Sony Vaio review: péssimo teclado

Trabalho novo, computador novo. Estou usando um Sony Vaio VGN-CR150A, comprado na FastShop do shopping Market Place, nesta promoção. Até hoje sempre fui usuário de notebooks Dell, mas devido a grande demora para entregar (em alguns casos a Dell está demorando um mês e meio para se entregar um notebook de configuração mais avançada), jobs para “ontem”, resolvi arriscar o Sony Vaio. As especificações da máquina são de tirar o fôlego e dispensam apresentações. O notebook é baseado na novíssima plataforma Intel Santa Rosa. Conta com 2Gb de RAM (atualizável até 4Gb), FSB de 800Mhz, porta firewire, bluetooth, HD de 120Gb SATAII, leitor de cartões, boa oferta de entradas USB e controles de áudio (play, stop, forward, etc), de volume e outras firulas. Vêem com o Windows Vista Home Premium, que acabei removendo em detrimento do Windows Vista Ultimate (por conta do IIS7 e o suporte ao idioma inglês na interface – e também porque eu ganhei de presente da Microsoft ;-)). A configuração de hadware e software me atende perfeitamente (apesar de eu ter saudade do Windows XP). Destaque para o design atraente (é um WinMac, literalmente), e para a excelente tela com XBRITE (realmente torna mais confortável utilizar 1280×800 em uma tela de 14’1), a webcam embutida e o posicionamento das entradas USB e monitor adicional nas laterais, ao invés da traseira (eu prefiro assim).

Mas as qualidades param por aí. Eu já tinha usado um Sony Vaio do meu irmão no passado. Na ocasião xinguei muito o seu layout de teclado, mas imaginei que fosse uma exclusividade daquele modelo, minúsculo, com tela de 12’1 e teclado proporcional. Por isso me esqueci totalmente de observar o layout do teclado na hora de comprar (eu sei, eu sei… burro é assim mesmo). Só me toquei depois que efetivamente comecei a usar o dito cujo (bem feito). A Sony continua a mesma… (sem comentários – a Sony teima em não seguir padrões para várias coisas, de plugs USB a teclados de computador). O layout é para o português (com o Ç), mas a Sony insiste em colocar teclas fundamentais em lugares estúpidos e com acessos mais estúpidos ainda. Os exemplos mais irritantes são as teclas PgUp, PgDn, End e Home. Elas só são acessíveis/ativadas pressionando a tecla FN (function). A barra esquerda “/” (mais utilizada que a direita “” vide URLs) e o ponto de interrogação foram parar em lugares estúpidos também. Elas só podem ser usadas/ativadas ao se pressionar AltGr + Q (para a /) e W (para o ?) – veja imagem. É de irritar qualquer um. Estou usando há uma semana e ainda não consegui ganhar fluência. Mas isso não é a única surpresa do teclado…

Eu não sei se é uma questão de estética ou se tem alguma função (como blindagem contra líquidos, baba o qq. coisa do gênero). Mas esse teclado novo, modernoso (o argumento do vendedor da Sony era: é igual ao do MacBook – e de fato, é idêntico – exceto pelo layout), é uma bosta droga. As teclas são pouquíssimo sensíveis, você tem que teclar dando porrada para não comer letras. O backspace muitas vezes não funciona, você pressiona uma tecla mas ela não sai… Um exemplo: ao digitar palavras que levam duas letras juntos (como o “R” em “irritar”), frequentemente o segundo “r” falha, coisa que você só vai perceber umas cinco teclas depois. Para um digitador voraz como eu (mas que digita quase sem fazer barulho, de tão leve), é uma péssima escolha. O espaço entre as teclas ficou maior que o normal (deve ser por isso que a Sony escondeu algumas teclas em lugares estúpidos) O espaço entre teclas continua igual (aproximadamente 20mm entre os centros), mas o teclado não tem a sensibilidade necessária para quem está acostumado a usar notebooks e digitar rápido, apesar de alguns reviews serem favoráveis (mas dizendo que, de fato, mudou o “feeling”). Eu digo que mudou, e para reduzir a produtividade… (mais comentários negativos aqui). Talvez o meu pai, com o seu ritmo de 10 toques por minuto, goste. Eu detestei, e estou sofrendo (inclusive ao digitar esse texto). Trabalhar com um teclado assim cansa e estressa: a sensação é que você virou um analfabeto de teclado.

Em suma: é uma máquina poderosa e bem equilibrada (apesar do preço salgado), mas com um péssimo, digo PÉSSIMO teclado, por mais modernoso e bonito que seja. Para designers que usam o mouse e valorizam um design “prafrentex” (se bem que estes deveriam estar usando Macs), até vale a pena. Para mim está sendo uma experiência de mediana a ruim, em grande parte por conta do teclado… Vou ver a possibilidade de trocá-lo assim que a garantia terminar (isso se eu não trocar de notebook até lá).

