Resenha Peopleware: Productive Projects and Teams

Peopleware: Productive Projects and Teams é um livro e tanto. Eu já havia ouvido ótimas recomendações sobre o livro e estou aqui para confirmar sua qualidade. O título já dá pistas sobre o mote principal do livro: times e projetos produtivos, mas adivinhe só de qual indústria o livro trata: da indústria de fábrica de softwares. E fábricas de softwares são feitas de que? Enganam-se os que dizem tecnologias de ponta e de linguagens de programação.

As palavras em inglês que possuem o sufixo “ware” são de três tipos: as que definem um tipo de licença de um programa de computador (por exemplo: freeware), as que agrupam elementos por sua função (spyware ou tupperware, por exemplo) e as que definem a composição de um determinado elemento (exemplo: glassware).

Peopleware é um termo do terceiro tipo, de elementos que são feitos de pessoas. E não por acaso o livro tem esse nome, afinal uma das, se não a principal mensagem do livro é de que fábricas de softwares e seus projetos são feitas de pessoas, e este é o elemento mais importante da construção de um software. Sempre.

Você conhece muitos programadores que trabalham escutando música com fones de ouvido? E eles trabalham assim para se defenderem do barulho do escritório? Bem, o lado do cérebro que escuta música é o mesmo lado capaz de ser criativo, então se as pessoas são obrigadas a trabalhar escutando música para terem um pouco mais de sossego, é presumível o que acontece com as atividades que demandam criatividade.

No livro essa e outras situações recorrentes em ambientes de desenvolvimento são abordadas, do início de um projeto, em sua estimativa de prazo, até o famigerado e recorrente “overtime” para viabilizar a entrega na data estimada.

Logo no começo os autores provam que a maioria dos problemas de nosso trabalho não é de natureza tecnológica, e sim de natureza sociológica. Ter a última tecnologia ou bugs em sua linguagem de programação não são páreos para problemas de comunicação, falta de motivação ou desentendimentos.

Desenvolvedores podem e devem ler este livro, não apenas para se informar, mas também para criar a consciência que podem ser agentes de mudança na empresa. Se você é um gerente (e principalmente se passa a maior parte do tempo cobrando as pessoas ao invés de ajudá-las a fazer o trabalho), leia o livro – pelo menos duas vezes – e faça algo a respeito, pelo bem dos que trabalham com você, e naturalmente para seu próprio bem.


2 Comments on “Resenha Peopleware: Productive Projects and Teams”

  1. Alex Hubner disse:

    Interessante! Fiquei com vontade de ler. Perguntas:

    1) Custa caro o livro (leia-se: me empresta)?
    2) O autor é contra o uso de música para trabalhar?

    Beijocas,
    Alex

  2. O livro custa pouco mais de 100 reais e pode ser adquirido mais barato na Amazon (ainda mais se for usado). Mas sim, você pode emprestá-lo de alguém. 😉

    Os autores não são necessariamente contra o uso de música para trabalhar, mas apontam que se em um local muitas pessoas estão trabalhando de fone, isso é um indício de que o ruído no local é muito alto (o que já é ruim), e trabalhar de fone de ouvido não é a solução adequada.