Resenha: As Leis da Simplicidade

Certa vez ouvi falar de uma fita de vídeo chamada “Como dizer o que você tem a dizer em 5 minutos?”, mas que tinha mais de uma hora de duração. Um tanto questionável, não é mesmo? A resposta do autor era simples: “Ninguém compraria uma fita com apenas 5 minutos de duração!”.

John Maeda, em contrapartida, seguiu suas próprias leis. Utilizando-se das duas primeiras leis, Reduzir e Organizar, escolheu 10 das 16 leis que tinha em mente, e de acordo com a terceira, Tempo, escreveu um livro curto de 100 páginas, que pode ser lido rapidamente.

A cada capítulo eu associava a lei em questão com situações do dia a dia e vários pensamentos me vinham à cabeça. As leis são concisas, e o livro, além de criativo, com muitas histórias e comparações com a vida real, é livre de jargões tecnológicos e muito mais focado em negócio do que nessa ou naquela tecnologia – o que para mim é muito positivo.

Contudo, não nego que em razão da “buzz” que ocorreu com o livro, eu esperava mais. Mas fazendo uma análise fria do preço do livro, do tempo que levei para ler, da introdução ao assunto da simplicidade e das perguntas que ele me fez fazer, considero uma boa leitura.

Assim, se você procura um livro com dez leis que possam ser traduzidos em dez passos para aplicar simplicidade em seu negócio (ou para aplicar em seu website), esse livro não é para você. O livro em si é uma ótima base para questionamentos e fomenta muitas perguntas, de modo que você próprio deve decidir como e o quão simples seu produto ou serviço pode e deve ser.