesse sendo iluminada pelo sol, causava desconforto e muita dor. Foi assim uns 2 meses, com lente de contato terapeutica (que mais machucava do que resolvia), e uns 3 colírios. Tive várias crises de “olho seco” de manhã, e gostaria de saber se alguém aqui passa pelo mesmo problema. Quando a palpebra arranca um micro pedacinho da córnea, logo após acordar. Tive várias crises nos anos de 2000, 2001, e 2002. Umas 5 por ano. Foi diminuindo com o tempo. Hoje eu ORO A DEUS para que não sofra mais nenhuma crise dessas. Porque a dor é equivalente a enfiar UMA AGULHA NO MEIO DO OLHO e ficar ali latejando. Você espirra, o lado inteiro da face paralisa, e a única solução é ir ao oftalmo, tomar o colírio anestésico, e ficar com o olho tampado, até depois de uma boa bela noite de sono: geralmente resolve a dor. Mas ficar tendo essa crise é um *SACO*.

    Quem tiver olho seco, pode me contatar para perguntar qualquer coisa.

  127. Dj Barros disse:

    Informações complementares:
    Local do PRK: Hospital Oftamologico de Sorocaba (HOSBOS)
    Data: 02/03/2000
    Graus aproximados antes da cirurgia:
    Esf. -2.00 / Cil.-1.75 (Olho Direito)
    Esf. -2.75 / Cil. 2.25 (Olho Esquerdo) (NÃO OPEREI)
    ——————————————–
    Após cirurgia (imediato):
    Esf. 0.00 / Cil. 0.00 (Olho Direito).
    ——————————————–
    1 Ano:
    Esf. 0.00 / Cil. 0.50 (Olho Direito).
    ———————————————
    4 Anos:
    Esf. 0.25 / Cil. 1.00 (Olho Direito)
    ———————————————

    Ultima receita (Julho 18/07/2007).
    Esf. -0.50 / Cil.-1.25 (Olho Direito)
    Esf. -3.75 / Cil. 1.25 (Olho Esquerdo)
    ———————————————–
    PRECISANDO TIRAR RECEITA NOVA. (2009)
    ———————————————–

    RECOMENDAÇÃO DO ÚLTIMO OFTAMOLOGISTA:
    NÃO OPERAR MAIS NENHUM OLHO!!!

    CONCLUSÃO: ZERAR ZEROU, MAS FICOU O OLHO SECO, A VISÃO “OFENDIDA” NA PARTE DA NOITE (NOTA-SE QUANDO ASSISTE FILMES, FICA NO ESCURO, OU PENUMBRA, E DIRIGE NA ESTRADA DE NOITE), E DEPOIS DE QUASE 10 ANOS, VOLTARAM-SE OS GRAUS DO OLHO DIREITO – EM -0.50 NO ESFÉRICO (MIOPIA) E -1.25 NO CILINDRICO (ASTIGMATISMO).

    NOTA: O GRAU ESTAVA ESTABILIZADO ANTES DA CIRURGIA.

    CONSELHO: PESQUISE BEM ANTES DE FAZER PRK, PRINCIPALMENTE COM QUEM TEM 5 A 10 ANOS DE CIRURGIA.

    Contato: djzn.br (arroba) gmail.com

  128. Sandra disse:

    Olá Pessoas

    Adorei o blog e li tudo, aliás todos os comentários também.
    Obrigada Alex pela riqueza de detalhes.
    Vou fazer PRK dia 30 de Julho e estou confiante!
    Boa Sorte a todos e depois volto para comentar…

  129. Adriano disse:

    Boa tarde!

    Hoje faz 1 semana que fiz a PRK, pelo que li no seu post e pelo local da cirurgia acredito que você tenha feito com o Dr. Claudio Lottemberg, o mesmo que fez a minha.

    Fiquei mei encanado nos primeiros dias, mas agora no 7º dia já está melhorando muito e estou ficando muito feliz em ver tudo (ainda que meio fora de foco) sem ajuda de óculos ou lentes de contato, pelo que li em vários lugares, a maravilha só começa a acontecer depois do 65º dia, mas tenho muita paciência e fiz a PRK sem medo (lembrando que quase desisto na hora que li e termo no Hospital Albert Einstein) mas deu tudo certo….hoje em dia, o ciclo de colírios está um pouco diferente do que em 2007, agora parei de usar 3 colírios que utilizei nos 5 dias que estava com a lente e agora só utilizo o Florate da Alcon e ele vai me acompanhar por 4 meses, reduzindo as pingadas a cada mês, começou 4 x ao dia e no último mes será 1 x ao dia, e para ajudar na lubrificação, Optive da Allergan, parece óleo Singer, o olho fica uma maravilha, esse colírio é melhor que o Fres Tears, ele é mais viscoso e fica mais tempo nos olhos.

    Carolina, R$ 4.900,00???? Absurdo!!! Com o Dr. Claudio, os 2 olhos sairam por R$ 2.400,00 em 3X R$ 800,00, e ele opera somente no Albert Einstein pois ele é o presidente desse hospital.

    Abraços e boa visão para todos nós.

  130. suzy disse:

    caraaaa!eu vou fazer a minha este mes de agosto…vou ter que fazer prk tbm, pois minha cornea eh muito fina e o Lasik nao serve pra mim :(, mas tudo bem…me senti mais confortavel com seu post…muito obrigada por descrever a sua experiencia, me deu muito mais força para seguir em frente e me livrar de 15 anos de oculos(tenho 20 e os uso desde os 5 anos de idade)…atualmente uso lentes, mas eh chato! parabens pela cirurgia.um bjao e muito obrigada.

  131. Giselle disse:

    Olá pessoal, já li todos os relatos…..rsrsrsrsrsrs
    Minha cirurgia está marcada para terça feira, fiz todos os exames e o médico me disse que estão em ordem, me explicou as diferenças entre a PRK e a LASIK e disse que eu posso escolher, pois eu posso fazer qualquer uma das duas…..maaassss, ele me disse que se desse a liberdade para ela indicar qual deveria fazer ele me indica a PRK, mas estou desanimando dela e estou pensando seriamente na LASIK, principalmente pelo fato de 2 dias depois eu voltar minha rotina.

    Bjoss e se alguem puder me ajudar na dúvida….Obrigada…Giselle

  132. Alex disse:

    oi, jah faz 18 dias q operei PRK o olho direito tah otimo + o esquerdo ainda tah mt embaçado alguem já passou por isso c eh normal essa disparidade entre os olhos, q tinham exatamente o msm grau? obrigado

  133. Anderson disse:

    Olá amigos,em setembro(dia 17/09/2009)completa 1 ano da minha PRK,noto q a noite a minha visão fica fraca,ao ver filmes,ler etc,mas durante o dia tudo bem,noto tb q ao pingar o colirio a minha visão fica q é um espelho,mas depois q passa o efeito lubrificante já nao fica tão nitida,nada q impeça de levar uma vida normal,gostaria de saber dos amigos q fizeram PRK,tb sentem isso.
    Um abraço a todos.

  134. Bruno disse:

    Muito bom seu relato, mas eu não sofri tanto assim. Hoje é madrugada de sábado para domingo, 00:58h da manhã. Fiz o PRK quinta no direito, às 14h, e já saí de olho aberto. O único desconforto foi na manhã seguinte com uma sensação de areia nos olhos que passou rápidamente após pingar lubrificante (Refresh). Quinta-feira dia 5 faço o olho esquerdo.

    Uma dica para usar o computador é colar um papel preto na lente do óculos do olho operado, pois desta forma você só enxerga com o olho que está “bom” e evita cansar o olho tratado. Com isso não precisei nem aumentar o tamanho da letra nem nada.

    Olho seco ainda não notei, não sei se é porque ainda está muito cedo, mas espero que eu não tenha esse problema.

    Boa sorte para quem for entrar na faca, ou melho, no laser.

  135. Alex disse:

    oi, jah faz 21 dias q operei PRK o olho direito tah otimo + o esquerdo ainda tah mt embaçado alguem já passou por isso c eh normal essa disparidade entre os olhos, q tinham exatamente o msm grau? obrigado

  136. Tania disse:

    Olá Alex! Eu fiz lasik no dia 07/07/09, ou seja, tenho mais ou menos uns 43 dias de operada e estou com o mesmo problema que você, a diferença é que meu olho embaçado é o direito. A médica afirma categoricamente que está tudo normal e que a recuperação de um olho às vezes é mais demorada do que o outro, mas fico super ansiosa, principalmente porque o embaçamento oscila muito durante o dia. Tem dias que está tão embaçado que só enxergo com o esquerdo e fica aquela nuvem no esquerdo… É uma sensação muito ruim, fico nervosa, ansiosa e triste. Mas como oscila muito, tenho momentos de melhora e piora durante o dia. O olho esquerdo está perfeito, queria tanto que o olho direito se recuperasse logo. Tenho outro revisão no dia 01/09. Agora só me resta chamar por Deus, esperar e ver o que a médica vai me dizer na próxima consulta. Vamos torcer para nossos olhos voltarem logo ao normal. Boa sorte pra vc! Vai me dando notícias que eu também vou te avisando como está minha recuperação. Boa sorte! Um grande abraço!

  137. Tania disse:

    Onde se lê: Tem dias que está tão embaçado que só enxergo com o esquerdo e fica aquela nuvem no esquerdo… Leia-se: Tem dias que está tão embaçado que só enxergo com o esquerdo e fica aquela nuvem no direito…

  138. Natalia disse:

    Marquei minha cirurgia ontem para dia 3 de setembro, o bom é que pega o feriado e dá pra recuperar melhor, só estou procupada em quando voltar para o trabalho, já que dependo do computador, o fato do ar condicionado já resecar meu olho normalmente e tenho medo de não conseguir pegar onibus a noite para ir pra faculdade, e muito menos enchergar algo nas aulas.
    Tirando isso, acho que é um bom risco a se correr, já que tenho miopia desde os 12 anos, agora tenho 21 e meu grau já está em 5,5…
    Tudo que mais quero é não me preocupar com piscina, mar, chuva, etc!

  139. Renato disse:

    Boa noite galera fiz minha cirurgia, segundo a Medica personalizada q naum sei qual a diferença, faz 37 dias e ainda enxergo com dificuldades eu queria saber em qto tempo pode zerar, c alguem ja passou por isso e o qual a diferença da cirurgia pernsonalizada para as outras e o tempo de recuperação!!!!!!!!!

    Um abraço a todos.

  140. VicBarr disse:

    Fiz a cirurgia há 9 dias. Ainda não deu pra dizer que estou satisfeito. Minha visão ainda está bem pior do que quanto usava óculos, mas infinitamente melhor do que quando estava sem eles. O olho esquerdo está demorando muito mais que o outro pra se recuperar. O médico diz que é normal, mas bate um medo de não ter dado certo nesse olho. Ainda tenho muita dificuldade pra usar o computador, só mesmo com a lente de aumento do Windows e com fontes bem grandes. Como trabalho com computador, tá meio difícil.
    O texto desse post foi um dos mais instrutivos que achei na rede sobre experiências de quem fez a cirurgia. muito legal. Parabéns aí.

  141. Aline disse:

    Oi, pessoal! Boa tarde. Hj faz exatas 24 horas que fiz minha PRK. Depois que li este post aqui, estava me preparando para um insuportável dor nas vistas, mas para minha surpresa, NÃO SENTI EXATAMENTE NADAAA! Estive no médico pela manhã e está tudo ok. A visão é embaçada, ainda pior do que qdo eu usava óculos, mas melhor do que quando estava sem eles. Mto legal poder ver o relato de todos aqui. Isso ajudou mto. Boa recuperação a todos e até a próxima.

