Web 2.0, Wikipedia, Digg e o maoísmo digital

Dois artigos bem interessantes. O primeiro, mais extenso, tem relação com algumas das críticas que fiz à comunidade que mantém a Wikipedia (e que dita de forma enviesada o conteúdo lá existente) e traz algumas considerações interessantes (bem mais profundas, além as simples críticas ácidas que fiz):

DIGITAL MAOISM: The Hazards of the New Online Collectivism (Jaron Lanier)

O segundo, do já controverso Dvorak, é uma variação destas mesmas críticas que, em resumo, coloca em cheque a validade e a confiabilidade do conteúdo participativo, perguntando se realmente estamos construindo uma “inteligência coletiva” efetiva e real (algo longe da realidade em locais como a Wikipedia) e – pelo que já notei – longe também da realidade em locais como o Digg, onde notícias sensacionalistas no estilo “Microsoft pretende dominar o mundo” ganham sempre destaque, simplesmente por agradar o público frequentador (o que não necessariamente é uma representação democrática, como muitos apregoam) em detrimento de qualquer análise realmente imparcial e desengajada. Ambos os sites/recursos são muito interessantes, mas precisam ser analisados e visitados com cuidados e ressalvas.

Understanding Digg and Its Utopian Idealism (John C. Dvorak)

Obviamente os farristas da Web 2.0 e defensores da “coletividade inteligente” (lembrando: depois de seus egos e crenças pessoais), já se puseram a criticar as críticas. Nada mais natural, afinal de contas todos eles (sem exceção) fazem dinheiro (ou nome) com a hype criada em torno do conceito de Web 2.0.


One Comment on “Web 2.0, Wikipedia, Digg e o maoísmo digital”