Em tempo: se você pretende usar Windows XP (por questões de compatibilidade com outros softwares ou mesmo por escolha), esqueça. A Sony só oferece drivers para o Vista em seu site de suporte. Falei dos CDs/DVDs de recuperação? Hmmm, eles não existem. Não se assuste (como eu) se não achar os ditos cujos na caixa do produto, eles não vêem mesmo (aliás, a documentação é quase nula). Em contrapartida existe uma partição de 8Gb no HD, que se chama “recovery”. Instruções de como reparar o seu computador em caso de ataque por vírus ou coisa do gênero utilizando essa partição não existem na parca documentação impressa que vêem na caixa. Restará ligar para o suporte. Talvez seja exatamente isso o que eles querem.


10 Comments on “Sony Vaio review: péssimo teclado”

  1. Felipe Magalhães disse:

    Hahaha… você já viu o teclado do MacBook Pro A1150 15″? A máquina dispensa comentpários em seu desempenho, mas o teclado tem coisa sofríveis:

    1 – o DELETE é usado como FN + DELETE (sim, na tecla tá escrito DELETE mas se vc pressioná-la só conseguirá um efeito de BACKSPACE)…
    2 – o ordinais (ª e º) são os melhores: vc deve pressionar FN + F6 p/ ativar o teclado numerico q vai em cima das latras p,o,l e por aí vai… aí sim vc usa o ALT com os números dali…
    3 – o INSERT (graças a Deus pouco usado por mim) é feito com FN + ENTER

    fora isso o teclado é show apesar d ser americano… dá pra fazer Ç e à sem ter um acesso d raiva!

    []’s

  2. Marcos Placona disse:

    OMFG! Esse teclado e terrivel. Achei a configuracao do laptop bem interessante, porem deixaria de compra-lo devido ao teclado. Quanto Ç e à nem ligaria, pq nao uso mesmo 🙂

    outra coisa, tenho um Desktop da Compaq que tambem veio sem documentacao alguma, e tive o mesmo choque quando abri a caixa. Depois fui ver que 10GB do HD estavam com as informacoes de recovery. Odeio isso!

    []’s

  3. Rodrigo Almeida disse:

    Alex,

    Isso deve te ajudar para acessar a partição com os arquivos de restauração : http://www.iq.sony.com/srvs/autoresponsev4.asp?id=338327

    Abraço

    Rodrigo

  4. Carlos Fico disse:

    O teclado é inacreditável. Eles continuam fazendo isso no modelo VGN-FW100 que comprei semana passada (out/2008). Como escrever com dificuldade de digitar interrogação e barra? A tecla AltGr é difícil de acessar. O teclado é pouco sensível. Eu não teria comprado se tivesse lido isso aqui antes. Faça um teste na loja.

  5. Rafael Nascimento Sampaio disse:

    Alguns acers tb tem essa configuração horrivel o do meu amigo por exemplo o $ fica em cima da tecla (simplismente horrivel mas para programar em php eh uma boa a do sifrão se naum fosse ter q usar o alt-Gr para colocar (“/”) ia ser uma blz.

    Eu tava com um hp pavillion(muito bom)mas parou de funcionar e o suporte eh so na hp dos USA, dai eh treta, agora comprei um vaio vamo ver no q da.

  6. Marlo disse:

    Possuo um CR320 e também não gostei nada desta tecla Fn para poder usar teclas tão hebituais como Home/End/PgUp/PgDown, mas esta é a única reclamação que tenho.

    Achei o teclado ótimo e não tenho nenhum problema de falha com alguma tecla.

  7. fernando disse:

    Estou usando um vaio vgn-fz350ae e vi que o ponto de interrogação está no w mas n consigo utiizá-lo. Quando aperto alt gr + w aparece uma tela do prompt do msdos com o título windf. Alguém sabe coo faço pra usar o ponto de interrogaçao nesse note
    agradeço desde já.
    Fernando

  8. tah disse:

    Fernando aperta o w e o alt gr

    bjinhu troca de teclado fih

  9. Anna Paula disse:

    Fernando,

    O Alex tem razão esse tecclado é uma b…sta!
    Mas eu tive o mesmo problema…entao tenta ai: altgr + W
    No meu ta funcionando.

    té mais.

  10. blender disse:

    troca de note book compra um CCE ou Philco ou Brocksonic, e lembrando vcs que tem o Precision devem ser ótimos