  142. Fábio Souza disse:

    Olá, amigos(as)! Fiz a cirurgia PRK nos dois olhos no dia 04.09.09 (sexta). Eu tinha 9.0 de miopia em cada olho e astigmatismo também.
    Tirei a lente ontem (09.09.09) e segundo a médica está tudo indo bem.
    A sensação de ardência foi grande nos dois primeiros dias. Só as compressas de gelo aliviavam!
    Hoje (6º dia após a cirurgia), Não sinto diferença nos olhos. Estão ambos embaçados, mas dá pra fazer o básico, inclusive dirigi agora a noite, mas os halos dificultavam um pouco. Mas pra quem era “cego”, tô achando tudo uma maravilha.
    Quero que este mês voe pra eu “ver” como estarei após uns 30 dias.

  143. Guilherme Marques disse:

    Alex, em primeiro lugar MUITO obrigado, até agora foi o relato mais completo e abrangente que li na internet sobre a PRK.
    Farei PRK também, pois me encaixo no caso dos córnea fina.
    Sexta agora opero um olho e na próxima sexta opero o segundo.
    Tenho de confessar que pela conversa com o médico esperava uma recuperação mais rápida, porém ler o seu relato e os comentários do pessoal me esclareceu e me deu uma visão mais real do problema.

    Uma dúvida é:
    Após operar o primeiro olho, durante a semana que estarei com um olho operado e o outro não-operado é mais recomendado remover a lente do óculos do lado operado ou colocar uma fita/ papel preto em cima da lente?

    Opero o primeiro olho nesta sexta..na segunda-feira posso malhar?

    Abraço pessoal e boa sorte a nós que faremos PRK também.

  144. Nelson disse:

    Ola

    Usei lentes de contato e oculos por 18 anos da minha vida…a lente nunca estava boa, ficava boa uns dias depois embaçava tudo…o oculos tampa o naris da gente…quando vamos fazer um esporte é terrivel…então resolvi fazer a cirurgia, como minha cornea é fina fiz a cirurgia PRK a exato 15 dia, na clinica do Dr. Reinaldo resende em Ribeirão preto, tinha 4,25 de miopia em cada olho…sai enxergando melhor apos cirurgia, foi para casa sem nenhum problema com qualqer incomodo, mas a noite… minino !!, quando passou o efeito do anestesico, que dor…até chorei e não tinha nada que parasse de doer meus olhos…amanheceu e foi em um colega que iria me levar a ribeirão pois mora a 100km da clinica para fazer o pos…cheguei na casa dele com uma dor terrivel…e o pai dele tinha feito a cirurgia a um mes atrás e por sorte ele tinha duas gotas de um colirio que o medico dele manipulou para ele…apliquei estas duas gotas, e se fosse alcool eu aplicaria do mesmo jeito no meu olho para tentar parar a ardencia, apliquei e em alguns minutos estava sem dor nenhuma…pois bem fui ao consultorio e levei um belo xingo por aplicar sei la o que no olho, eles falaram que estava tudo OK e fui embora…a noite minino…começou de novo…passei um sufoco na segunda noite , liguei na clinica que fiz a cirurgia de madrugada e me falaram para fazer compressa de agua fria e tomar o tilex mas eu precisava ir no outro dia em ribeirão para pegar a receita…é mole !e no outro dia fui atras do oculista (O anjo !) do pai do meu colega, para ele me dar a “porção magica da felicidade” quando cheguei no consultorio a primeira coisa que ele fez foi aplicar duas gotinhas e pronto…alivio imediato…ai ele olhou meu olhos disse que estava tudo OK e manipulou a porção para mim…a partir dai não senti mais dor…e ele ficou sendoi meu melhor amigo !…bom…hoje estou com 15 dias pos operatorio e estou vendo tudo embaçado ainda…quando acordo as vistas estão razoaveis mais sem contraste das coisas… como se tivesse 1 grau de miopia em cada olho ai vai piorando durante o dia…de longe fica tudo embaçado e de perto uma letra entra dentro da outra…acho que não tem o que fazer a não ser esperar para ir sentindo a melhorar.. e melhora um pouquinho a cada 3 dias…muito lento…mas como falaram o pessoal é normal…então vamos espera a visão 20/15 que tanto sonhamos…

    Espero que tenha sorte na cirurgia e recuperação de todos

    Até mais

    Nelson (celeronjp@yahoo.com.br)

  145. Nicole disse:

    Olá Alex, que bom ter seu histórico como apoio.
    Daqui duas horas estarei operarando, estou muito feliz.
    Meu método vai ser o prk “tissue saving”, devido minha córnea ser muito fina.
    Abçs

  146. Explorer disse:

    ola Fiz lasik no dia 09/09/2009, hj faz 18 dias e ta embaçado antes da refrativa eu tinha 3 graus de astigmatismo nos 2 olhos pra resumir… meus olhos coçam bastante ainda, vou postar aqui novamente para falar como estão meus olhos, hoje ta muito embaçado…quando limpar a visão volto aqui pra falar da cirurgia….abraços

  147. Mariana disse:

    Fiz minha cirurgia há 9 dias, e não experimentei nenhuma dessas sensações de dor. Já qdo sai da clinica a secretaria me orientou a dormir bastante, e pra me ajudar foi receitado Codaten, com o cansaço, os colirios e o codaten era tiro e queda, passei sabado, domingo dormindo muitooo. A unica dor que sentia era qdo fixava a visão em algo e esquecia de piscar, por estar com a lente, qdo eu lembrava de faze-lo doia um pouco (leia-se desesperador).
    -Então lembre-se de piscar;
    -Escolham um bom médico;
    -Sigam as orientações do médico, corretamente;
    -E realmente, durmam… Dormir ajuda muitoooo!!

    Ahh… e ter alguem pra cuidar e ajudar com os colirios é realmente mto útil.

  148. carlos disse:

    ola como falei: ola Fiz lasik no dia 09/09/2009, hj faz 18 dias e ta embaçado antes da refrativa eu tinha 3 graus de astigmatismo nos 2 olhos pra resumir… meus olhos coçam bastante ainda, vou postar aqui novamente para falar como estão meus olhos, hoje ta muito embaçado…quando limpar a visão volto aqui pra falar da cirurgia…agora vou falar sobre a cirurgia…
    *fiz lasik. pós operatorio tranquilo, ja estou com com 20 dias operado, uso colirio 4 x ao dia *florate + lubrificante *fresh tears.A LASIK arde apenas 5 horas apos a refrativa, depois nao arde mais e poco incomoda…usei tampao de acrilico 24 horas. depois uso pra dormir o tampao até hoje 20 dias depois pretendo usar por 30 noites para dormir…hoje minha visao continua turva nao sei se vai melhorar, ja até desanimei…tinha 3 graus de astgmatismo. o medico me falow que estou zerado e o embaçado é normal…como eu gostaria de acreditar nele(alguem sabe me dizer se ele ta certo)ok pelo que sei a lasik apartir de agora nao posso mais lutar boxe…eu nao lutava antes mesmo…antes da refrativa lasik eu nao conseguia ver tv ou ir ao sol sem oculos, agora ja vejo tv e digito no meu not, meio embaçado ainda, o medico me falou em 60 dias. mas eu volto pra falar pra vc que me le agora…nao fiz prk é muito perigoso alias as 2 sao tem que cuidar com antibioticos, consulte seu medico…vamos la falar da lasik daqui 3 dias falo da operaçao até la….ah vou estar atualizando esse post de 3 em 3 dias se tiver duvidas e eu puder ajudar escreva logo abaixo e que souber me falar se realmente a visao vai limpar (a minha hehehe ne avise que ja estou com cala friossss)

  149. Medrosa disse:

    Povos,

    Preciso de uma ajudinha de quem já fez a cirurgia! Agradeço todas as informações publicadas até o momento, mas estou num mato sem cachorro: ME AJUDEM!

    Marquei a minha cirurgia PRK no Hospital das Clínicas/SP, com o Dr. Renato, para a próxima terça-feira 06/10.

    Porém, tenho de viajar para o Ceará no dia 11/10 para algumas filamagens e de lá vou para Brasília, voltando para SP apenas no dia 25/10.

    É muito arriscado? É melhor remarcar? Normalmente suporto bem uma situação com muita dor, mas me preocupo pela claridade, etc. O que acham???

  150. para medrosa disse:

    seguinte prk, voce vai ficar 5 dias a 7 dias com uma lente pra proteger seus lhos que vao arder muito, na verdade a recuperaçao acontece entre 60 dias mais ou menos isso… eu fiz lasik 10 dias depois q eu fui voltar para casa…viajei 620km dirigindo… uma opiniao a prk vair arder um poquinho e embaçar segundo o q li sobre ela….7 dias é bom ficar em casa…

  151. carlos disse:

    segue um link q vai explicar a lasik e prk sobre resultados pos operatorio

  152. carlos disse:

    segue um link q vai explicar a lasik e prk sobre resultados pos operatorio http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0004-27492000000400003&script=sci_arttext

  153. carlos fiz lasik no dia 090909 disse:

    • *hj faz 24 dias que fiz refrativa lasik, uso florate até então, na 1ºsemana era de 3 em 3 hs florate e zymar…agora 4 x ao dia florate meu medico quer que eu use 2 meses 4 x ao dia…vo falar um pouco do florate…

    • *Reações adversas de Florate
    • Glaucoma c/ lesão no nervo óptico, defeitos na acuidade visual e nos campos visuais, formação de catarata, infecção ocular secundária após supressão da resposta do hospedeiro e perfuração do globo ocular.

    • isso o medico nao vai te falar, perguntei p meu medico sobre o florate ele me falo nao leva tao a serio essa bula, vc precisa desse esferóide para ter uma cicatrização 100% nao se preocupe quanto aos sintomas eles sao raros …. hj eu nao sei se faria novamente a lasik ou prk…vamos aguardar mais alguns dias para informar a realidade e vc que acompanha tudo isso… apenas a realidade…ha o detalhe que esqueci minha visao esta melhor mas toda x que aplico o florate percebo embasamento leve….depois melhora um pouco…..hj nao tem mais sombra nas letras desse texto mas elas estão pálidas….em 3 dias volto para falar sobre os resultados da refrativa lasik e melhoras na acuidade visual ….

  154. carlos disse:

    Reparei uma leve melhora fiz lasik ha 28 dias, continuo usando o florate 4 x ao dia…vejo as coisas bem pálidas Aida, as placas de pare vejo a 70 metros antes so a 50…parece que tenho uma leve melhora, ligo pro medico dirett tenho medo do florate…hj fui na academia e bati o olho na luva mas nao causou dano, tem um pequeno estorvo no olho esquerdo no canto parece um cabelo mas nao tem nada…espero ver melhor para publicar aqui apesar de estar falando da experiência lazik

  155. cecilia disse:

    Olá, fiz a PRK personalizada fazem 2 meses….não sei se foi por causa da personalizada mas meu pós operatório foi super tranquilo! ardeu um pouco…lacrimejou um pouco….NADA DE MAIS! nem tomei remedio..
    pinguei certinho os colirios…primeiro de hora em hora…depois ia diminuindo. O que mais me incomodava era o fato da visao nao estar 100% ainda…e ficava com muito medo de ter restado grau pois eu tinha mais de 7 graus de miopia. Mas passados 45 dias da cirurgia fui no medico e fiz o exame.. a visao ja estava boa…demorou 40 dias pra ficar boa, e meu grau zerou! Nossa…é muita felicidade……indico pra todos, façam a cirurgia, minha vida mudouU!

  156. carlos disse:

    vamos la hj faz 35 dias que fiz a lasik resumindo, nao ta mais com ardencia ou aquela estranha vontade de coçar, ah as letras do meu not estao redondas mas um pouco sem brilho, comentei que as placas de pare agora consigo ver a 100 metros mas com embaçado aenda…cuido muito da recuperaçao, o olho ja esta lacrimejando melhor uso o florate e o tears fresh recomendaçao medica… vamos la volto em 5 dias para falar como estou me falaram que melhora muito em 60 dias quem sabe….

  157. Eduardo disse:

    Oipessoal. fiz PRK (IBOL – RJ) no dia 31/08 e 03/09. MInha miopia era de 4,5 nos dois olhos e aproximadamante 1,5 1,75 de astigmatismo. Após pouco mais de um mês a miopia zerou e ainda resta aproximadamente 1 grau de astigmatismo. A qualidade de vida melhorou consideravelmente mas ainda exnxergo um pouco de sombra nas letras que segundo a minha médica é devido ao astigmatismo.

