I Encontro Microsoft com Blogueiros

Dia desses recebi um convite para participar de um evento da Microsoft com blogueiros, com telefone para contato e tudo mais. Achei a idéia interessante, e curioso que sou, confirmei minha presença no evento mesmo sem saber ao certo do que se tratava, afinal tudo era dito de modo bem aberto: “bater um papo sobre tecnologia”. Imaginei assuntos relacionados ao Adobe Flex/Silverlight/RIA (assuntos deste blog), propagandas em blogs (no estilo AdSense e com alguma relação à aquisição da aQuantitative) e até mesmo aquele papo que rolou de dar notebooks com o Vista para testar…

Eu imaginei um evento grande com dezenas de blogueiros, mas me surpreendi quando na recepção do evento vi uma lista com pouco mais de 10 nomes. Não vou negar: fiquei contente ao ver o CFGigolô figurar em tão seleta lista! 😉

O idealizador do evento foi o Galileu Vieira, Gerente da Inovação da Microsoft Brasil. A idéia, segundo ele, é possibilitar que os nossos blogs sejam fornecedores de notícias fresquinhas, tal como o Engadget.com, com o que há de mais recente em termos de tecnologia. Como primeiro evento, Ricardo Wagner (Gerente de Produto do Windows) e Pedro Bojikian (Supervisor de Marketing de Produtos Windows) mostraram alguns recursos do Windows Vista. Bruno Nowak (Gerente de Desenvolvimento de Novas Tecnologias) também estava por lá.

No começo achei um tanto quanto simplório, mostrando “funcionalidades” como a interface Aero e outros recursos visuais, mas a medida que o tempo passava, eles foram mostrando algumas outras coisas realmente bacanas e inovadoras, principalmente do novo Windows Media Center, mas nada que quem tenha essa edição já não tenha brincado com essa edição não conheça. O importante para mim aqui não foi necessariamente mostrar coisas que eu não conhecia, e sim dar importância para funcionalidades (aqui sem as aspas) que realmente podem fazer a diferença.

Eles também demonstraram um XBox (que tem uma aparência elegante e pode figurar em uma sala de televisão) acessando fotos, vídeos e música em um computador com o Windows Media Center (que está em um desktop e não necessariamente está na sala de televisão..), através do Media Center Extender (e portanto via rede) atuando como um centro de entretenimento. Eu realmente desejei ter uma configuração dessas em casa! 🙂

É comum ouvirmos pessoas falando que a Microsoft copia (e copiou) muita coisa no mundo da tecnologia. Isto até pode ser verdade em algumas situações, mas vocês já usaram o Windows Media Center? Com controle remoto? Já usaram o Office 2007? Vejo nestes softwares belos exemplos de como a Microsoft se preocupou em fazer algo que realmente poderia mudar e melhorar a forma como as pessoas desenvolviam suas atividades. É a Microsoft levando a experiência do usuário a sério.

Esse foi o primeiro de uma série de eventos que a Microsoft pretende realizar, divulgando informações para blogueiros, que por sua vez, possivelmente vão reproduzir através de seus blogs. Embora isso seja meio óbvio, ao ver o envolvimento de uma empresa de “análise de comunicação boca-a-boca“, fica evidente que a Microsoft vê blogueiros como grandes produtores e disseminadores, não só de conteúdo, mas também de opinião. Para termos uma idéia da importância que foi dada a essa iniciativa, Michel Levy, Presidente da Microsoft Brasil também esteve por lá para dar um alô para nós.

É ou não é uma atitude de respeito?

Atualização: Estavam presentes no evento, além de mim, o Alexandre Fugita, que escreve no TechBits e MeioBit, Beatriz Kunze do blog Garota Sem Fio e seu colega Gustavo, Mario Amaya do MarioAV, Marisa Toma do Objetos de Desejo, Nick Ellis do Digital Drops e Rodrigo Ghedin do WinAjuda.


6 Comments on “I Encontro Microsoft com Blogueiros”

  1. zoh disse:

    Eles deveriam explicar como que conseguem dominar o mercado com produtos tão ruins.

  2. Alex Hubner disse:

    Legal que você conseguiu ir, depois me conte melhor como foi. O Alessandro da eLife estava lá? Ele foi meu professor de marketing na Anhembi-Morumbi. Manja muito de redes sociais, além de ser um figura.

    Parabéns à Microsoft pelo evento e pela estratégia. Espero que tome proporções maiores nos encontros futuros.

  3. Alex, o Alessandro estava lá e mandou lembranças para você!

    Aliás, ele me garantiu que você era um bom aluno! :o)

  4. Digital Drops disse:

    I Encontro Microsoft com os Blogueiros

    Na quarta-feira passada estive em São Paulo para participar do I encontro da Microsoft com os blogueiros. Fiquei muito feliz de ter sido convidado, e achei a iniciativa da Microsoft Brasil uma grande idéia, porque além abrir um canal…

  5. Bia Kunze disse:

    Foi um prazer conhecê-lo!

  6. CFGIGOLÔ disse:

    Ócio 2007

    Recebi hoje uma simpatica camiseta do Ócio 2007, enviada pela Babi Franzin. O Ócio 2007 é um blog feito por uma equipe de jornalistas, blogueiros e desenvolvedores que, a partir de recursos do pacote Office 2007, criam aplicativos divertidos e…