Idiomas

CrisDias fez recentemente um post sobre um e-mail que ele recebeu escrito em um inglês todo torto sobre trabalhar nos EUA.

Ir para um outro país trabalhar, estudar ou até mesmo a turismo é uma experiência e tanto. É um aprendizado muito grande! Mas o ponto que o CrisDias toca é sobre o idioma. Pô, ir trabalhar lá fora pode ser legal e tudo mais, mas sem ter uma boa noção de inglês realmente fica complicado! Ainda mais para trabalhar com tecnologia! Não é algo para as pessoas se envergonharem, mas sim encararem como um estimulo para estudarem o idioma.

Considero inglês fundamental para trabalhar com tecnologia. Aliás, eu considero o inglês fundamental. Vivemos uma época em que inglês não é mais diferencial, e sim um requesito.

Eu fico impressionado a quantidade de programadores que não entendem inglês. Eu não estou falando de dominar completamente. Mas um programador reclamar que não há documentação em português, é triste demais.

Só por favor, não me venham dar exemplos na contra-mão como o do Itamaraty que retirou a prova de inglês como prova eliminatória (mas exige fluência em inglês para os motoristas). Isso é ridículo, um culto à mediocridade movido por uma ideologia anti-estadunidense.

Aliás, junto com inglês, muitos deveriam estudar também o português.

Atualização: vale a pena ver esse post também, para dar umas boas risadas!