    O que mais me incomoda entretanto e a flutuação da acuidade visual ao longo do dia, a noite fica horrível e para dirigir muito ruim. Os halos ainda são um problema.

    Gostaria de receber mais feedbacks de pessoas que fizeram o PRK principalmente a mais de um mes e saber como estão com relação a visão noturna e os halos.

    Legal a iniciativa deste espaço no seu BLOG!!

    Eduardo (edueq@hotmail.com)

  158. Nicole disse:

    Olá, eu fiz a cirugia PRK personalizada no dia 25/09.
    A cirugia foi muito tranquila e rápida. Eu operei os dois olhos de uma vez, eu tinha 6,5 de miopia e 1,5 de astigmatismo em cada olho. Hoje depois de 20 dias estou praticamente enxergando tudo, a única coisa que eu tive um pouco foi dor de cabeça na primeira semana, mas só.
    O importante é escolher um bom médico e uma boa clínica.
    Abçs

  159. carlos disse:

    nao sei o q falar tenho 37 dias de lasik e nao sei dar a opiniao, as letras estao com pouco brilho nao tenho boa acuidade meu medico so fala que foi um sucesso minha lasik…ae q raiva que da…. eu nao estou feliz se nao melhorar a acuidade nao gostei meu olho esta sensivel…até daqui 3 dias

  160. carlos disse:

    39 dias apos a lasik uma coisa eu falo as letras estao mais legiveis agora é 03:00 horas da madrugada resolvi postar, a noite minha visao esta boa durante o dia sem oculos escuro fico com pouca acuidade, desconfio que perdi um pouco do contraste, resolvi postar devido a uma pequena melhora no geral calculo eu que estou proximo de 20/30 ou até 20/20 nao sei ainda fico feliz de estar escrevendo aqui e tendo uma melhora…. volto em 3 dias

  161. Flávio disse:

    Operei no último dia 24/09 o olho direito 7.5 de MIOPIA E ASTIGMATISMO usando PRK que foi recomendado por 2 oftalmos distintos.
    O 1º dia pós cirurgia foi bem incomodo como já mencionaram, mas nada insuportável.
    No 5º fui voltei ao oftalmo para retirar a lente “curativo”. Fiquei 30 minutos lá e não tive problema nenhum. Após 2 horas quando eu já estava em casa começou a irritar muito e doer olho de tal forma que eu não conseguia ficar com o olho aberto. No outro dia tentei trabalhar, mas foi

    impossível, o olho lacrimejava e doia cada vez que eu piscava. Sabendo a o ser humano pisca em média 12 vezes por minuto e quando o olho da gente

    ta irritado a gente pisca muito mais, vocês já imaginam o que eu passei.
    Eu voltei no oftalmo e ele recolocou a lente por mais 5 dias. Nossa !!! Vcs não sabem o alívio que foi quando a lente foi recolocada, paracia que

    eu estava no céu, a dor foi embora na hora. O médico disse que a cicatrização do eptélio não estava totalmente completa na sua parte mais externa

    então toda vez que eu piscava era como se tivesse cutucando uma ferida. Fiquei mais 5 dias com a lente e ao retirar não senti mais nada de dora.
    Hoje fazem 25 da cirurgia. A visão está boa (70%) para distâncias médias e bem ruim para perto (40%). De vez em quando incomoda, mas nada demais.
    Interessante é que eu fiquei c/ 1 olho operado que >>>>ainda<<<< não ta bom e o outro que é ruim e será operado, só que como eu fiquei sem óculos

    (não uso lentes) então se vcs já virem um Mr. Magoo na rua sou eu.

    Dica : Programe-se muito bem quando fizer PRK, pois o médicos falam em resultados em 7 a 10 dias e volta a rotina após este período, mas não é bem assim. Depois de quase 1 mês minha visão ainda está ruim ( nada dramático), mas progredindo. Porém se eu tivesse operado os 2 olhos ao mesmo tempo teria ficado sem poder trabalhar por 1 mês no mínimo.

    Postarei as novidades conforme ocorrerem.

  162. carlos disse:

    vamos la hj faz 43 dias de lasik visao mais ou menos, perdi pro oculos, mas pra ler de perto ta boa medio e longe nao ta legal 43 dias de florate e fresh tears..
    *nao doe nao arde e nao tem mais area no olho…
    *a noite a visao ta legal mas de dia nao.. o sol nao machuca acho q o flap ta no lugar e cicatrizado…volto ao medico em 17 dias mais ou menos…nao estou contente com a visao pra medio e longe pra perto poderia estar melhor o oculos me dava mais qualidade no contraste mas nao me dava essa visao tridimencional….vamos la aguardo aenda os 17 dias guniado pra parar com o florate ele segundo o que li deixa a visao com menos acuidade acho q estou com 20/30 boa mesmo é 20/15 volto em alguns dias

  163. carlos disse:

    46 dias de lasik o olho poco encomoda. o corio florate parece nao ser o bixao da goiaba de prejudicial como fala a bula. hj de perto minha visao melhorou um pouqinho e de longe um pouquinho tambem…desconfio que seja essa minha acuidade… as bolinhas do olho pararam de doer.
    *agora no meio ou longe nao ta legal muito fosco sem nitidez sem resoluçao…visao pra perto ta quase bom pra longe falta muito 46 dias cada dia que paça da mais gelo, quem fez lasik a mais tempo se tiver algo pra postar manda bala…vamos ver depois que eu parar com o florare se melhora a acuidade…

  164. daniel disse:

    olha nao quero deixar ninguem preocupado, so um aviso pra quem vai fazer cirgia a laser lasik prk lasek wave oque for fique ATENTO, pois em inumeros casos podera ter grandes problemas que vc nao tinha antes da cirurgia principalmente visao dupla, perda de contraste ,olhos secos, cornea fina glares flares, halos starbust as famosas estrelas nos farois de carros em fim perda da visao noturna, e muito outros fui paciente a 14 anos atraz tenho so 33 anos fiz laser lasik prk em florianopolis com varios retoques minha cornea esquerda e fina com apenas 355 de espessura e a direita ainda ta em 439, mas o problema maior e a visao noturna se vc gosta de dirigir fique atento se podesse voltar atraz faria mil vezes hj nao posso usar oculos pois desenvolvi uma doenca chamada Ectasia secundaria no olho esquerdo e o direito que era 100% tambem pos cirurgia hj tambem ja esta em -4.5 cil , mesmo com minhas idas na europa inglaterra em portugal tratando com um dos mais conceituados medicos de oftmologia especializado em CERATOCONE na cidade de londres na inglaterra que e membro de um hospital dos olhos chamado MORFIELD HOSPITAL, nao conseguiu se quer amenizar os problemas chamados de aberracoes de segunda ordem post lasik.
    Nao estou ganhando nada a fazer esses comentario mas pelo menos nos qe acreditarem em mim acredito que usar lentes de contato e oculos ainda e a melhor opcao. tem um site em ingles que pode ser traduzido com um tradutor que se chama o disatre do lasik olhem e vejam os comentarios de inumeras pessoas comum igual a mim que fomos vitima tambem do LASIK
    poderia informar para quem passou pelo mesmo problema que estou passando e vo passar ate o fim, uma tecnica chamada ultracone que ate o momento tem me ajudado muito com meu problema de ceratocone meu olho pior melhorou 80% durante o dia e 70 por cento durante a noite se interessar pesquise a palavra ULTRACONE e vcs iram ver oque e nao passo mais informacoes pois vao pensar que estou fazendo propagando com isso, acredito que deveria mais ainda espero algumas melhoras pois e meu primeiro mes usando ela entao preciso de tempo pra saber se elas realmente vao me ajudar boa sorte FICA AQUI UM APELO A QUEM TEM INTERESSE NA CIRURGIA A LASER PENSE BEM ANTES DE TOMAR QUALQUER DECISAO PESQUISE NAO PERGUNTE PARA O MEDICO POIS ELES SEMPRE VAO SER A FAVOR, O PROBLEMA QUE ESSA TECNICA MESMO SENDO JA BEM CONHECIDA AINDA E INCERTO OS RESULTADOS A LONGO PRAZO, DIGO ISSO POR EXPERIENCIA PROPRIA, POIS DEPOIS DOS 5 ANOS COMECEI SENTIR ISSO ENTAO FICA UM APELO PENSE BEM AMIGO AMIGA E DEUS VOS ABENCOE
    http://www.lasikdisaster.com/ ]
    (traduza esse site para ler vc tera mais informacoes sobre o LASIK, que sera muito ultil boa sorte )

  165. carlos disse:

    51 dias por lasik, li o comentario do daniel melhorar pra vc amigo, a lasik tem complicaçoes mas tem beneficios, problemas podemem acontecer em qualquer cirurgia, mas algumas podem ser boas e outras desagradaveis…
    * Vamos la hj tem 51 pos operado, acuidade continua ruim acho eu q devido ao florate, que continuo a usar…
    NAO COÇA, NAO ARANHA MAIS NAO ARDE E NAO ESTA MAIS SECO, APENAS QUANDO FICO 8 HORAS NA FRENTE DO PC QUE FICA UM POUCO SECO MAS USO O FLORATE, LEIO TUDO QUE ESCREVO COM UMA FINA CAMADA DE IMPERFEIÇAO OU SEJA COMO SE EU ESTIVESSE COM UM OLCULOS MEIO FORA DE GRAU…REPAREI QUE O FLORATE DEIXA A ACUIDADE RUIM, CONTINUO A USAR ATÉ SEGUNDA ORDEM DO MEDICO, JA FAZ 51 DIAS QUE USO ESSE ESTEROIDE…ESPERO VOLTAR AQUI PRA FALAR BEM DA REFRATIVA LASIK, É UMA MARAVILHA FICAR SEM OCULOS MAS PRECISO DE UM POUCO MAIS DE ACUIDADE P/FICAR LEGAL …CALCULO EU Q ESTAJA COM 86% DA VISAO LIMPA…
    * So volto a responder AGORA DEPOIS DA REVISAO QUE ACONTECE NO DIA 09 11 2009 ATÉ LA

  166. Thaisa disse:

    olá…
    uso óculos desde os 4 anos de idade….e lentes de contato há mais ou menos 3 anos….meu maior sonho….. enxergar…direito como todo mundo….vou fazer minha cirurgia dia 05/11…..estou contando os segundo pra finalmente chegar esse dia…..tenho muito medo de ficar pior do que estou hoje com…6,25 e 5,75 de miopia…. Por enquanto ta muito dificil…pq n tenho óculos e tenho que ficar 7dias sem a lente pra poder operar…isso significa ficar uma semana sem ver direito….
    mas vai dar tudo certo…..confio em Deus…e no meu médico…..

  167. daniel disse:

    agradeco carlos pelo conforto mesmo assim vc te 51 dias de cirurgia e muito cedo pois a crornea tem um processo muito lento de healing seria cicatrizacao,
    va com calma, se nao ficou bom dessa vez aceite o que melhorou nao faca
    RETOQUES, pois ai que mora o perigo, deixe cicatrizar por si sao quase 2 meses pouco temp pra ter alguma resposta AGUARDE e fe em Deus

  168. Katia disse:

    Olá Alex e leitores do blog. Alguém saberia me dizer qual o resultado diferencial entre PRK comum e a PRK personalizada? O médico disse que eu não tenho necessidade da personalizada (talvez por grau baixo), mas como o procedimento não poderá ser repetido a decisão é única. Abraços! Katia.

