Adobe Flex é Open Source! E agora?

O dia 26 de Abril passado foi um dia histórico. O dia em que a Adobe anunciou que uma grande parte do que envolve o Flex será open source (sob a Mozilla Public License). Os componentes do Flex já tinham o seu código disponível para a comunidade visualizar e estender, mas não eram oficialmente licenciados como open souce. Agora, além dos componentes, outras peças importantes da tecnologia, dentre elas o compilador e o debugger (escritos em Java) serão open source.

E por que? Por que a Adobe fez isso?

Um dos motivos mais citados que eu tenho visto é o medo da competição do Silverlight, da Microsoft, chamado por alguns de “Flash-killer”, inclusive pelo anúncio do Flex open source ter sido poucos dias após a Microsoft anunciar oficialmente o Silverlight. Outrora este era conhecido por WPF/E, e o “E” é de “everywhere”. Ou seja, já era sabido da intenção da Microsoft de ter uma tecnologia de apresentação cross-platform.

A Adobe pode até temer uma competição do Silverlight, mas a decisão de ir para open source está longe de ser exclusivamente por causa disso. Mas então…

Para atrair desenvolvedores! Ponto. Pode parecer uma abordagem estranha. Será que a Adobe não deveria conquistar as empresas? Sim, é claro que deveria, e o potencial da ferramenta, cases e estatísticas já o fazem. Mas são os desenvolvedores que efetivamente transformam todo esse potencial em softwares de verdade.

É errado achar que apenas as empresa tem o poder de determinr a popularização de uma tecnologia. Os desenvolvedores também tem seu papel. São eles serão seduzidos pela tecnologia. Eles que formarão uma base de desenvolvedores para que uma empresa sinta-se confortável em usar algo (e não ficar na mão depois). Eles que terão que aprender algo novo. Eles podem transformar algo novo e diferente em algo fácil e produtivo. Já repararam que há livros sobre tecnologias da Microsoft que ainda estão em beta? E a Adobe continuara a dar suporte corporativo para aqueles que desejarem, mantendo a confiança de seus clientes.

A estratégia da Adobe tem se mostrado aos poucos, inclusive sob a forma de uma transição no modo como a empresa lida com suas tecnologias. Primeiro a drástica mudança no licenciamento do Flex, SDK gratuíto, Tamarin, e agora o Flex será open source.

Nada disso foi feito por acaso. A Adobe está se empenhando muito no Flex, e ele é peça fundamental da estratégia da Adobe, assim como o envolvimento da comunidade. As comparações com o WPF e o Silverlight agora não serão exclusivamente no mérito técnico – hoje as convicções e o modo de pensar dos desenvolvedores tem peso o suficiente para decidir sobre o futuro de uma tecnologia.


8 Comments on “Adobe Flex é Open Source! E agora?”

  1. Aqui onde trabalho já havia bastante interesse pelo Flex desde que eu o apresentei de forma mais clara a turma do desenvolvimento. E não estou falando de ColdFusion, to falando de Java e Rails.

    Já temos projetos preparados para o uso de Flex aqui na empresa antes mesmo de ser Open, mas agora com esse passo que a Adobe deu, vejo um horizonte muito mais amplo para o desenvolvimento Flex aqui na empresa. Bom tenho certeza que isso não se limita a esta empresa e sim a muitas e muitas empresas do Brasil e mundo a fora.

    Não quero ser como os desenvolvedores PHP que depositam todas as vantagens do PHP nele ser Open Source, mas que isso é ótimo para o Flex isso é.

    Ótimo post!!!

  2. Hamad Amaral disse:

    Será que teremos algo parecido para nosso amado CF? Algo como mudanças no modelo de licenciamento?

    Abraço.

  3. Arleston disse:

    Esperamos que sim Hamad. 🙂

    Bom post Fabio!
    Entao… maos na massa, vamos influenciar para o FLEX ganhar esta batalha =)

    abraco

  4. kauelima disse:

    Olá, estou estagiando na EMBRAPA e aqui uma das diretrizes é desenvolver com ferramentas livres, estou a procura de uma ferramenta livre que venha substituir o flash.

    Qual ferramenta livre esta disponivel para baixar?

    ja conheco o silverlight, tem mais alguma?

    obrigado

  5. Kaue,

    O Silverlight não é “uma ferramenta livre”, e sim uma tecnologia para produção de sites mais interativos. A ferramenta para produção de conteúdo e Silverlight é a suite Microsoft Expression (que não é software livre) (http://www.microsoft.com/expression).

    Contudo ainda me pergunto se você está a procura de uma alternativa à ferramenta de autoria Flash (ultima versão conhecida como Flash CS3) ou à tecnologia Flash como um todo (inclusive o Flash Player).

    Para o primeiro caso acredito que existam outras ferramentas, até mesmo softwares livres, capazes de criar o conteúdo em Flash. Agora.. para o segundo caso (uma alternativa à tecnologia Flash), nenhuma outra tecnologia ou plugin tem o alcance e riqueza que o Flash tem, pelo menos por enquanto.

    Isso tudo vai depender também da finalidade do uso do Flash. Afinal, ele pode ser usado desde um pequeno anúncio em um website até aplicativos corporativos.

    []s
    Fabio

  6. CFGIGOLÔ disse:

    Safari no Windows. E a Adobe com isso? E eu com isso?

    Muito tem se dito sobre o lançamento do Safari, popular browser da Apple, agora com versão para Windows. A aposta mais comum (e certeira ao meu ver) é que a Apple lançou o Safari também para Windows para possibilitar que…

  7. CFGIGOLÔ disse:

    Safari no Windows. E a Adobe com isso? E eu com isso?

    Muito tem se dito sobre o lançamento do Safari, popular browser da Apple, agora com versão para Windows. A aposta mais comum (e certeira ao meu ver) é que a Apple lançou o Safari também para Windows para possibilitar que…

  8. Marco disse:

    Alguem poderia me sugerir algum software FREE para substituir o photoshop?
    Abraco e obrigado desde jah!
    Marco

    http://www.zandonaphotography.com