Plágio descarado

A comunidade Macromedia é alvo de mais um plágio descarado. Desta vez não é de conteúdo, mas de design. O alvo? O site do 1o encontro nacional de MUGs realizado mês passado.

Original: http://www.usergroups.com.br/index2.htm
Cópia porca e mal feita: http://www.homeartjf.com.br/semanainfo2/ (fora do ar – em 16/07/2005 – veja link gravado abaixo)

O autor do plágio é Leonardo Croce, um desses metidos-a-fodidões-faz-tudo do mundinho online. Mas este superou todas as expectativas… Nem o mais tosco dos plagiadores conseguiria fazer uma cópia tão bizarra e torta como esta. Foi uma cópia feita em etapas, o cara foi editando os textos e imagens aos poucos. Veja aqui uma cópia do plágio em seus estágios iniciais, onde já se pode ver a foto do plagiador com aquela cara de “eu sou bom pra cacete”, e ao mesmo tempo os textos e até fotos do site original.


8 Comments on “Plágio descarado”

  1. Alberto.Monteiro disse:

    Cara, essa ficou até engraçada!!!! para não dizer outra coisa.
    O ditado de que “na Internet nada se cria tudo se copia” foi totalmente levado a sérios pelos manés ai!

  2. Snoutx disse:

    Seu eu fosse o dono do usergroups.com.br eu abriria um link chamado plagiadores e colocava um link como este verificado pelo Alex. heehehehehe

    Snoutx

  3. cristiano disse:

    já foi tirado do ar… estes plágios nunca duram…

  4. Emanuel disse:

    Esse assunto de cópia de conteúdo, seja funcionalidades, texto ou design é alvo de muita controvérsia.

    Em se tratando de design se for uma cópia para inspiração, ou para algo que é bom para experiência do usuário, então não vejo muito prejuízo para ambos. Apesar de normalmente quem criou o original ser normalmente o mais capaz. E é uma prática válida principalmente se vc é novato no ramo e precisa se basear muito no que já existe pra dar os primeiros passos.

    Quanto a cópia de texto, artigos, informações ou notícias sou a favor que se copie mas obviamente dando os créditos para pessoa que criou tal material. Pq ai não se trata mais de plágio e sim de infração de direitos autorais.

    Abraços.

  5. Emanuel disse:

    Hoje, passando os canais da TV aqui nos EUA parei num desses “infomercials” que vendem coisas normalmente de qualidade duvidos por um preço “super-barato” onde a promoção tem tempo limitado para acabar com um cronômetro regressivo na tela. Parei nele por que encontrei um “plágio não descarado” nele. Do lado direito da tela, onde aparecia o nome do produto e a empresa responsável, era uma cópia fiel da capa desse livro: http://www.booksamillion.com/bam/covers/1/56/205/810/156205810X.jpg

    nas cores e no tipo da fonte utilizada no texto utilizada.

  6. Marcos Placona disse:

    So pra constar, como os caras ja tirarm o site do ar, aqui vai o “back-up” do mesmo:

    http://www.laurosantos.com.br/plagioug/

    E uma copia barata, porem “espelhada”

    Ps. Url do backup extraida do site do Neto Leal. http://www.netoleal.com.br/stuff/blogs/index.cfm?post=104

  7. IceMan disse:

    Caracas, Esse cara conseguiu fazer o que ninguem tinha conseguido… Print de cada quadro da página original… É em cima desse tipo de “profissional” que pessoas competentes se destacam (e muito)… Esse cara deveria rever os conceitos!!!

  8. Marcos Placona disse:

    Pra que fazer print de todas as paginas? Ele pode apenas ter salvo o SWF e usado um programa para descriptografia do mesmo. Mais facil nao? Ja ouviu falar em swf decompiler?

    []’s