  169. carlos disse:

    E ae amigos, RETORNEI DO MEDICO DIA 09 DE NOVEMBRO 60 DIAS APOS LASIK, RESULTADO, FIQUEI COM 0,5 GRAUS DE ASTIGMATISMO, NAO FIQUEI SATISFEITO, TINHA 3 GRAUS, A RESPEITO DO FLORATE NAO TIVE COMPLICAÇAO, 6 DIAS APOS PARAR COM O FLORATE, MINHA VISAO MELHOROU MUITO, MAS PELO JEITO ESSE JA É O RESULTADO….
    *EU NAO FARIA NOVAMENTE a refrativa lasik, O PÓS OPERATORIO É MUITO DELICADO, TEM QUE CUIDAR MUITO, SEMPRE CUIDEI MAS AGORA FOI BEM CUIDADO LAVO MEU OLHO COM ALGODAO UMEDECIDO EM AGUA, DURMI COM A PROTEÇAO DURANTE 58 DIAS PARA NAO RELAR O DEDO OU COBERTOR NO OLHO PRA EVITAR ESTRIAS…
    *LI muitos comentarios na internet que fiquei preocupado, mas ocorreu tudo bem graças ao meu amigo Jesus….
    *SO PRA FINALIZAR NAO É TODO OLHO QUE ZERA O GRAU ATENÇAO EU FIQUE COM 0,5 MEIO GRAU, FIZ MINHA REFRATIVA NO MELHOR HOSPITAL DO BRASIL-GOIANIA GOIAS- INSTITUTO PANAMERICANO DA VISAO, MEU MEDICO QUE NAO VOU CITAR NONE FOI PRA MIM UM OTIMO MEDICO MUITO ATENCIOSO, E ME ADVERTIU Q O OBJETIVO DA REFRATIVA É TIRAR O OCULOS, TO SEM VEJO BEM MAS NAO O QUE EU ESPERAVA QUE ERA ZERO GRAU…..
    O LASER QUE FOI USADO É DE 4º GERAÇAO O UNICO NO BRASIL ATÉ 11-11-2009.
    PRA FINALIZAR EU NAO FARIA DE VOLTA, GASTEI EM TORNO DE 3.800 MAIS UNS 250 DE COLIRIOS, FORA PASSAGEM E HOSPEDAGEM…NAO TIVE PROBLEMA COM O FLORETE ESSE ME DAVA MEDO, LEIA A BULA…
    VOLTO PRA 3º REVISAO EM 3 MESES, MAS TERMINO AQUI MINHA EXPERIENCIA COM A LASIK…
    AH DETALHE APOS EU PARAR COM O FLORATE MEUS OLHOS MELHORARAM NA ACUIDADE VEJO MUITO BEM A NOITE ATÉ O MEU LIMITE DE MEIO GRAU DE ASTIGMATISMO, DURANTE O DIA NAO ARDE E NAO LACRIMEJA MEUS OLHOS NO SOL, TENHO LUBRIFICAÇAO PERFEITA DURANTE O DIA USO PRA AJUDAR O FRESH TEARS….ACREDITO EU QUE AINDA VAI FICAR MELHOR MEU CAMPO VISUAL A CORNEA LEVA 6 MESES PRA SE AJUSTAR, SE EU TIVER UMA MELHORA LEGAL VOLTO E COMENTO NOVAMENTE. SUCESSO A QUEM VAI FAZER REFRATIVA, CUIDADO COM O LASER A SER USADO, SE PRECISAR DE ALGUMA COISA AQUI VAI MEU EMAIL djexplorer@hotmail.com

    até um futuro encontro, QUE JESUS ilumine sua vida.amem

  170. aniel disse:

    Estou no 9º dia de cirirgia PRK e estou ainda no período de recuperação.Melhorou alguma coisa, mas devido à nossa ansiedade queremos operar hoje e ver bem ontem.Quanto a pergunta da Katia a personalizada, de acordo com o médico que me operou e fiz a personalizada, é que melhora a longo prazo as dificuldades de ver à noite.Estou ansioso, como sempre p/ ver os melhores resultados.Médico classificou de 10 dias feliz,30 dias muito feliz e um ano felicissimo.Abraços.Indico p/ todos.

  171. JAQUELINE disse:

    Olá, gostei muito do seu tópico e me ajudou a tirar muitas dúvidas.
    Estou um pouco chateada e não se se por acaso isso aconteceu com vc.
    Operei no dia 10/11 miopia pelo LASIK, hoje enxergo bem do olho esquerdo, mas com o olho direito vejo tudo turvo, embaçado…
    Não sei se vai ficar assim, mas é um incômodo tão grande que tenho que tampar o olho direito para poder enxergar…se eu tirar a mão do olho direito, tenho que colocar na fonte bem grande para poder ler ou digitar alguma coisa.
    Você já recebeu alguma dúvida sobre esse assunto?
    Abraços

  172. carlos disse:

    jaqueline vc esta usando aenda o florate, ou algo parecido, que é um esteroide, depois de 10 dias que vc parar de usar esse esteroide suas vistas vao limpar muito mas muito mesmo…fica tranquila cuidado so com a recuperaçao nao coçar, nao deixar cair suor, nada de quimicos, e por ae vai respeita a hora de dormir muito importante para estabilizar a cornea….o embaçado sai. mesmo se ficar um poquinho de grau, o embaçado sai nao pode ter estrias no olho ae tem que correr no medico, mas se for so isso fica tranquila fiz a linha lasik 60 dias pinguei florate, depois de 10 dias q parei q foi limpar….espero ter ajudadoooo

  173. mariano disse:

    Quanto tempo depois de operado, eu poderei fazer exercícios físicos?
    Quantos dias depois da cirurgia?

  174. Marcelo Machado disse:

    O seu relato é muito útil. Fiz RPK no Hospital de Ohos de Curitiba há 5 dias e a coisa está indo do jeito que você relata. Tomara que dê tudo certo pra mim. O problema é leitura. Vou comprar uma lupa!

  175. carlos disse:

    Mariano depois de 60 dias, isso se vc fez lasik, nao deixar cair suor nos seus olhos, pode fazer exercicios evite muito peso para nao fazer cara feia e deslocar o flape…se vc fez prk 30 dias so evite suor dentro do olho…pode malhar traquilo…a prk tem a sua vantagem, pode ate lutar boxer ja no caso da lasik nao pode mais… piscina de preferencia nao deixar entrar agua nos olhos, na agua da piscina geralmente contaminada pode gerar uma infecção ocular causada por vírus e bactérias….abraços ae aos novos operados

  176. MARIANO disse:

    Certo Carlos, obrigado pelas respostas! No entanto, depois de postar aqui eu perguntei a 2 médicos quanto aos exercícios físicos e eles disseram q depois q eu tirasse a lente cirurgica eu já poderia fazer academia (musculacao).
    Por que vc recomenda 30 dias? Por que não pode cair suor nos olhos?

    *OBS: fiz PRK personalizada no HOB com dr Canrobert. Tinha 4 graus de miopia em cada olho além de 0,5 de astigmatismo. No instante em q operei sai enxergando tudo, mas à medida q as horas passavam a acuidade foi piorando. É como se eu ainda estivesse lá com uns 1 de miopia e uns 1 de astigmatismo. As vezes passa, as vezes melhora. Estranho. Espero melhoras!
    Falouws!

  177. carlos disse:

    Mariano como vc fez prk ja ta liberado academia, o medico aconselha cuidar com suor nos primeiros 30 dias, mas nao é regra…seu olho ta embaçado devido aos esteroides que esta usando naó é(colirios)usa o florate e o zymar ? melhoras ae com a nova vida….

  178. carlos disse:

    mariano o q é a prk personalizado, como funciona ?

  179. Erica disse:

    Olá, Alex!
    Depois do seu texto me decidi fazer a cirurgia e, apesar de poder fazer por qualquer das técnicas, escolhi fazer PRK.
    Queria muito saber se o remédio natural que você tomou antes e depois da cirurgia (e que acredita ter contribuído para o pouco inchaço da pálpebra) era ARNICA. Quanto tempo antes você começou a tomar?
    Obrigada!

  180. Carlos E. Gorges disse:

    Opa, fiz a PRK a 5 dias também, mas meu grau era bem menor …

    eu tenho umas dicas para o pessoal:

    – A cirurgia não doi NADA, quem já usou lente vai faze-la tranquilamente

    – Cuidado com as primeiras horas após a cirurgia, são as piores – NEM PENSE EM DIRIGIR APÓS, A PIOR DOR É 30 MINUTOS DEPOIS DA CIRURGIA

    – Compre um óculos de sol super escuro e já saia do local da cirurgia com eles. Caso seja possível escolha fazer a cirurgia a noite, pois voce vai ficar com muita sensibilidade a luz (como se tivesse dilatado a pupila) nos primeiros dias

    – os dois ou três primeiros dias são punk, dor mesmo … meu medico indicou um colirio para dor (nevanac) e um remédio para dor (tylex), mas sinceramente não notei melhoria significativa da dor com eles (apesar do paracetamol do tylex ter me ajudado a dormir pra kct). O que fez a diferenca é uma mascara térmica de gel (comprada em qualquer lugar que venda coisas para medicos e em algumas óticas)… é muito barata (comprei a fechada) e ajuda PRA KCT (unica coisa que amenizou a dor). É só coloca-la na geladeira (eu colocava no congelador pra gelar mais rapido, mas nao deixava ficar muito gelada) e colocava no olho até perder o calor.

    – cuidado com excesso de vitamina A, voce pode parar em um hospital !

  181. aloisio disse:

    fiz ceratotomia radial a 16anos ,nao teria coragem de fazer lasik nem amarrado o PRK ate faria mais a raspagem é meio que absurda . Eu tinha 7,00 miopia nos dois olhos a ceratotomia fez oito cortes radiais na periferia da cornea rebaixando seu centro,hoje 16 anos depois tenho 1,00 astigmatismo olho esquerdo e 0,50 hipermetropia direito nao preciso usar oculos é logico que tenho um pouco de aberraçao noturna, mais esses laser carissimos tambem deixam aberrações á noite então nao me arrependo de ter feito ceratotomia radial, é logico que muitas pessoas se ferraram ganhando uma hipermetropia progressiva.RESUMINDO operação refrativa é todas complicadas e com chances mais altas de complicação do que os oftamologistas dizem

  182. mariano disse:

    ola carlos. Não sou a melhor pessoa pra te informar quanto ao que seja o termo “personalizada”. Eu na verdade só optei pq pelo que pouco que escutei sobre ela, me pareceu melhor. Para vc fazer a personalizada o médico pede pra vc fazer a “aberrometria”. É tipo um mapeamento da íris e aí ele registra (I.R) a sua íris no laser. Daí o laser vai direto nos pontos (cartesianos) de onde foi marcado na aberrometria. Ouvi dizer que essa personalizada contribui para que não haja os efeitos de halos e visão dupla, visão noturna deturpada, etc etc.. Mas não sei se isso acontece mesmo. Bem, a verdade é que fiz ela mas não posso te dar nenhum “feedback” pq só tenho 21 dias de operado. Vou no médico dia 15/12. Daí te posto algum resultado blz? abracao..

  183. pablo disse:

    Fiz a PRK no final de agosto. Tinha 4.5 de miopia nos dois olhos. Após 3 meses zerou a miopia e a vista esquerda apareceu 0.75 astigmatismo, nada que incomode , mas sempre queremos tudo 100% né. Queria saber se isso é comum e se tem a possibilidade desse grau dar uma abaixada?

