Fusebox com Java?

Costuma-se associar o FuseBox com ColdFusion, como se o FuseBox fosse sinônimo de programação bem feita em ColdFusion e só nele. Isso não é verdade. Para quem não sabe, o FuseBox é uma metodologia de programação que pode ser aplicada com grande sucesso para o ASP, PHP, JSP e outros. Um exemplo disso é o novo site da GM, feito pela Tesla e que usa JSP (JRun) com FuseBox 3.0.

Confiram: http://www.meuchevrolet.com.br


One Comment on “Fusebox com Java?”

  1. Oi Alex,

    Só pra completar, mas sem querer ser chato, quando decidimos usar fusebox pro site do MeuChvrolet, ainda não havia uma versão do Fusebox 3.0 para jsp. Na verdade acabamos usando um pequena, bem pequena mesmo, parte do FB3, somente como forma de organizar melhor os arquivos, usar includes e ter um paralelo com uma boa parte do admin (que na época era feito em CFMX e FB3).
    Hoje o ideal seria usar a metodologia completa, diponível em:
    http://www.fusebox.org/index.cfm?&fuseaction=j2eeframework.default
    Mas tenho certeza que um programador tradicional Java irá achar o FB um pouco estranho.
    O Mark Field, que foi Gerente de Produtos do JRun, uma vez me disse que entendia o Fusebox como um “Design Pattern” para ColdFusion. Se a gente pensar bem, ele não estava muito enganado.
    Porém, para um engenheiro de software com formação em Java, provavelmente o Machii (http://www.mach-ii.com/) tem um apelo muito mais similar ao que ele já está praticando.
    Bom, então pra que serve o Fusebox pra quem usa java ?
    Na verdade, infelizmente não pra muita coisa. Serve pra ajudar um desenvolvedor CF a organizar o código de uma app em java com um monte de JSPs, mas não muito mais do que isto.
    Basta procurar no google por “.jsp?fuseaction” e, apesar da algumas páginas de resultados retornados, logo se percebe que há pouquíssimos sites e muitos links para estes poucos sites, sendo a maior parte para:
    http://europa.eu.int/ISPO/ida/jsps/index.jsp

    Portanto, se vc tem a idéia de começar a programa em jsp ao invés de cf (UGH! que idéia!), pelo menos use um framework padrão como o Struts:
    http://jakarta.apache.org/struts/
    O Velocity:
    http://jakarta.apache.org/velocity/ (versão 1.4 recém lançada)