JRun: fim da linha

A Adobe anuncia o fim do Jrun. Por mais que o FAQ diga outra, coisa, leia: o produto acabou – não será mais vendido separadamente, apenas servirá de base para outros produtos como o CF, Connect e afins. Depois do fracasso do beta da versão 4.5 na metade de 2006, estava meio claro que o produto havia sido relegado a um mero J2EE container para o ColdFusion e outros produtos da Macromedia/Adobe. A morte do JRun já vinha sendo “cantada” há mais de 4 anos, e o CFGIGOLÔ acompanhou algumas dessas cantorias (veja os posts abaixo).

Rumores, rumores… (Junho 2003);
Mais bombas (Julho 2003);
E os rumores crescem… (Agosto 2003);
Sobre o JRun (Agosto 2003);
Nova versão de JRun à caminho (Outubro 2005)

As implicações para o CF? Não faço a menor idéia. A Adobe dá passos estranhos. Gostaria de pensar melhor e observar o que outros tem a dizer na blogsfera. Vamos ficar de olho.


3 Comments on “JRun: fim da linha”

  1. hamadão disse:

    Não sei se isso é bom ou ruim, pode ser bom, se a Adobe focar nos produtos “de cima” (CF, Flex, por exemplo), pode ser ruim se a Adobe decidir não criar versões “stand-alone” ficando apenas com versões “para J2EE”, que conforme você já destacou, exigem um pouco mais de atenção.

  2. Hugo Carvalho disse:

    É uma pena, eu gosto de trabalhar com o JRun, mas ele nunca vingou mesmo, acho que quem usa o JRun é só a galera que usa CF.

    Bom, o Tomcat quebra o galho :D.

    []!

  3. Filippo disse:

    Que pena. Usei pouco o JRun, mas até que gostei. Mas há outros produtos que suprem sua falta.
    _____________________________________
    F.
    http://senhorloucura.blogspot.com
    http://dicaslight.rg3.net