  184. carlos disse:

    pablo, 0,75 é poquinho se ficar nissso ta otimo, pra quem tinha 4,5 ta vendo até o futuro… possivelmente esse sera seu grau….boa sorte, hoje faz 3 meses que fiz minha lasik fiz dia 09 09 2009, fiquei com 0,5 acho q é muito mas até nao é hehehee como vc falow pablo queremos 100%
    *leio bem, a noite ta otimo, mas minhas vistas nos cantinhos doem parece ter area, ou um fio de cabelo isso todo dia, passo um gel chamado de refresh gel recomendado pelo meu medico, tem me ajudado muito…acho q aquele aparelho que abre os olhos me machucou muito, o medico me disse q nao esta lubrificando pouco o olho, trabalho 8 horas colocado em um lcd 17 polegadas, em uma distancia de 70 centimetros do munitor…. se eu faria de volta a lasik???????? acho q nao faria, gostei de ficar sem oculos mas por inquanto nao estou feliz devido a irritaçao nos olhos, cuido muito nao lavo o rosto com o olho aberto ou nada q deixe cair agua com cloro da rua….

    ver bem é otimo, vejo todo mundo na academia, tinha 3 gruas de astimatismo me resto 0,5…fiz lasik em goiania no panarericano da visao tem mais comentarios meus ai em cima, alguns fortes e ootros idiotas, mas até agora nao faria de volta a lasik a recuperaçao pelomenos pra mim ta muito chato, arde os olhos na verdade os cantinhos dos olhos, onde foi feito o corte nao doi mais o flape ja colou mas até os 55º dia nao tinha jeito de por o dedo….gente se for fazer lembre – se pode nao zerar e vc ficar com um pouquinho de grau, o pos do lasik é de 5 horas de ardencia total, pós isso nao é tao ruim, no outro dia a claridade nao incomoda mais apenas os cantos dos olhos no meu caso incomoda até hoje 95 dias depois, o medico me falo que isso rola até aproximadamente um ano, mas em 6 meses vou estar melhor…..hahahahaha que raiva….abraços a todos e até um proximo dia… ah vou por na balança a operaçao outro dia e comento pra vcs, deixa passar os 6 meses pra ver se recomendo a alguem…. por inquanto como falei nao faria de volta, claro estou feliz vejo 92% calculo eu ou seja meio grau apenas me restou….bye

  185. Leninha disse:

    Estou querendo fazer a cirurgia, meu medico me indicou a PRK. Mas como meu convenio só cobre a convencional, eu teria q pagar a diferença de R$2340. Estou super na duvida. Tenho 7.50 OD e 6.5 OE de miopia, fora o porquinhos de astigmatismo.
    Um duvida q tenho é depois de qto tempo de operada eu vou conseguir voltar a estudar bem? Estou estudando pra concursos e se isso for atrapalhar eu prefiro adiar a operaçao por mais alguns meses.
    Obrigada pela ajuda!

  186. CK disse:

    Leninha, fiz PRK há 13 dias e ainda está bem embaçado. Operei os dois olhos. O médico me disse que varia muito de pessoa pra pessoa…enquanto alguns com 10 dias já começam a ter visão boa, outros demoram 30 dias ou mais. Com 13 dias ainda não estou lendo bem, pois cansa muito e depois de algum tempo as letras embaralham e você não consegue mais ler nada. No computador também está complicado, só coisas rápidas. Se você está estudando, deixe a cirurgia para depois dos estudos, pois irá complicar sua vida. Boa sorte no concurso e na cirurgia!

  187. CARLOS disse:

    OLHA SO EU FIZ LASIK EM 09 09 2009 E SO AGORA DIA 24 12 2009 REPAREI UMA MELHORA NA VISAO EU FIZ LASIK COM LASER 4ºGERAÇAO EM GOIANIA GOIAS….
    TEM UM LINK BEM LEGAL AQUI SOBRE REFRATIVAS, LA FALA Q AULGUNS CASOS LEVA ATÉ UM ANO PRA TER UMA VISAO 100% VEJA BEM LEGAL

    http://www.youtube.com/watch?v=BOkOTAFBxhA&feature=related

  188. Tiago disse:

    Antes de fazer a cirurgia PRK li bastante e simplesmente fui por insistência! Porque se dependesse de comentários de internet eu nunca teria feito! A questão é que eu só sofri o primeiro dia por causa da fotofobia, ninguem pode esperar passar por uma cirurgia e sair de lá como se tivesse tomado o suco gummy! A visão fica MUITO melhor logo que você sai da “mesa”, e oscila muito pouco, embaça pouco… arde pouco. Eu faria a cirurgia 1 vez por mês se fosse o caso! Não há necessidade de medo, pânico. É mais simples do que ir ao dentista, não dói, não é perigosa, não incomoda (anestesia em colirio) – tanto que nem senti as famosas “garras” q só seguram as PALPEBRAS! O que é chato é ficar contando horas pra pingar colírios com intervalos de 15 minutos durante dias! Ademais é muito engraçado colocar os antigos óculos depois que você faz a cirurgia…

  189. Fernanda Fernandes disse:

    Muito bom seu texto!

  190. CK disse:

    Estou de volta…bem, depois de 50 dias da cirurgia, começou a melhorar a visão, principalmente para distâncias médias. Para longe ainda está embaçado, mas sinto que melhora a cada dia.

  191. Flavio disse:

    Caramba, esse post me ajudou muito, principalmente para eliminar alguns grilos que sempre ficam, mesmo depois de ter conversado com o médico. Estarei fazendo PRK no dia 27/01/10 – próxima quarta – em Erechim – RS, assim que puder, conto a experiência.

  192. ariana disse:

    Olá pessoal, adorei o blog, pena (ou sorte) que so fui ler td após a minha cirurgia PRK.
    Operei dia 14.01.10, fiz a PRK, senti exatamente tds os sintomas descritos no post do nosso amigo. Estou um pouco ansiosa, pois sinto que não estou ainda 100%. mas a visão melhorou muito, principalmente pq agora leio até as legendas da tv que antes eu não conseguia ler.
    Ainda estou pingando o florate e o fresh tears. Estou trabalhando e dirigindo normalmente as vezes sinto um pouco de dificuldade no computador pq tem hrs que embaça um pouco ainda… mas pelo que li, é normal até fazer uns 3o dias…
    Queria saber das mulheres que fizeram, com quantos dias voltaram a se maquiar.
    Bom, recomendo a cirurgia, mesmo não estando ainda 100%. me sinto aliviada, pois não durmo mais assistindo filme e acordo procurando os óculos pela cama..rsrs
    Beijos pessoal. Fiquem na paz!
    Ari

  193. Pompeu Daimela disse:

    Gostei muito do blog // parabéns!!!!

    Dentro de alguns dias também estarei postando minha experiência // abs!!

  194. Gilberto disse:

    Esta sexta também irei fazer a operação com o PRK personalizado (Tissue Saving) que foi indicado por eu ter 4.25/4.50 de miopia 1.75/2.25 de astigmatismo (D/E) e espessura cornea por volta de 500μm cada olho.

    Uma das duvidas que ainda resta é se faço ou não os dois olhos. Se tirar uma semana de folga será que poderei voltar as atividades normais?

    Gostei muito dos posts porque me ajudou muito a esclarecer algumas duvidas. Apesar de ja ter lido muito artigos tecnicos na internet, nada melhor do que relato de pacientes. 😉

    Principalmente para tranqulizar (apesar dos relatos do pos-operatorio) pois achei um video na internet do procedimento e não gostei muito do que vi… hehehe

    http://www.dramonicafreitas.com.br/prg_ref1.cfm?id=19

    Abraços a todos!

  195. carlos disse:

    o legal aqui é q vc pode tirar suas duvidas e nao ficar por optar ou nao pela cirungia cada um tem sua versao com voce pode ser diferente, legal se todos falasem sobre suas experiencias, fiz lasik dia 09 09 2009 fiquei com meio grau mas minha visao ta limpinha… so os meio graus q ficaram para traz, ta ruim mas ta bom… hj dependo de colirios a base de gel pra lubrificar meus olhos, quando e cortado o olho desliga algumas ligaçoes nervosas, mas o gel tem me ajudado muitooooo abraços visao boa a noite e de dia nao tenh problemas com o sol, apenas com computador os cantinhos dos olhos ardem ao extremo, deve ser secura ocular… mas ja estou muito melhor…comenta ae é facil….tire duvidas com a galera q esta aqui ….

  196. Katia disse:

    Ariana, fiz o PRK e depois de 20 dias o médico liberou a maquiagem. Só atento para ter mais cuidado na hora de apertar o curvex pois dá pra sentir as cicatrizes dentro do olho, e não passo demaquiante para remover o lápis da linha interna. E depois aplico o colírio.

  197. Eduardo disse:

    Bom, segue meu relato de recuperação para o pessoal que vai fazer ou que acabou de fazer a PRK. A minha foi personalizada com Wavefront. Estou no 22 dia no OE e 19 dias no OD. Seje meu post:

    http://minhaexperinciacomaprk.blogspot.com/2010/02/minha-experiencia-com-prk.html

    Acho que quanto mais pessoas fizerem um relatório detalhado, como este e como o que estou fazendo, acompanhando a recuperação dia-a-dia, ajudará psicologicamente muitas pessoas que estão se recuperando e que ainda não decidiram pela cirurgia.

    Parabens Alex! Vida longa e olhos de Águia!!

  198. Érika disse:

    Ai ai ai…
    acebi de agendar a minha, mas agendei pra daqui um mês.
    Vou ser sincera, quando o médico me falou que o meu tinha q ser PRK eu fiquei feliz pq eu tinha horror ao fato de que alguem ia cortar um parte do meu olho (LASIK) rsrs.
    Mas agora q li seu texto eu não to mais feliz não, eu to assustada igual eu tava antes de fazer os exames… kkk
    Vou com fé, coragem e super preocupada pq 1 mês depois da minha cirurgia vou entregar meu trbaalho da pós, isto é, sinto que terei q terminar essa monografia 1 mês antes do prazo pois vou ficar tmeporariamente inválida para computadores… hmmpf

  199. Fabio disse:

    Parabéns pelos depoimentos.
    Hoje faz 8 dias após a cirurgia PRK, e mesmo o médico dizendo
    que é normal esta vista não nítida, fiquei preocupado.
    Somente com os seus depoimentos para me tranquilizar.
    Pois você descreveu exatamente tudo que eu passei até agora.
    Abraços.

  200. Maurilio Filho disse:

    Bom dia, pessoal. Ótimos comentários… este ano completaram 20 anos que utilizo óculos. Tenho 28 anos. Faz 12 dias que fiz minha cirurgia (LASIK) em Uberlândia-MG. Tinha astigmatismo alto (5,00 no olho direito e 5,25 no olho esquerdo). Ainda está um pouco turva a visão e o olho um pouco seco, mas bem melhor do que estar de óculos (uso OPTIVE colírio de 2h em 2h – ele lubrifica e hidrata a superfície ocular). Aconselho a todos que puderem fazer a cirurgia, seja LASIK ou PRK. A visão realmente no início fica meio flutuante (em alguns momentos melhor do que em outros). O oftalmo tem que te passar muita segurança e te informar de todos os riscos, mas vc não deve ter medo, principalmente se vc tem um SONHO a realizar… Não senti dor nenhuma, nem no 1º dia. No 2º dia senti uma “areia” nos olhos e só… uns dias depois senti novamente, mas devido ao olho seco. Dá-lhe OPTIVE e pronto! A cada dia a visão está melhor… em 15 dias volto ao meu oftalmo para ver sobre algum eventual grau residual (rimou, rs). Abraço a todos e FIQUEMOS LIVRES DOS ÓCULOS CORRETIVOS, que prendem nossa vida e amarram nossa felicidade!

  201. Flayza disse:

    Boa noite,

    Parabenns pelo seu post, é muito bom.
    Tenho 3.75 de miopia em cada olho, e sempre usei lentes de contato, fui a uma consulta no HCSP e eles me recomendaram fazer a prk, pois minha cornea tinha uma pequena elevação fora do normal, mas o que não desaconselhava a realização da cirurgia, apos consultar outro medico, o mesmo me disse que eu podia fazer a lasik…Não sei pela qual optar, pela facilidade da recuperação eu estou tendenciosa ao lasik, mas dizem que o PRK apesar da recuperação lenta e dolorida pode ser mais segura… Alguem pode me ajudar? Sabem o que pode acontecer no futuro se eu fizer pelo metodo lazik?

    obrigada,
    Flayza

  202. Mariana disse:

    Obrigada pelo post! Estou no segundo dia, morrendo de ardência. Já estava preocupada com isso, até liguei para o médico, mas depois de ler esse texto que me acalmei de verdade. (é normal sentir o bombril, afinal… rs)
    Mais uma vez, obrigada.

