Flex disponível, mas… quem vai pagar por ele?

A Macromedia lançou hoje o servidor de “front-end” Flex. O Flex foi alvo de muitas especulações, rumores e comentários durante o seu longo (e secreto) processo beta. Hoje muitas informações já estão disponíveis em blogs e claro, no próprio site da Macromedia. Para entender de forma bastante consciente e resumida o que é o Flex é ele é capaz de fazer, sugiro uma leitura deste post no blog do Ben Forta.

Eu sinceramente ainda não entendi muito bem o que a Macromedia quer com o Flex em oposição à IDE Flash e sua bem consolidada (e crescente) posição no mercado como solução de desenvolvimento RIA. Talvez um complemento? Bem, lamento constatar/dizer que este “complemento” tem seu preço mínimo fixado em módicos U$ 12.000,00/2CPUs…

O produto é muito interessante e a idéia é fantástica, mas ainda não conheço quem prefira pagar uma bagatela destas apenas para poder gerar uma interface RIA em linha de código (.mxml) ao invés de usar a IDE do Flash com algum servidor de aplicações disponível e “integrável”, como o CFMX.

Uma outra coisa deve ser observada: o desenvolvimento deste software foi muito fechado e regado a segredos, apenas uns poucos previlegiados (talvez em $ também) tiveram acesso ao programa beta desde o início. O ciclo beta foi exclusivíssimo, deixando de fora muita gente que habitualmente participa dos programas beta da Macromedia para a linha de servidores. Semana passada, entretanto (menos de uma semana para o lançamento oficial), o “beta” do Flex foi aberto ao público comum (o “povão”). Está claro que a MM liberou este “beta” da semana passada apenas como redenção às críticas pelo processo fechado e exclusivista do que por qualquer interesse em melhorar o produto. Se você comparar o beta e a versão final, trial, vai perceber que se trata do mesmo produto, sem alterações…

Segredos, segredos… Espero que estes tenham uma boa razão de ser.

UPDATE: enquanto isso delicie-se com este post no MossyBlog. Interessante notar que opiniões parecidas se formam no mundo sem que necessariamente sejam previamente compartilhadas entre as pessoas.


One Comment on “Flex disponível, mas… quem vai pagar por ele?”

  1. O lançamento realmente foi inesperado, súbito, e o preço se confirmou bem salgado. Uma vez que hoje temos o Flash MX 2004 Professional que, com o Data Connection Wizard (é esse o nome?) recém-lançado, tornou o processo de criação mais próximo dos desenvolvedores Web, fica realmente a dúvida sobre como o Flex irá se desenvolver no mercado. O preço, sem dúvida, não tem nada de Flex. Resta aguardar e acompanhar… mas que rolou muito mistério rolou…