Yahoo! cogitou usar ColdFusion

O Yahoo! está saindo da sua solução própria (baseada em C/C++) para a linguagem PHP. Isso é um SENHOR incentivo e reconhecimento ao PHP, uma vez que o Yahoo! é notório por ser um dos sites mais seguros e primar pela performance e qualidade dos seus sistemas.

O assunto está sendo alvo de uma discussão na lista CF-Talk e você deve estar se perguntando o quê isso tem a ver com ColdFusion? No fundo nada de mais. Simplesmente para você saber que o CFMX chegou a ser cogitado como uma das soluções que poderia substituir o yScript (a solução proprietária do Yahoo!). Eu tenho lá minhas dúvidas com relação a esta “cogitação”. Para mim não passou de uma mera questão de “respeito” às outras linguagens server-side que existem no mercado e que deveriam ser citadas na apresentação. Já imaginou o Yahoo! usando ASP nos seus servidores de frente? Seria uma afronta à comunidade OpenSource da qual o Yahoo! é simpatizante (eles usam FreeBSB e não o trocam por nada). Em 1999 conheci o engenheiro de sistemas do Yahoo! Brasil e ele tinha a seguinte definição (obviamente em tom de brincadeira e sátira) sobre as outras linguagens de aplicação web que não a usada por eles:

– “ASP é coisa do Bill Gates, nem preciso falar nada”;
– “ColdFusion é coisa de viado e de designer descoladinho”;
– “JSP, o que é JSP?”.

No fundo os engenheiros do Yahoo! são verdadeiros “pais coruja” do sistema que eles mesmos desenvolveram, e com toda razão pois o mesmo é comprovadamente excelente. O problema é que com isso eles acabaram caindo num dilema de estarem “reinventando a roda”. E nos dias de hoje isso tem um preço: tempo. Tempo este que todos sabemos: é dinheiro (ô jargão desgastado!). Pois é… mas esta é a realidade e por esse, entre outros motivos, resolveram migrar para PHP. Estão fazendo isso gradativamente desde Agosto. Em Setembro eu já tinha notado algo estranho num produto deles (o especial sobre o 11 de Setembro – veja um post meu neste dia) quando cruzei com uma página com a extensão “.php”.

Na apresentação (link abaixo), eles fazem algumas considerações sobre o assunto, incluindo o porquê de não se usar CF. Disseram que CF tem uma sintaxe “feia”. Eu discordo totalmente e o leitor também deve discordar. Pô! Existem tantas outras coisas ruins para se falar do ColdFusion antes da sua sintaxe… :o)
Isso só prova a minha teoria de que o CF não foi de fato cogitado seriamente para uma possível substituição. Resta saber se o respeito e o fato de terem citado o CF (junto do MS ASP) é meramente uma questão de mercado ou se os engenheiros do gigante Yahoo! tem, no fundo, uma simpatia e consideração pelo nosso ColdFusion… :o)

Leitura recomendadíssima para aqueles que curtem o danado do PHP:

http://public.yahoo.com/~radwin/talks/yahoo-phpcon2002.htm