Referência Fast-food

Um dos melhores textos alertando sobre os problemas da Wikipédia que já li em português. Recomendo-o totalmente, especialmente no dia de hoje, que decidi abandonar o projeto em definitivo:

Referência Fast-Food, por Antonio Luiz Monteiro Coelho da Costa – CartaCapital.

Cheguei à conclusão (tardia) de que não vale a pena perder tempo contribuindo para o projeto da Wikipedia. Cedo ou tarde você terá que se deparar com administradores aloprados que farão de tudo para que sua estadia seja a pior possível, especialmente se você questionar a atuação impune de alguns destes que burlam (direta ou indiretamente) as regras e políticas do projeto e promovem agendas pessoais descaradas. A Wikipedia é palco de um insuportável corporativismo, típico dos que vemos em nossos representantes públicos, os políticos.

Por esta razão também revogarei uma contribuição pessoal (e oportuna) que fiz ao projeto: o registro do domínio wikipedia.org.br. A partir de hoje este domínio será direcionado a um local mais democrático e efetivamente colaborativo (além de descompromissado): a Desciclopédia (veja update abaixo). Sim, é também uma resposta irônica àqueles que não souberam aceitar críticas dentro do mecanismo enviesado (muitas vezes chamado de “democrático”) da Wikipedia. Minha paciência chegou ao limite com o projeto e especialmente com seus “defensores” mais ferrenhos, os ditos administradores, eleitos entre eles mesmos, uma vez que as votações não são, de longe, representativas – sabe aquelas reuniões de condomínio onde só vão os “mafiosos” do prédio? – é mais ou menos isso…

O que vi na Wikipedia portuguesa durante um ano de contribuições modestas e muita briga está errado, genuinamente errado. Desisti e faço questão de mostrar minha indignação e ponto de vista. Inicialmente tinha pensado em usar o domínio wikipedia.org.br para um protesto, que chegou ir ao ar por algumas horas, mas depois repensei e achei que a questão da politicagem deslavada na Wikipedia sequer valia um protesto, de tão arraigada e além de possibilidade de mudança está atualmente.(pensando melhor, vale sim).

UPDATE em 06/07/2007: resolvi desapontar o dominio da Desciclopédia e apontá-lo para cá. Em contrapartida irei registrar o domínio www.desciclopedia.org.br e apontá-lo para o projeto. Peço desculpa aos colaboradores da Desciclopédia. Apesar da frustação, ainda tenho uma ponta de esperança no projeto Wikipédia, e quero mesmo tornar mais claro (afinal lá dentro isso é muito difícil) os problemas políticos para que futuros editores e consumidores de conteúdo entrem lá com outros olhos, de maneira a formar uma massa de opinião (e ações) diferente das que vemos lá. Quem sabe um dia?


4 Comments on “Referência Fast-food”

  1. Excelente, Alex.

    Ainda acredito em conteúdo colaborativo, mas deve haver uma ordenação e verificação, ainda mais em projetos do porte da Wikipedia, talvez um “grau de confiabilidade e reputação” menos flexível e mais claro, já ajudasse.

    Nunca me envolvi na Wikipedia pois sempre senti aquele “fedor” de comunidades fechadas, o mesmo que sinto em jogos como “World of Warcraft”, algumas comunidades de desenvolvedores e de fãs [de jogos; de ficção científica; de quadrinhos; etc].

    É um desafio dessa cultura colaborativa para que ela se firme como viável e confiável, creio. E até hoje não vi solução “final” para o problema…

    Abs!

  2. CFGIGOLÔ disse:

    Pelo nariz

    Ainda na Remix encontrei o Carlos Cardoso, do Contraditorium. Ele é um figura, e ficou interessado em ouvir as história, quer dizer, os problemas do Alex com a Wikipedia., afinal Cardoso já teve seus arranca-rabos com a Wikipedia. Perguntei para…

  3. caravaggio disse:

    a solução é muito simples, 60 ou 70 pessoas se registram lá, deixam passar os dias necessãris para votação, fazendo alguma colaboração e depois coloca-se para votar tudo que acabe com o fascismo na Wikipedia, e votam todos juntos. Dá um certo trabalho, alguma paciencia, mas dá pra fazer.

  4. Jair Humberto disse:

    realmente a wikipedia ta um virando um lixo com esses bebezinhos mimados
    que a única coisa que querem é controlar tudo e não contribuir para o projeto. Suas edições, passam longe de ser algo realista, seno somente para conseguir pontos. Nós não podemos fazer o mesmo, pois impedem a nossa edição chamando “Atos de vandalism”, principalmente em pequenos artigos como SEMENTE da SERPENTE, onde há um texto totalmente parcial e mentiroso a respeito de William Marrion Branham, mas que nós que conhecemos a realidade, não podemos fazer nada, porque esses idiotas, querem que as pessoas acreditem em suas mentiras, ops em seus pontos de vista(mentirosos).(pois a enciclopedia não liga com mentira ou verdade, mas sim com a falsa verificabilidade. Se esses burros metidos a intelectuais soubessem, a verificabilidade aponta diretamente para a verdade, então como pode não ligar para a verdade?)