Os bastidores da Internet no Brasil

Terminei de ler hoje o livro “Os Bastidores da Internet no Brasil“. Foi um daqueles livros de leitura fulminante, que você pega e só larga quando acaba. Pausa somente para um café, uma ida até a sacada ver o tempo e uma checada nos e-mails. Com um texto jovem e feito por um brasileiro, aborda o período “áureo” que correspondem aos últimos 8-9 anos de Internet brasileira. Fala de histórias que os mais antigos já estão carecas de saber (mas adoram recordar) e do que está por vir na visão das pessoas que ficaram famosas e fizeram parte do ti-ti da web brasileira. Nomes como Mandic, Wettreich, Guanaes, Túlio Costa entre outros dão relatos no livro, que é uma narrativa bem amarrada e gostosa de se ler. Deslizando os olhos sobre as histórias, me vi numa viagem no tempo, recordando fatos, sites e acontecimentos que hoje parecem muito distantes e esquecidos. Você se lembra de qual foi o seu primeiro provedor de acesso à Internet? Qual o primeiro browser que usou? Qual o primeiro e-mail? Estas e muitas outras lembranças vêm à tona, para aqueles, que como eu, começaram (ou já estavam navegando há tempos) usando o Netscape 2.0.2, que vinha em dois disquetes na assinatura do UOL. Guardo como relíquea aqui em casa…

Veja a resenha do livro:

“‘Os Bastidores da Internet no Brasil’ é o primeiro livro publicado no mercado editorial brasileiro a contar a história da Internet sob o ponto de vista comercial – ou seja, não o advento da rede mundial de computadores como tecnologia, mas sim como agente transformadora das relações sociais e econômicas do nosso tempo. Trata-se de um livro de negócios, um registro analítico, detalhado e cronológico da Web brasileira, que revela os bastidores das empresas, das idéias, das negociações, dos acordos e das pessoas responsáveis pela explosão da rede no país.”

R$ 35,00 + R$ 4,00 (entrega) na Livraria Cultura com entrega no mesmo dia para São Paulo.

Leitura mais do que recomendada!


4 Comments on “Os bastidores da Internet no Brasil”

  1. Marcello Frutig disse:

    Alex, não li este livro… Mas contar a história da Internet no Brasil ignorando os fatos e realizações pré-Internet comercial é no mínimo um desrespeito com aqueles que construíram as bases para o que entendemos e conhecemos hoje como Internet brasileira.

  2. Alex Hubner disse:

    Frutig, o livro de fato se apega somente à Internet comercial, mas não se esquece de comentar como tudo surgiu (Ibase, RNP, Fapesp, BBSs, etc, etc). Talvez o título não seja dos melhores, já que a “internet” no brasil tem o seu umbigo um pouco mais embaixo. Mas acredite, o livro vale a pena pois é uma narrativa e recordação do que aconteceu naqueles dias, principalmente entre 1998 e 2000 quando a grana veio forte para cá.

  3. Marcelo Savio disse:

    No ano passado escrevi uma dissertação sobre a história da Internet no Brasil, a qual pode ser considerada como uma espécie de “complemento” do texto do Eduardo Vieira, visto que justamente trata do assunto no periodo anterior à consolidação da Internet Comercial descrita no livro dele.

    Quem quiser conferir basta baixar o arquivo (PDF) diretamente na biblioteca on-line do Museu de Computação e Informática (MCI) em:
    http://www.mci.org.br/biblioteca/biblioteca.html

    [ ]s

    M.Savio

  4. Marcelo Savio disse:

    O texto sugerido no comentário anterior mudou de lugar para:

    http://www.scribd.com/doc/6384285/A-Trajetoria-da-Internet-no-Brasil

    E há também uma apresentacao sobre o assunto em:
    http://www.slideshare.net/msavio/a-trajetoria-da-internet-no-brasil

    [ ]s

    Sávio