  203. Simone disse:

    Amei..
    Hoje fui fazer os exames e o médico me recomendou PRK. Fiquei grilada…
    Em 2003 ou 2004, eu tinha 4.25 3.5 de miopia, fiz lasik… na epoca, ficou resquicio de .25 em cada olho. amei o resultado. Com o passar dos anos, a miopia foi voltando, ate que hoje, em 09.03.2010, estou com 3.25 em cada olho (miopia).
    Como já disse, seria uma cirurgia corretiva, imaginei que seria lasik, mas meu m’dico disse que so dava para PRK, por causa da espessura.
    fiquei bem insegura após ver o videozinho no consultorio sobre o pos operatorio…
    quando fiz minha primeira cirurgia nao tinha nada de lente, no dia sguinte tava no trabalho. fiquei grilada e vim pesquisar e achei este site… tudo de bom.
    Decidi desistir da cirurgia, pelo menos por ora. Nao posso ficar uma semana sem trabalhar agora e tb com computadores o dia inteiro.
    Muito obrigada pessoal.
    E boa sorte

  204. RONALDO TAVARES disse:

    Sou antigo fregues de cirurgias dos olhos.A primeira foi em 1989 pelo LASIK,quase 6 de miopia em cada olho c 1,0 de astigmatismo em cada olho.Foi td maravilhoso e fiquei somente c 0,25 e 0,50 de astigmatismo.Passaram-se 10 anos e em 2001 fiz mais uma no LASIK de 5 graus de astigmatismo q cresceu bastante nos 11 anos da primeira cirurgia…TD foi bem ate 2005 quando os problemas de visao retornaram e de forma muito flutuante. As pessoas q fizeram a ceratotomia radial no bisturi,muitas dessas pessoas como eu,ficaram hipermetropes. HJ nao tenho mais miopia ,mas um astigmatismo de 5,0 no OE e 3,25 no OD mais 2,50 em cada olho de hipermetropia. Isso pq reduziu faz pouco tempo em 1 graude hipermetropia em cada olho. Ontem fiz o wave front,q foi determinante pra cirurgia ser permitida. So poderei fazer agora o PRK ,e pelo q li ,sera mais doloroso. O LASIK tem recuperacao rapidissima…Acho q ficarei bem tenso,pq eh uma cornea q ja foi bem mexida,nao sendo recomendado mais o LASIK. E PRA ENCERRAR,GOSTARIA DE DIZER A TDS Q RECLAMARAM DO OLHO SECO,Q COLOQUEI NOS MEUS OLHOS A UM MES ATRAS, UM PLUG EM CADA OLHO NO CANAL LACRIMAL, Q ACABA DE VEZ C A SECURA NOS OLHOS. ELES SAO IMPORTADOS E O PLANO DE SAUDE AUTORIZA A COLOCACAO. A VISAO DE CARA FICA C UMA MELHORA INCRIVEL.QUALQUER DUVIDA, LIGUEM 21 78754530. OS MEUS CUSTARAM 1100 REAIS E O PLANO PAGOU TD.

  205. RONALDO TAVARES disse:

    GOSTARIA DE CONSERTAR Q MINHA PRIMEIRA CIRURGIA FOI CERATOTOMIA RADIAL E NAO LASIK, COMO COLOQUEI NO POST ACIMA,ATE PQ NAO EXISTIA LASIK NAQUELE ANO.

  206. Marcia disse:

    Ola pessoal, hj passei em consulta com o medico do Alex, Dr. Armando. Que coincidencia….estava aqui buscando informaçoes e me deparo com o texto do Alex e o mesmo medico que eu. Vou fazer a PRK Personalizada em maio, quando estarei de ferias. Ate la continuarei lendo os relatos de quem ja fez. obrigada!!!

  207. susana disse:

    alex, que oaaaááásiiiiss!!
    fiz o PRK nos dois olhos há 4 dias e revi no teu relato várias sensações por que passei.
    a vista está embaçadíssima e eu, que uso computador pra trampar também, fiquei preocupada com essa recuperação lenta, além da possibilidade de nunca mais enxergar direito etc.. essas piras.
    agora, pelo menos, tenho um alento!!!
    por último, deixa eu voltar pras minhas fresh tears e outros 40571 colírios.. aiai.
    abraço e valeu por compartilhar tua experiência!
    susana.

  208. Gisele disse:

    Olá.
    Tudo bem?
    Por favor, alguém já se submeteu a uma segunda cirurgia com o lasik e após precisou fazer uma correção do epitélio?
    Ou seja, mesmo após a segunda cirurgia não consigo enxergar bem, principalmente de um olho e o médico disse que precisa abri os flaps e aparar o epitélio nos dois olhos (acho que foi isso que entendi).
    Por favor, se alguém já passou por isso ou conhece alguém que tenha passado me fale.
    Agradeço.

  209. Gilberto disse:

    Pessoal,

    Para aqueles que passaram pelo PRK uma pergunta. Imagino que muitos ficaram com olhos ressecados após a cirurgia, principalmente pela manhã ao acordar.

    Qual o colirio humectante que vcs têm usado? Eu estou usando o Optive, mas estou aceitando recomendações!!

  210. Gustavo TRevisan disse:

    Fui operado há 16 dias. Tb Uso o Optive (só achei caro o frasco de 15ml – R$ 40)

  211. Gustavo TRevisan disse:

    Tenta o Fresh Tears… Mas se seu médico disse para usar Optive, continue no Optive…

  212. Gisele disse:

    Já usei o optive e agora comprei o ecofilm (é mais barato)

  213. Rodrigo disse:

    lá amigos. Fiz a Lasic no dia 18/03 ( 2 semanas atrás) pra correção de 5,5º e 6,5º de miopia OD/OE. Em relação a desconfortos, eu não senti nem dor, nem ardencia, nem coceira, nada no pós operatório…
    Em relação a acuidade visual acho que está em cerca de 90% do olho direito e 70% do esquerdo. No olho esquerdo ainda enxergo embassado, com uma névoa.
    Na primeira revisão o médico falou que isso não é grau, o problema é que apareceram estrias na cornea, mas segundo ele, normalizará sozinho em no máximo 3 meses.
    Mas no geral nem se compara o antes do depois. É claro que quando eu usava óculos eu enxergava mais nítido, mas só de não precisar usar mais óculos nem lentes já é muito bom. A visão noturna ainda incomoda um pouco, principalmente no olho esquerdo.
    De acordo com os progressos eu vou postando aqui.
    Infelizmente há pouquíssimos relatos de quem fez LASIC.
    Um abraço e boa sorte à todos.

  214. Gustavo disse:

    Olá a todos! Ontem foi minha 1ª consulta após 30 dias da operação laser. Minha visão está ótima; o oftalmo disse que hj enxergo melhor do que com óculos (pelos testes que ele aplicou) Não fiquei com grau residual. O único incomodo é a secura ocular pela manhã, mas nada que um pouco de Optive não resolva. Também estou evitando dirigir durante a noite, pois há um ofuscamento maior do que o normal, e também uma formação de arcos de luz que atrapalham um pouco os reflexos… Isso o médico disse que diminuiria de 6 meses até um ano. abç! Gustavo!

  215. RONALDO TAVARES disse:

    Quem tiver c secura nos olhos,eh so pedir pro medico a colocacao do plug no canal lacrimal. Isso q resolveu meu problema de olho seco, e o plano de saude banca o produto.

  216. Fabiana Alcanfor disse:

    Gustavo, qual foi a técnica que vc fez?

  217. Natália Pacolla disse:

    Olá pessoal, fiz a minha PRK há 16 dias e tenho acompanhado o post diariamente, pois sou muito grilada, ontem mesmo chorei bikas, pq não consigo dirigir a noite quando volto da facul e pelo q tinha visto o Alex não passou por isso, então resolvi ler os demais comentrários e me acalmei bastante… tem pessoas iguais a mim Ufffa!!! pelo menos eu tenho uma vantagem… posso esquer o fresh tears pela manha, só pingo pq precisa mesmo, pq não sinto nada de olho seco, mas realmente a visão está muuuito embaçada ainda, até pq mexo com cumputador e leio processos o dia todo, tenho ficado muito cansada!!!
    Obrigaaaaaaaddddddaaa!!! Mesmo pessoal, acho que eu já teria surtado se não fosse o relato de vcs!!!

    Bjks!

    Ps: A maquiagem foi liberada no 5º dia, mas passando o demaquilante muito de levinho, nada de esfregar…

  218. Liane disse:

    Oi…
    Estou no meu 9º dia de cirurgia PRK…. Já estava a ficar louca pk a minha visão está ainda mt turva e embaciada… por momentos pensei que tivesse corrido mal, mas graças a este blog consegui ficar um pouco mais descansada pelos relatos que li…
    Agradeço imenso ao Alex ter partilhado a sua experiência..
    Boa recuperação para todos que estão a partilhar neste momento a experiência PRK.
    bjks.

  219. Marina disse:

    Olá!
    Fiz a minha cirurgia PRK dia 29/04/10. Como muitos aqui, fiquei supercontente de ver que não sou a única a ficar grilada…
    O que mais me incomoda é o fato de achar que no fim da semana passada eu estava enxergando melhor que desde o começo desta semana. Estou relevando e considerando que é a “flutuação” normal da acuidade pós-cirúrgica e vou esperar até dia 28/05 que é minha próxima consulta.
    Deveria ter sido LASIK, mas na hora da cirurgia a médica pediu mais um exame e mudou de técnica por uma característica específica da minha córnea que eu não sei o que é (não perguntei porque provavelmente não iria entender).
    Na minha consulta de 1 semana pós cirurgia a médica disse que eu estava com uma mancha branca no olho direito e uma dobra no esquerdo (que sairiam com o tempo – ela disse que levaria 3 meses para estabilizar). Apesar da mancha, o olho direito enxerga melhor que o esquerdo. Vamos aguardar…

  220. Paulo Henrique Medeiros disse:

    Olá pessoal, fiz PRK em Goiânia, no Instituto Panamericano da Visão. Super tranquilo a cirurgia, não senti dor durante, nem após. Três dias após a cirurgia foram retiradas as lentes. Um dia após a retirada das lentes, não sei por qual motivo (o médico acha que cocei os olhos, mas, eu tenho certeza que não) o epitélio do olho esquerdo abriu… tive que ir pro instituto na hora pq nao conseguia nem abrir os olhos, parecia q tinha um caminhão de areia nele. Mas, o médico pingou um anestesico, alivio total e colocou novamente uma lente de contato nesse olho, a qual ficou 4 dias. Hoje estou no 20º dia… o olho direito está praticamente 100%, mas o esquerdo estou achando minha visão ruim. Estou dirigindo, etc e voltei a trabalhar esta semana (trabalho 9h/dia em frente ao computador). Ainda estou meio angustiado, mas, lendo os depoimentos acima, fico mais tranquilo. Tenho medo de não ficar com uma visão boa.
    Antes da cirurgia eu tinha astigmatismo. OD: 2.75 OE: 1.50

    Hj tenho retorno no médico.
    Volto a postar daqui uns dias….
    abraço a todos

  221. Joaninha disse:

    Olá pessoas… realmente este relato é o que estava faltando e fiquei aliviada em ler tudo isso… e ansiosa também… minha cirurgia será em julho… PRK também… será no hospital Albert Einsten… passei pela clínica Lotten Eyes… alguém conhece? fica no Jardins em São Paulo.
    Minha preocupação é porque farei numa quinta e já trabalho na terça… será que dá?

    bjos a todos

  222. Gustavo disse:

    Olá Fabiana Alcanfor,

    Fui submetido à técnica PRK. Hoje, quase 3 meses após a cirurgia, enxergo perfeitamente bem, e praticamente não tenho mais secura nos olhos, tanto que raramente uso o colírio… A única coisa que ainda possuo é a formação de halos e rastros de luz na visão noturna. Hj ainda evito dirigir à noite por causa disso…

  223. Paulo Henrique Medeiros disse:

    Olá pessoALL,

    23º dia após a cirurgia. Visão do olho direito 100%. Olho esquerdo ainda deixa a desejar, tenho um pouco de visão dupla ainda! Estou usando o Florate 4x ao dia e as vezes pingo um lubrificante (Systane).

