Gmail para seu domínio

Há algum tempo o Google está oferecendo a possibilidade de usar o Gmail (a infraestrutura e a excelente interface do webmail) para um seu domínio (qualquer um). Você pode inclusive personalizar algumas coisas na interface, tal como o logotipo e algumas mensagens. Também pode usar POP/SMTP, entre outras coisas existentes em qualquer conta normal do Gmail. Interessante não?


Mais detalhes e cadastro para ser convidado a usar o produto, você encontra aqui.

Estou usando o dito cujo há aproximadamente três meses, e estou gostando. Tenho visto pouca gente comentando, talvez porque não saibam ou porque não se interessem, mas as vantagens são inúmeras, a começar pelo preço: de graça (por enquanto). Outras já são conhecidas de qualquer um que faça uso do Gmail, notoriamente um dos melhores sistemas de e-mail existentes, agora com a possibilidade de usá-lo para seu domínio. Adicionalmente às características comuns do Gmail tradicional, o Gmail for your domain oferece a possibilidade de criar listas internas ao seu domínio (por exemplo, minha família mantém um endereço “todos@hubner” para discussão geral). Tudo isso é gerenciado por uma interface administrativa bastante simples (e crua).

A mudança para o Gmail for your domain é bastante simples, basta alterar os registros MX do seu domínio. Não se esqueça também de alterar (se você usa) as entradas de SPF. Algumas desvantagens: (1) as contas do seu domínio terão “apenas” 2 Gb de espaço definidos (não crescem como no Gmail convencional), e (2) como forma de prevenir o uso abusivo, você terá que esperar 5 dias até poder recriar uma conta deletada. Por isso não delete contas sem ter absoluta certeza de que não vai precisar delas. Eu fiz isso… 😉

Fora isso, o serviço é absolutamente idêntico ao GMail, incluindo a excelente performance e confiabilidade. Mas nem tudo são rosas: tem também o Google AdSense na lateral das mensagens… Por isso mesmo, o GMail for your domain é controverso também na questão da privacidade. Eu sou uma destas pessoas que não confia no Google, não totalmente. Ao deter tanta informação, o Google tem um poder extraordinário nas mãos, e a sua busca por mais informação (oferecendo serviços “”gratuítos”” como Gmail, Desktop, Calendar, etc, verdadeiros caldeirões de informação) me faz pensar se realmente a estratégia corporativa (“don’t be evil”) deles é realmente boazinha, ou apenas uma piada com nós relés mortais… (veja o primeiro comentário desta notícia – Google checklist – engraçadinho, mas não muito fora da realidade… ;-))

Mas como eu não tenho nada de interessante para falar por e-mail, ou mesmo para confiar ao e-mail, acho que a troca está sendo válida até agora. Vamos ver mais para frente. Talvez o Google comece a atuar no campo de hosting de aplicativos, tal como já acontece com empresas mais “velhas” (em termos de internet e modelo de negócio não dependente única e exclusivamente de publicidade) como o Yahoo! e o seu SmallBusiness.


4 Comments on “Gmail para seu domínio”

  1. Oi Alex,

    Também estou usando e fiz também uma entrada em meu blog falando sobre o GFYD.

    Não sei se ficou tão completo quanto o seu, mas tirei até alguns screenshots e postei lá.

    Qualquer coisa, visite.

  2. O endereço completo é http://www.arcanjo.org/blog/?p=13
    esqueci de deixar no outro post.

  3. Mitcha disse:

    ahhhh eu ja fiz varias inscrições e até agora nada!
    Tem alguma manha ? Será que não convidam os .com.br ???

  4. igor campos da silva disse:

    oi pessoal quero que me covide para o
    GMAIL e eu não cosigo me cadastrar como se faz