Não propague código ruim!

Alguns dias atrás eu vi post em outro blog sobre como códigos ruins de programação se propagam.

Não importa em qual linguagem de programação o blog se referia, mas sim onde estava o mal exemplo: em um livro. O mais preocupante é imaginar que pessoas iniciantes e desenvolvedores com pouca experiência podem simplesmente pegar o exemplo daquele livro, dar um belo copy & paste e usar o código – ruim – por aí.

Aprender errado aumenta as chances de que num futuro você fará errado também.

Então, quando você é visto como um formador de opinião, escreve freqüentemente em blogs, listas de discussões ou está divulgando através de meios mais formais (como livros) é imperativo que se tenha muito cuidado com os exemplos, códigos e boas práticas que são passados, pois eles podem, e certamente serão, reproduzidos.

É muito comum, principalmente em listas de discussão eventualmente escrevermos códigos que não são tão bons quando poderiam – e isso é completamente normal! Afinal eles podem ter o propósito apenas de dar uma direção para uma solução mais elaborada, e muitas vezes estamos com pressa mas ainda assim queremos ajudar a pessoa. Nesses casos vale muito a pena fazer uma ressalva sobre o código.

Coincidentemente o Beck, meu colega de trabalho, fez um post sobre esse mesmo assunto – e eu fiquei espantado com a repercussão que isso gerou. E como eu disse por lá:

“Excelência, então, não é um modo de agir, mas um hábito.”

– Aristóteles


One Comment on “Não propague código ruim!”

  1. Beck Novaes disse:

    Olá meu amigo Fábio. Saudades dos nossos Brainstormings na hora do almoço 😀

    Bem, passei por aqui para dizer que acabei de publicar um outro post que é uma extensão deste assunto:
    http://blog.dclick.com.br/2007/06/24/existe-censura-na-comunidade-flex-em-portugues/

    []’s
    Beck Novaes