    Volto a postar daqui uns dias….
    abraço a todos

  224. Marina disse:

    Joaninha,

    Foi exatamente o que aconteceu comigo: minha cirurgia foi numa 5ª feira e eu consegui voltar a trabalhar na 3ª feira. A intenção era trabalhar 2ª, mas não estava enxergando o suficiente (trabalho burocrático, maior parte no computador) e fui embora.

    Hoje (26º dia) eu continuo achando que na semana retrasada estava enxergando melhor…

  225. Marcos disse:

    Olá joaninha tudo bem também fiz no hospital Albert Einsten em 15 de março 2010.Método prk hoje faz 2 meses, fique transquila é rapido e muito simples,aconselho a fazer nas férias, também fiz nas férias (30 dias )esses 4 dias que vc disse “”esquece vc não vai conseguir abrir o olho fora que a vista vai ficar embaçada””pelo método prk(método mais seguro) porque o ideal é seguir a risca para uma boa recuperação passei 10 dias na escuridão,sem mexer com o computador ou televisão,ao sair depois do 10 dias óculos escuros com proteção uvb e uva até em dias nublados rsrsrs confesso que foi meio exagerado mas que gosta de mim sou eu, hoje valeu a pena ainda faço acompanhamento no oculista 1 vez por mês agora usando o florate 2 x ao dia. visão 95% até estou devorando as letrinhas miúdas em locais distantes sem forçar é claro percebi que sempre no final do mês fica um pouco embaçado no dia e no dia seguinte mas depois volta ao normal o médico informou que é devido a estrias esta em fase de cicatrização…depois volto para comentar os finais. já ía esquecendo de agradecer o grande amigo Alex Hubner o autor dessa página que também antes de fazer a cirúrgia acompanhei bastantes os posts do amigos que aqui colocaram sua experiências abrcs a todos.

  226. Marina disse:

    Olá!

    Fui hoje (consulta de 1 mês) à oftalmologista. Minha dobra do olho esquerdo não existe mais (consequentemente o astigmatismo diminuiu de 1,75 para 1) e a mancha branca do direito agora é uma névoa.

    Continuo não enxergando tão bem (“visão dupla”), o astigmatismo é uma coisa chata… Descobri uma coisa muito interessante hoje no teste de visão: depois de uma determinada linha fica mais fácil de ler porque as letras diminuem e não encavalam mais! E inclinando a cabeça para os lados a posição da “letra sombra” muda (é o eixo do astigmatismo).

    Não mencionei antes porque não sei os números exatos, mas eu tinha miopia de “5, alguma coisa” no olho esquerdo e “6, alguma coisa” no direito. 1 de astigmatismo em ambos os olhos. Aparentemente a miopia zerou.

    A orientação agora é pingar Systane de 2 em 2 horas e devo retornar daqui a +1 mês.

  227. Paulo Henrique Medeiros disse:

    Olá pessoALL,

    30º dia. Visão do olho direito perfeita. Olho esquerdo ainda não está legal, segundo o médico, a recuperação desse olho está lenta porque nele tinha astigmatismo e hipermetropia, no olho direito era somente astigmatistmo. Usei o Florate 28 dias 4x ao dia, ficarei usando uma semana 2x ao dia, e mais uma semana 1x ao dia. Como lubrificante estou usando o Optive, infinitamente melhor que o Systane. Visão noturna não está muito legal, muita visão dupla.

    Volto a postar daqui uns dias….
    abraço a todos

  228. Marina disse:

    Paulo,

    Achei engraçado e resolvi comentar: para mim há prós e contras quanto ao Optive e ao Systane, mas ainda prefiro o Systane.

    Systane:
    – Enxergo melhor
    – Só consigo produzir lágrimas “forçando um bocejo”. Logo no começo, meu olho me parecia seco (apesar de lubrificado).
    – Misturando um pouco de lágrima natural o efeito é bem melhor.

    Optive:
    – Mais confortável
    – Mais fácil de produzir lágrimas
    – Pior qualidade da visão

  229. Paulo Henrique Medeiros disse:

    Marina,

    acho que generalizei né?

    Mas, no meu caso:

    Systane:
    – Enxergo pior
    – Não consigo produzir.
    – Mesmo misturando um pouco de lágrima natural o efeito é bem ruim.

    Optive:
    – Mais confortável
    – Mais fácil de produzir lágrimas
    – Ótima qualidade da visão

    abraço a todos

  230. Paulo Henrique Medeiros disse:

    * Não consigo produzir lágrimas nem “forçando um bocejo”

  231. Paulo Henrique Medeiros disse:

    PessoALL,

    Hoje é o 40º dia após a cirurgia. Ainda uso o florate (1x ao dia). Resumindo: ainda não estou satisfeito com o resultado, tenho a sensação que vou precisar usar óculos ainda. Olho direito 100%, apesar da visão dupla noturna, olho esquerdo não tá legal ainda, creio que tenho uns 70% da visão. Não enxergo bem de longe. Tenho consulta no final do mês. Mas, mesmo assim, é muuuito bom acordar e já enxergar, dormir assistindo televisão, tomar banho enxergando tudo… rs!!!

    Volto a postar daqui uns dias….
    abraço a todos

  232. Rodrigo disse:

    Olá Pessoal,

    Estou no meu sexto dia pós operatório PRK, o texto me ajudou a esclarecer muitas dúvidas, algumas situações que já passei e outras que não passei, como dor. Meu médico me deu dois comprimidos antes da cirurgia e um para tomar a noite para dormir bem, não tive problemas com dor, a não ser um pequeno desconforto no primeiro dia, mas nada que uma tarde inteirinha de sono não resolvesse, alias, foi muito bom, tirei meu atraso de sono. No terceiro dia foi um pouco dificil, pois a imagem duplicada e desfocada dificultava muito a visão, mas a noite já pude sair jantar com minha esposa no dia dos namorados, o que elevou lá em cima meu ego, fiquei muito motivado.
    Não precisar usar óculos é muito bom, apesar da minha visão não estar 100% ainda, mas já fiquei bem tranquilo quando ao tempo de recuperação informada no texto.
    Indico para quem quizer fazer, consulte um bom oftalmo, faça perguntas como:
    Quantas cirurgias desta ele faz por mês. Isso irá expor a experiência do médico.
    Se possível anote em uma agenda todas suas dúvidas.
    Realizei minha cirurgia com o Dr Sérgio Martins na Clínica de olhos e da pele em Foz do Iguaçu – PR. Ótimo médico, excelente estrutura de atendimento.
    Gastei R$ 2,500.00 reais na cirurgia + consultas + exames e um bom óculos de sol, cerca de R$ 3,100.00 valor bem acessivel que pode ser pago em suaves prestações, nada que 2 anos de lente não pague, o que não tive muito boa experiência com uso de lente.

  233. RONALDO TAVARES disse:

    Oi,devo operar ate julho,mas acho q as pessoas q postarem aqui deveriam colocar quanto ja pagaram,so pra efeito de comparacao de precos,pois meu medico quer 3500 reais por olho,alegando ser a minha prk personalizada, alem de 640 reais, dos exames, q ja paguei faz tempo. Acho q devo procurar outro medico.

  234. Cristina disse:

    Olá pessoal?
    Este site foi muito esclarecedor para mim. Abraços e boa sorte à todos.

  235. Marina disse:

    Ronaldo,

    Minha cirurgia, consultas e exames foram pagos pelo convênio médico. Não sei quantos graus vc tem (nem se tem convênio), mas aparentemente acima de 5 graus todos os convênios são obrigados a cobrir.
    Também não sei onde vc mora, mas achei o valor cobrado pelo médico exorbitante. Eu consultaria outro.

  236. RONALDO TAVARES disse:

    Marina, esqueci de falar q ja fiz 2 cirurgias e sou, no linguajar medico,um paciente retratado. Primeiro fiz em bisturi,depois no lasik.e agora so posso fazer mesmo o prk. Como nao eh a primeira cirurgia,o medico alega maior trabalho no meu problema. Chama-se cirurgia personalizada e c relacao ao plano de saude eu cai em exigencia e so em meados de 2011 estaria liberado,ai preferi cancelar o plano. MESMO assim o medico so nao cobraria a internacao,o procedimento cirurgico eu pagaria, tipo por fora.

  237. Priscila disse:

    Gostei muito do seu depoimento e confesso que fiquei bem mais tranquila, pois hoje é o meu 16 dia após a cirurgia (fiz no di 11/06) e ainda não estou enxergando 100%. Fico feliz apenas pela manhã quando minha visão é perfeita… Mas no decorrer do dia vai piorando tanto para perto quanto para longe… Quando me irrito muito por não conseguir enxergar direito, dou uma cochilada pra acordar com a visão melhor… Acho que a vista vai cansando e vai piorando… Estou ansiosa pelo trigésimo dia… rs.
    Valeu pelas dicas e obrigada por prestar esse auxílio tão importante…

  238. Maína disse:

    Fiz a PRK na quarta-feira à noite (apenas no olho direito) e não estou sentindo nada. A visão está embaçada, mas muito melhor do que sem óculos e, algumas vezes, sinto a famosa areia nos olhos. Desde a cirurgia até agora não senti dor alguma (de verdade! nadinha!), talvez seja porque tomei Lisador 1 hora antes da cirurgia, antes de dormir e quando acordei, só pra garantir (que meu oftalmo não leia isso!). Hoje é meu 3º dia e desde ontem uso o computador, é claro que com um olho só.
    Pelo que li, percebo que é bem melhor fazer um olho de cada vez, fora que, se você conversar com seu oftalmo, ele dará uma semana de licença pra cada olho.
    Segunda-feira à noite faço o próximo olho. É aí que eu quero ver! Acho que nada de livros, TV ou computador…

  239. Maína disse:

    Ah… esqueci de colocar o valor!

    Pesquisei alguns preços e vi que, como tenho mais de 5 graus em cada olho, valeria mais a pena pagar um plano de saúde.
    No hospital em que faço custa R$ 1500 por olho, fora os exames.
    Comecei a pagar o plano pela Intermédica e pago mais ou menos R$87,00 por mês.
    A carência para cirurgia é de aproximadamente 5 meses (o meu não teve carência porque é empresa).
    Acredito que seja infinitas vezes melhor pagar um plano. Além de não pagar a cirurgia, paguei apenas um exame: o Orbscan, que custou R$200,00. Fora isso, tudo foi coberto.
    Eu indico a Intermédica, estou muito satisfeita.

