Cancelled without prejudice

O final do mês de Setembro e começo de Outubro foi um período bastante difícil para mim. Como bom taurino, é comum me sentir em apuros diante da necessidade de tomar uma decisão entre uma opção ou outra sem ter elementos claros e/ou palpáveis, ou mesmo tempo para coletar dados e informações sobre estas opções. Quando a diferença entre elas são óbvias (ex: algo bom versus algo ruim), fica fácil decidir. Mas e quando ambas opções são muito boas? Foi exatamente o que me aconteceu no campo profissional.

Depois de 6 meses como consultor e 10 meses como Coordenador de TI numa das melhores ONGs onde já pude trabalhar (um time de primeira, uma estrutura ímpar, orçamento 100% garantido), decidi que era hora de buscar uma oportunidade na iniciativa privada e encerrar, pelo menos por enquanto, minha longa relação com a Amazônia e com o terceiro setor. Precisava aprender como funciona uma empresa grande, sacar qual era desse mundo e passar para o “outro lado”, uma vez que só tinha contato, esporádico, como consultor autônomo. Se pudesse ser em uma empresa de tecnologia, melhor ainda.

visa_low

Entre as oportunidades que apareceram, a primeira era bastante tentadora: trabalhar na área de desenvolvimento web do BID, o Banco Interamericano de Desenvolvimento. O fato de o BID ser uma grande organização/instituição já era interessante por si só – e cumpria os objetivos que eu havia fixado para “novos desafios”. Se adicionarmos o fato de o BID ser uma instituição internacional e multicultural, de o trabalho ser em Washington DC (uma das melhores cidades dos EUA para se viver, apesar do custo de vida elevado) e, oras, de o salário ser em dólares, a oportunidade era praticamente irrecusável. Foi graças a um grande amigo (que inclusive já foi editor neste blog) que tive acesso a esta oportunidade. Nessas horas é que você percebe que, de fato e a despeito de todas as dicas manjadas de gurus de auto-ajuda, é muito importante manter um bom network. Eu sou profundamente grato ao Emanuel Costa por ter aberto as portas para mim no BID (e espero que elas se mantenham abertas).

Malas prontas, passagens compradas, visto de trabalho G4, instruções deixadas eis que me aparece a Locaweb…

Antes mesmo de começar a conversar com o BID, eu já estava participando do processo seletivo na Locaweb. Mas a resposta demorava a vir. Na data limite, e já tendo dado um “sim” verbal para o pessoal do BID, a proposta da Locaweb finalmente chega.

Eu detesto desistir (e avisar) em cima da hora, mas neste caso não tive saída. Aceitei a proposta da Locaweb e disse não para o BID, Washington, ColdFusion, etc, etc… Fiz mesmo sem ter certeza de que estava fazendo a coisa certa (ainda não sei, e claro, não saberei nunca). Mesmo aplicando-se a regra do “nunca olhar para trás”, é uma decisão foda.

O que ameniza a minha barra com o BID é que pelo menos eu ainda não tinha assinado um contrato, e fazia menos de uma semana que o BID havia feito a proposta, tempo razoável para pensar em aceitá-la ou não – ainda mais implicando em mudança de país. Nesse último aspecto, vale mencionar, achei que eles poderiam ter oferecido um pouco mais de ajuda para a expatriação, mas isso foi apenas um detalhe, e pesou pouco na desistência. De qualquer maneira, o mais importante é que eu ainda não tinha embarcado para os EUA e começado a trabalhar. Ainda sim, me sinto em grande débito e profundamente incomodado por ter desistido tão próximo da data de embarcar, e espero que as pessoas envolvidas entendam a minha decisão.

Foi muito difícil, mas pesou a possibilidade de se trabalhar numa área fascinante e em profunda mudança (já dizia o ditado do Google: “My other computer is a data center“). Ficar no Brasil também tem as suas vantagens práticas. Moro há 300 quilometros de um dos lugares mais bonitos do planeta: o Planalto do Itatiaia, dentro do Parque Nacional do Itatiaia – do qual sou membro do Conselho Consultivo. Mesmo que os EUA seja um país igualmente bonito, me faria muita falta o que temos aqui. Tenho uma ligação especial com Itatiaia e com as montanhas da Mantiqueira. Entra no pacote também a família e a questão cultural. Eu conheço bem os EUA, já passei algumas temporadas por lá (não como turista) e, creio não ser movido pelo desejo tão latente em nós, latino-americanos, de conhecer e viver o “american dream”, uma cultura e estilo de vida que, no fundo, já conheço. Mas isso já uma outra (longa) história.


