Problemas de instalação do CFMX em Windows XP e 2003 parte II

UPDATE em 19/07/05: a Macromedia disponibilizou um technote sobre este assunto (específico para MX 7, mas também vale para o 6.1). Veja aqui.

Tenho visto muita gente com problemas para instalar o ColdFusion MX 6.1 e também o Updater 1 em Windows XP e Windows 2003, normalmente em versões em português. Mas eu mesmo tive um problema com o dito cujo em um Windows 2003 em inglês no mês passado, mostrando que não é um problema exclusivo de quem usa outro idioma no sistema operacional.

Os dois problemas mais comuns são (1) os envolvendo a mensagem de erro no processo de unpack do instalador, onde ele diz “Select another location to extract the instalator” e (2) outro que fecha o instalador sem mais nem menos após a escolha do idioma de instalação.

Para problema 2 último já existe um Technote que apresenta uma solução/workaround (solução que o Terracini já havia descoberto há algum tempo). Para o problema 1 ainda não há nenhum technote, mas eu consegui resolver o meu problema com o W2k3 e outras pessoas que participam da CF-Brasil me relataram sucesso usando a mesma abordagem, com alguns extras. Alguns passos podem parecer estúpidos, mas quando não há mais nada a fazer, vale a pena tentar…

Veja o que fazer:

1) Limpe todos os arquivos presentes nas pastas “TEMP” (tanto dentro do seu profile do Windows (exemplo: “Document and SettingsalexLocal SettingsTemp”) quanto em “WINNTtemp”;
2) Seja teimoso e limpe ainda mais quaisquer arquivos temporários usando o “DiskCleanup” do Windows;
3) Modifique a variável de ambiente do Windows TEMP e TMP para uma pasta qualquer que não possua espaços nos nomes de pastas (ex. C:winnttemp) – veja o technote ou então as explicações (em português) do Terracini;
4) Baixe novamente o arquivo de instalação ou updater do site da Macromedia solicitando que ele seja gravado (“save as”) no disco (download padrão) em uma pasta que não contém espaços (ex: C:temp) – (obrigado ao Eugênio Zimmer da Unisul por esta dica), ao invés de clicar em “run” direto do prompt de download do browser;
5) Instale uma versão mais recente do JRE para Windows (dê preferência à 1.4.2, disponível no site da Sun);
6) Reinicie o computador;
7) Em ambos os casos (instalação ou atualização), rode o instalador novamente. Deve funcionar.

Se nada disso der certo, confira os vários technotes disponíveis sobre problemas de instalação do ColdFusion MX no site da Macromedia, faça reza brava, ou tente alguma simpatia (eu não conheço nenhuma)…