  240. Luana disse:

    Genteeee! Parabéns e obrigada pelo post! Vc descreveu perfeitamente bem a cirurgia! Operei ‘agora’, dia 07/07/10, e é exatamente com vc explicou. Minha cirurgia foi pelo plano, eu não tive mto tempo para pensar, dia 27 farei 24 anos e meu plano já não cobriria mais. A duração da cirurgia foi de menos de 10 min e tudo foi do jeitinho que vc disse. A única diferença comigo foi a recuperação… acredito que, pelo menos até hj, minha adaptação esteja sendo melhor que a sua, pelo que vc descreveu, eu sinto menos incômodo.. Mas nada que importe, como qualquer outra cirurgia, as nossas reações variam de pessoa p/ pessoa… *esqueci de dizer: tinha pouco grau..1,75 e 1,50. Ah, o médico colocou no meu olho esquerdo uma lente, pois a minha córnea é muito mais curva que a outra, quase o suficiente para eu não poder operar, e ele disse q, com a lente, eu sentiria menos ardência. Vou tirar no dia 13/07.
    Li alguns posts pela metade(preguiça!), a respeito dos colírios utilizados. Estou usando PredFort, Vigamox e Systane. O Paulo falou do Optive…guardarei o nome!!!
    Ah, dirigi ontem a noite, com chuva e sem companhia… foi tudo infinitamente melhor do que antes. Acho que isso é tudo! =)

  241. Luana disse:

    Vc sabe me dizer se haveria alguma restrição com relação a viajar com 1 semana de cirurgia? De ônibus… viagem de 6h???
    Meu médico disse que pode liberar, conforme o que ele concluir na consulta de quarta-feira, 1 dia antes da viagem, mas que ele prefere ter o paciente por perto por pelo menos 15 dias. Ele tá liberal demais ou é tranquilo assim mesmo? rs
    Agradeço desde já pela ajuda. =)

  242. Raquel disse:

    Gente, fiz minha cirurgia dia 06/07 a noite pelo metodo LASIK, pois minha cornea é boa. Tinha uns 3 de hipermetropia e 1,75 de astigmatismo no OD e quase isso (um pouco mais no esquerdo). Resolvi fazer, mas confesso q ainda me preocupo como vai ficar. Já enxergo o computador bem sem usar oculos, mas tenho a constante sensação que preciso de oculos. Minha médica disse que para hipermetropes a recuperação é mais lenta, demora mais. Fora isso, quase nao tenho olho seco, nem coceira. Tomo os cuidados e fico quase o dia todo de oculos escuros, pois a claridade me incomoda bastante.
    Alguem pode me dizer se estou dentro do normal?
    Uso Vigadexa (4 x ao dia) e Trissol.
    Agradeco

  243. B. disse:

    Cara, muito obrigada. Eu operei meus olhos por lasik em 2002 e duas horas depois já enxergava feliz da vida, apesar de ter ficado com um pequeno grau residual de 0,75 que não me incomodava muito. Mas de dois anos para cá, minha miopia voltou a 2 graus e resolvi operar. Por minha córnea ser muito fina, o médico falou que só poderia ser por esta outra técnica. Ele até me avisou que a visão ia ficar meio embaçada. Mas foi um completo choque, porque entre “um pouco embaçada” e o que eu estava vendo, eu quase chorei de desespero. Hoje estou no 4 dia pos-op e venho passando exatamente pelo que você descreveu aí e isso me deixou muito mais calma.
    O que posso dizer a quem vai operar ainda é: escolham lasik. Eu não tive nenhuma complicação pos-op e voce enxergar logo apos é maravilhoso. Eu teria feito de novo sem piscar, se a espessura da minha córnea tivesse permitido.

  244. Joaninha disse:

    Olá pessoas!!

    Fiz a cirurgia na última quinta (dia 15/07) e hoje, com um pouco de sacrifício, é meu primeiro contato com o computador… claro que em tela mais escura possível.

    Para mim a cirurgia foi tranquila, fiz no Albert Einsten e fui a primeira… porém a anestesia durou uns 10 minutos apenas… estava feliz da vida lendo as placas de localização dentro daquele hospital enorme quando de repente… pimba! o alcool com o bombril apareceram… caraca que dor era aquelaaaaaaaaaaa!! Fiquei quinta e sexta com uma dor mto insuportável a ponto de nao conseguir falar com as pessoas e querer xingar quem puxa assunto com vc… o segredo realmente foi dormir… tomei Lisador junto com o Tilatil que o médico passou… o Lisador costuma dar bastante moleza e sono… e foi o que ajudou… no sábado consegui abrir o olho algumas vezes… ainda ardia muito… ontem consegui até ver tv de óculos escuros…sem dor nenhuma.,.. e com a visão ainda embaçada… hoje é dia de voltar na clinica para tirar as lentes;… meu olho direito está irritado… sinbto que a lente rasgou mas nao quero ficar mexendo pra ver o que aconteceu… daqui algumas horas a médica vê e tira essa lente logo… era pra eu voltar a trabalhar hoje, porém a médica disse que enquanto eu estiver com as lentes é repouso!! portanto amanhã é dia de trabalhar e ver a cara feia da chefe que já me esperava hoje e eu nao apareci… rs

    Claro que qualquer dor, irritação qualquer coisa mesmo… nao tem preço perto do que a gente sente ao acordar e enxergar.,.. de manha a vista é perfeita… com o passar do dia embaça um pouco… mas é normal… esse blog me ajudou mto.,.. e eu recomendo siiiiiiiiiiiiiiim a todos que quiserem fazer a PRK!!!

    Parece engraçado… mas eu soh conseguia pensar em assistir filme 3D logo sem ter que colocar um óculos em cima do outro… assim distraia a dor…

    Assim que der passo por aqui denovo para contar mais.

    Um grande beijo a todos!!!

  245. Rafael Stefano disse:

    Sou transplantado no olho esquerdo e vou fazer um PRK pra corrigir o grau. Tem alguém ai q já passou pela mesma situação q eu?

  246. pedro disse:

    Boa tarde a todos:

    Alguém que fez a tal cirurgia de PRK em conjunto com a técnica “crosslinking”, que é para o ceratocone, pelo que eu venho lendo? Pelo que fui informado, o LASIk e o PRK (não tenho certeza) não são recomendados para ceratocone.

    Obrigado.

  247. mafe disse:

    leia sobre o prk!

  248. B. disse:

    Hoje estou com 14 dias de operada do olho direito e já enxergo bem normal para perto. Para longe, não vejo completamente bem ainda mas com certeza melhor do que antes. Meu médico disse que a miopia zerou mas que fiquei com 0,75 de astigmatismo (20/50 de snellen) mas que ainda deve melhorar ainda uns 20%. Apesar de provavelmente não zerar totalmente, com a visão que tenho no momento não sinto falta de correção com óculos.
    O meu olho esquerdo operei no dia 20/07 a noite (três dias atrás) e hoje acordei com muita dor e olho muito inchado, quase não abria. Desesperei-me e fui no consultório, o médico disse que provavelmente a lente teria se deslocado um p[ouco mas que a córnea estava seguindo a cicatrização esperada e passou compressas geladas com soro, antiinflamatório oral e aumentou a frequência de acular. Hoje a noite está praticamente desnchado e a dor sumiu. Amanhã vou a outra consulta para avaliar a retirada da lente. Rezem por mim! Beijos e melhoras a todos que vem aqui atrás de ajuda e consolo.
    Novamente, um abraço e parabéns `a iniciativa do Alex

  249. Nica Pires disse:

    Oi, pessoal. Bem, farei hoje minha cirurgia, estou em Sampa, só para isso. O médico deixou-me segura o bastante e, farei, nos dois olhos.

    O relato acima, é “tudo de bom”, mais certa fico. Para eu continuar acompanhando os sucessos de todos, lerei com mais frequência e contarei minha história, também aqui.

    Até amanhã.

  250. Ricardo disse:

    Operei por Lasik há 4 dias, um olho está bom, o outro está bem embaçado. Tomei banho no dia da opreação (não sabia que não era recomendável) e minha visão do olho esquerdo ficou pior do que estava. Sentí uma dor e a visão ficou embaçada. Lí seu texto e me foi um tanto reconfortador. Até me fez rir. Estou no 5 dia e com a vista ainda embaçada, com levíssima melhora dia a dia. Preciso voltar ao trabalho, e farei com um olho só. Obrigado pelo relato que me faz bem.

  251. Felipe disse:

    Valeu pelo post. Muito Bom!!!…e comédia. rs
    Vou operar na semana que vem e seu texto me ajudou muito.

  252. Ricardo disse:

    Fui ao médico e descobrí que foi feito PRK sem que me avisassem ao invés de Lasik. Me disseram o motivo e até concordei, mas muitos problemas seriam evitados. Não sabia que havia uma lente no meu olho e quando tomei banho, o vapor secou a lente e ela saiu e nem a ví. Fiquei com o olho desprotegido sem nem saber. Bom, podia ser pior, podia ter sido minha córnea né..rs.. Agora, coloquei outra lente para proteger e espero que melhore a recuperação. E deixo a recomendação: Não tomem banho no dia da operação. O vapor tem menos sais do que a lágrima, o olho absorve a água condensada do vapor e sua superfície fica desidratada e cola com a pálpebra. Acho que tento no caso da Lasik quanto no PRK é uma dica boa. Não custa seguir, deixa pra tomar o banho no dia seguinte quando seu olho já vai estar mais recuperado. Um gde abraço!

  253. RONALDO TAVARES disse:

    DIA 13 de agosto fara um mes q operei somente o olho esquerdo. Sou paciente retratado,ja eh a terceira cirurgia e pela cornea ja estar bem baleada,tive de fazer o prk. Ate foi falado q poderia fazer um transplante de cornea,mas vejo como mais um sacrificio. Pra quem diz q o lasik eh melhor q prk,concordo plenamente pela rapidez de cicatrizacao e melhora da acuidade visual. Tenho enxergado bem embacado,inclusive pra perto no computador,ou de longe, pra reconhecer as pessoas. O medico me disse q ficara td bem entre 30 e 45 dias. To tomando targifor c ,oleo de linhaca em capsulas,ainda uso predfort e systane. Ele tb falou q zerou o astigmatismo de 5 graus ,mas me deu uma miopia de 1,25. Achei um grande presente de grego,mas fazer o q ? Eu so farei o olho direito agora,se o esquerdo melhorar mais…a sensacao q o olho q nao foi operado ainda,ta enxergando bem melhor.

  254. Wellington disse:

    Parabéns pelo post, muito bem explicado e verdadeiro, nosso amigo possui qualificações para escrever um livro. Hoje é sexta-feira dia 27/08/2010 e é o 3º dia pós operatório, estava na dúvida se na data de hoje eu ainda deveria estar com a visão péssima que estou (cheguei a imaginar que no terceiro dia eu já deveria estar com a visão em cerca de 90% boa, antes de ler este post cheguei até a imaginar que a forma que estou enxergando hoje seria o grau que restou), apesas de ser bem melhor do que meus 5 graus de miopia com 1,5 de astigmatismo, consigo fazer esta comparação exata por ter operado somente o olho diretiro neste primeiro momento (o médico indicou fazer uma por ver por eu ter uma curvatura um pouco elevada), agora estou um pouco mais calmo e fico somente na expectariva de recuperação de acordo com este pequeno manual que nosso amigo postou. Na próxima terça-feira farei a operação do olho direito, espero que a lente protetora não saia no dia seguinte da cirurigia como ocorreu com o OD.

    Abraço a todos.

  255. Wellington disse:

    Ah! Detalhe, fiz a PRK!

  256. Lisa disse:

    Não recomendo a ninguém que veja a cirurgia antes dela aconteer… hehehehe quanto ao pós operatório vai de cada um…hoje é domingo (fiz na quinta) e tô enxergando muito do bem…consigo usar o computador e tem horas que parece que tô curada…e olha que os meus graus eram 6,25 e 5,25… vai de cada um…os meus olhos estavam branquinhos no dia seguinte,sem inflamação alguma…terça eu tiro as lentes…

    pra quem já operou achei um video que é exatamente o que aconteceu (pelo menos comigo)…
    http://www.youtube.com/watch?v=hwb3Vuqk-FY&feature=related

  257. Dani disse:

    Ai , sei não, prefiro sofrer mais e saber que meu querido olhinho não foi cortado!! Quando eu fizer vou fazer a PRK, até porque eu vou poder pegar uma semana de licença e só preciso operar um olho ( tenho 5 graus no direito e nada no esquerdo, eu sei, sou estranha kkkkk)

  258. suzana disse:

    Oi. Foi muito bom ler as história de pura esperiência tento criar coragem de fazer está cirurgia mais já houvi história de que a pessoa pode até cegar,e que não podemos desmaxar a vontade de DEUS.Mas estou pensando nas possibilidades tenho em um olho 5 graus eno outro 5,25 e ainda tenho astigmatismo.Vou pensar no que fazer.

  259. Christianny disse:

    Vou operar de PRK segunda dia 20/09 estou bastante apreensiva, então decide procurar na internet alguém que ja fez para me tranquilizar, adorei o texto e assisti aos vídeos, ainda tenho MEDO, torçam por mim !!!