16 Comments on “Cancelled without prejudice”

  1. Parabéns Alex!!!

    Quem sabe agora a Locaweb abre as portas novamente ao ColdFusion!!

    E quando isso acontecer por favor me avise! rs

    Abs,

  2. Jefhcardoso says:

    Olá! Meu nome é Jefhcardoso. Tudo bem? Ia passando e vi que o senhor é um dos escritores da internet que recebe muitas visitas em sua casa (blog); segundo dizem, é ela uma das mais freqüentadas da net. A porta estava aberta então eu entrei. Espero não estar incomodando.
    Logo na sala de entrada fiquei sabendo que o senhor recebeu duas oportunidades de trabalho praticamente de uma só vez. Uma em uma empresa internacional (Washington DC) e outra em uma nacional (há 300 km de Itatiaia). Pensei: “cara de sorte!”
    Vi que optou pela nacional; declarou amor a sua comuna. Muito bom! Dei alguns passos em direção a outra sala e ali vi um quadro seu com um conhecido meu, o Marcos Pontes. Engraçado; também tenho um quadro com ele (Cartas a Tás n.24); está em minha modesta casa (blog), que fica na http://jefhcardoso.blogspot.com/; Posso aguardar sua visita?
    Ah! Antes que eu me esqueça: “boa sorte, amigo, em seu novo trabalho!”

  3. Hei, excelente almoço! É sempre bom trocarmos figurinhas das novidades! Eu acho que já deixei isso claro hoje cedo, mas boa sorte na Locaweb. Você é um cara de cabeça muito aberta, e tanto a escolha deles quanto sua aposta (em ficar no Brasil) serão recompensadas.

    PS: É impressão minha ou os comentários no blog viraram festa do link-me? O post sobre OO vs Procedural parece piada. Deve ser uma das pragas do alto PR, não? Ou será que nestes tempos modernos a comunidade não comenta, e sim tweeta?

    []s

  4. Tofinha says:

    Salve Grande Alex,

    Que decisão difícil, mas acho que fez uma boa escolha considerando o apego ao Brasil. recompensas virão e oportunidades tb!

    Parabéns pelo novo trabalho, te desejo todo sucesso e que a LW possa ter o CF de volta com a qualidade devida!

    Sucesso!

  5. Esse é blog que busca levar conhecimento histórico para todas as pessoas de forma simples, direta e objetiva. Visiti-nos

  6. Pablo says:

    Não conhecia seu site, cheguei aqui por intermedio do site inteney. muito bom mesmoestarei sempre por aqui.abraços.

  7. Grande Alex. Espero que esteja se confirmando sua esperança de ter feito boa escolha ao se juntar a nós na Locaweb.

    Eu, que estou lá praticamente desde o começo, posso te dizer: É uma família. Como toda família, tem momentos bons e ruins, coisas que todos sabem e coisas que se dizem só entre alguns. Mas também como família, é um lugar onde nos sentimos bem e à vontade para nos refugiar.

    Quando bate aquela frustração e saímos ao mundo achando que nossa família tem todos os problemas, percebemos que na verdade somos afortunados de ter pessoas em quem podemos confiar e um lugar em que podemos nos refugiar, e que há muita coisa boa para compensar o que nos incomoda.

    Já dizia um antigo colega de empresa, que já não está mais lá, mas me marcou bastante na carreira: Na nossa empresa, você vai fazer 80% de coisas chatas e 20% de coisas legais. O importante é que os 20% valham mais que os 80.

  8. santiago says:

    Eu acho bom isso mesmo..

  9. Parabéns pelo seu trabalho.

  10. Priscila says:

    A locaweb precisa mesmo de mão de obra diferenciada e especializada, assim eles param de me dar canseira quando ligo la, rsrs, bjinhus e boa sorte!!!!

  11. Olá

    Visite nosso site http://www.camisetasdahora.com/ e confira as diversas opções de camisetas engraçadas, camisetas divertidas, camisetas animadas.
    Aproveite frete grátis para todo Brasil.

  12. gumelo says:

    Cara você é corajoso trocar o BID pela LOCAWEB. É uma grande empresa e presta serviços muito bons, mas eu não trocaria. Cada um, cada um…

  13. Eu não sabia que podia aprender tando em um blog
    vou ler todos seus posters

  14. Rosana O. says:

    o lance é nunca mesmo ficarmos olhando para trás, essa analise do que poderia ser e não foi pode acabar causando insatisfação no hoje… parabéns pelo Blog estou achando muito interessante…

    by Rosana O.

Website Security Test