Windows no PC para Todos?

“As estatísticas mostram que 73% de quem compra PC para Todos troca Linux pelo Windows em algumas semanas. E quase metade, 47%, por Windows pirata.

(…)

A brecha foi a exclusão do Windows e de software proprietário em geral do programa. Por que, caso se enquadrasse no teto do custo do PC para Todos, o Windows deveria ficar de fora? Eu não vejo razão. Acho que as pessoas, e não o Estado, devem decidir que sistema operacional devem usar. E se elas preferem Windows, por que devem ser excluídas de financiamento de PCs dos bancos oficiais?”

Veja o artigo completa no Blog da Sandra Carvalho


3 Comments on “Windows no PC para Todos?”

  1. Aracnus disse:

    Por um motivo bem simples. Para incluir o Windows e os 26 aplicativos que vêm no PC para todos (entre eles, editores de texto e de apresentações, planilha eletrônica e editor de imagens), o custo seria superior a R$ 1.400,00, que é o teto estabelecido pelo programa. Só para você ter uma idéia, apenas o Windows e o Microsoft Office custa mais do que isso.

    Além do mais, se as pessoas quiserem mudar para Windows é muito simples, basta comprar o sistema e instalar. O computador não tem nenhuma trava contra isso.

    O que a pesquisa “esqueceu” de mostrar é que os computadores que vem com o Windows XP Starter Edition TAMBÉM têm o seu sistema trocado para o XP Professional… E que os próprios vendedores incitam os compradores a fazerem a troca, inclusive oferecem esse serviço ou indicam quem ofereça.

    Tem uma excelente entrevista (em áudio) com o Sérgio Amadeu comentando mais esse assunto aqui.

  2. Luis disse:

    Concordo penamente!!!
    O windows é muito caro para a maioria dos brasileiros, e a oportunidade de adquirir um computador novo com um preço super acessivél rodando plataforma linux não intimida ninguém, pois, o windows piratan rola solto para todo lado, até em fundo de quintal se instala xp pirata.
    Enquanto não inventar uma maneira de vetar essa brecha, o “jeitinho Brasileiro” será usado.

  3. Motivos não foram citados, por que será . façam as contas …..
    Linux 4ever ……