ColdFusion não é Java: excelente discussão

Alguns já sabem, mas eu pedi demissão e deixei o meu confortável cargo de Gerente de TI na Amigos da Terra. No meu novo trabalho (no momento prefiro não contar por questões pessoais) estou tendo que voltar a programar, a botar a mão na massa, espanar a poeira de programador (e eu nunca fui um programador bom). Além disso, estou tendo que reavaliar práticas de programação, assunto que naturalmente passa por frameworks e design patterns.

Hoje me deparei com uma excelente – e recente – discussão (na forma de dois posts) sobre a necessidade (ou não) de se usar frameworks avançados ou complexos para desenvolver uma aplicação web (inclusive as mais complexas e extensas) com o ColdFusion. Eu confesso que alguns padrões básicos de MVC, encapsulamento, etc devem ser usados em nome da facilidade de manutenção e compreensão da estrutura da aplicação. Entretanto, usar MVC, três camadas (dados, lógica – que engloba controle e modelo – e apresentação) – dê o nome que quiser, separe em quantas camadas quiser, não significa que você precisa usar CFCs, ou um framework modernoso como Mach-II, ModelGlue, etc. Dá para fazer – e bem feito – com os bons e velhos arquivos .cfm e cfinclude, tornando sua aplicação compatível, inclusive, com versões mais antigas do CF.

Muitos dizem por aí e eu concordo: a linguagem CFML é um “framework” por si só. Um framework para desenvolver aplicações web em cima de um servidor J2EE ou .NET (no caso do BlueDragon.NET). Por essa razão não se sinta compelido para usar um framework só porque os feras dizem que você deve usar.

Sobre esse assunto, vale MUITO a pena ler os seguintes posts (e comentários que se seguiram):

OBS: não se deixe levar pelo título dos posts. Ambos defendem a continuidade da simplicidade (e inerente beleza) da linguagem CFML e do ColdFusion em detrimento da fissura por “Javardarizar” excessivamente aplicações web.


2 Comments on “ColdFusion não é Java: excelente discussão”

  1. terra disse:

    Olá Alex Hubner, talvez por vc nunca ter sido um bom programador defenda o ColdFusion, sem querer te depreciar focando somente na facilidade de uso. Porém, quem é bom programador gosta de ter liberdade e não se cansam de “javardarizar” seus projetos. Além disso, quanto menos voce se prende a um padrão, framework, linguagem e etc… mais voce pode aproveitar de todos os mundos.
    Acho que existem bons programadores e mals programadores felizmente os bons programadores criaram mecanismos para que os mals programadores cheguem perto de fazer o que eles fazem.
    Pense em Leonardo aa Vinci, demorou 4 anos pra fazer uma obra de arte fenomenal como a Mona Lisa, o ColdFusion faz sites em 10 minutos.

  2. Rodrigo Celebrone disse:

    Nossa, se ele não se considera um bom programador, o Sr. terra como podemos ver no comentário dele é o típico programador que tem como arma para defender sua linguagem a critica sobre outra linguagem.

    Sei que o post é de 2007 mas já li uma vez e não tinha visto o comentário, mas agora não pude deixar passar, se tem uma coisa que aprendi é que não importa a tecnologia, o importante é o profissional.

    Será que o Sr. terra tratando o assunto dessa maneira é capaz de desenvolver um sistema usando apenas um notepad ?

    Bom simplesmente quero deixar claro que programador que é programador defende sim sua linguagem, porem devemos manter os olhos abertos e sabermos principalmente que não importa a linguagem e sim o profissional…

    Fazer o simples sempre é a melhor solução.

    Sr. Terra terminou o cursinho [:)] de Java ou a faculdade um mês antes desse comentário ?

    Cresça depois apareça !