ColdFusion: crescimento sustentado

Não sei se os leitores compartilham da mesma visão, mas eu percebo que a comunidade e a tecnologia está ganhando terreno vagarosa, mas constantemente (o que é mais importante) ao longo de um período de, pelo menos, 3 anos (desde o lançamento do CFMX). Este crescimento sustentado pode ser sentido no número de vagas disponíveis para programadores CF que vêem aumentando (repito, vagarosa, mas constantemente), no número de interessados na tecnologia (em listas de discussão, fóruns e afins), no número de provedores oferecendo CF, no número de eventos (e na qualidade destes) e também no destaque na mídia especializada.

Conheço o ColdFusion desde 1997, quando eu ainda engatinhava no desenvolvimento web (só vim utilizá-lo efetivamente em 1999, quando trabalhava no ISA e fiz meu primeiro website “dinâmico” com o CF 4.5 – quem se lembra da versão “Express”?). Nesta época tinhamos pouquíssima ou quase nenhuma divulgação da tecnologia, mesmo esta sendo uma época de “ouro”, com dinheiro fácil e sobrando em caixa. Sobrando inclusive para a Allaire, empresa que, se não estou enganado, investia mais dinheiro no país do que a Macromedia faz hoje. Me lembro de ter ido uma ou duas vezes em eventos promovidos pela Allaire e pela DTS (um deles inclusive a primeira vinda de Ben Forta ao Brasil – que somadas com a última, são 3, estou certo?), mas nada comparado ao que vemos hoje.

Uma das melhores manifestações deste crescimento sustentável pode ser vista na série de matérias e artigos sobre o ColdFusion na revista WWW.com.br. Revista que hoje se consolida como uma das mais presentes na área de desenvolvimento web. Vicente Marçal, competente programador CF e figura agradabilíssima (tive o prazer de conhecê-lo em 2003), é o maior responsável por esta promoção. De forma silenciosa e constante, Vicente marca presença, há cerca de um ano, com o nosso querido CF, num importante canal como a revista WWW. Um fato memorável se pensarmos que, proporcionalmente, deveriámos esperar artigos falando sobre ASP e PHP (por exemplo) ao invés de CF. Se você ainda não é leitor da revista (eu também não conhecia), vale a pena ler. A edição deste mês traz um artigo/tutorial sobre Verity no CF.

Vicente, a comunidade agradece. Continue fazendo este excelente trabalho que traz resultados práticos no crescimento e arrebatamento de novos usuários (no sentido tóxico da palavra) de CF 😉

Update: não sei como pude me esquecer de mencionar que a revista traz também (e pela terceira vez) um artigo assinado por Antonio Schuch, nosso country manager. Os artigos de Schuch são muito bons e trazem informações valiosas sobre conceitos de usabilidade, interfaces web, rich internet application e outros – ilustrados com cases na maioria das vezes. Vale a leitura 2 vezes. Resta saber se, com tantos elogios, eu ganho uma assinatura da revista? 😉