Software Livre no governo Brasileiro

“The ‘Legislative Free Software Week’ in Brazil ended last week, drawing 2,000 people, including 3 ministers and presidents of congress and senate. Computerworld reports, among other things, that 1) House of Representatives will NOT renew MS-Office licenses, but is looking at free software alternatives, 2) The free software parliamentary front was announced in congress, 3) The e-mail system of the house of representatives is being replaced by a free software one, 4) The federal government is looking at concrete measures to stimulate free software as means of saving money and stimulating the national software industry. Looks like free software is here to stay in Brazil. Kudos to the many Brazilian free software groups working to make such victories a reality.”

Vale notar que uma das intenções mais interessante aqui é não mais importar tecnologia, e sim, desenvolve-la aqui (não somente reduzir custos como é de praxe em migrações para softwares livres). Passar de importador a exportador, deixando de lado a dependência tecnológica criada. Isso deveria ser adotado com mais afinco também em outras tecnologias, não apenas no que se refere a softwares e computadores.

Via /.


2 Comments on “Software Livre no governo Brasileiro”

  1. CARLOS RAMOS disse:

    O governo esta fazendo pouco. Ele deveria era substituir toda a arquitetura proprietaria por Software Livre.Isto gera emprego,renda e estabilidade para administradores de sistemas. Reducao ate mesmo de carga horaria, pois o pessoal nao teria que ficar formatando tanta maquina e reinstalando tanto sistema.Acho estranho que alguns governadores de estado nao estejam apoiando o governo Lula. Em Minas por exemplo, foi aprovado pelo governo do estado um programa para o PSF de uma empresa privada(GEOTEC). De inicio foi gasto
    R$ 28.000,00. Isto para instalar o programa feito em VB em apenas um micro.Achei um absurdo!. Estou trabalhando em um projeto que visa informatizar prefeituras somente com software livre. Em breve irei lancar uma versao do Kurumin e todos os softwares para quem quiser usar. Isto estara disnoviel em uma pagina na Internet, onde todos em sua cidade com iteresse podera baixar e usar todo o conteudo. Montarei tb um forum para esclarecer duvidas e ajudar o pessoal interessado. O Governo gasta milhoes so com licenca de softwares. Sem falar em outras empresas privadas que sugam das prefeituras vendendo softwares para as mesmas. Temos e que apoiar o Governo e ajudar o Brasil a crescer. Chega de comprar tecnologia.Temos capacidade para criar nossas tecnologias…

  2. Alex Hubner disse:

    Carlos, mas você não acha que os custos totais (TCO), de manutenção, de treinamento, documentação e afins de sistemas em SL podem atingir cifras maiores que as gastas com licenças? Isso tornaria o SL (quando este for imaturo – exclua softwares como Linux, Apache e afins) uma solução mais cara do que a proprietária/licenciada?

    Não seria melhor definir o que é melhor caso-a-caso?