Cliente nervoso (e burro)

Depois do meu stress com a Vivo, dou o braço a torcer e reverencio os pacientes (sacos de titânio) atendentes de suporte de empresas de Tecnologia. Nessa gravação, um cliente de acesso banda larga da BindNet, provedor de Osasco/SP reclama que o suporte não explica a ele como configurar o SMTP de uma conta de e-mail no IG (que não tem nada a ver com o provedor). O cara não se conforma e insiste, xinga, torra o saco. Como diria o Terracini: é como se o cara ligasse para a assistência da Brastemp e quisesse (a força) que o atendente explicasse como ele deveria configurar a televisão dele. Divirtam-se. No final do audio o cara vai ficando realmente nervoso… 🙂


17 Comments on “Cliente nervoso (e burro)”

  1. Tati disse:

    Coitado do atendente, nem se ouvia falar, o retardado do usuário fez um monólogo. Será que infartou? Ele parece estar endiabrado.

  2. Carlos disse:

    O cara está CERTÍSSIMO!! Admito que o cara é realmente burro, mas ele está mais do que certo. Agora, o atendente é mais anta ainda!!

    O que acontece é o seguinte: ele precisava do endereço de SMTP do provedor para que ele podesse enviar mails de outras contas via Bindnet. Quando vc configura uma conta de mail que não é a do provedor queu está usando, voce deve saber que você tem que colocar o endereço pop3 do email e o endereço smtp DO PROVEDOR na configuraçao. Do contrário, vc só irá receber mails e não envia-los. O problema é que ele não sabe disso. Então quando ele fechou o contrato o vendedor falou que isso era possivel (provavelmente nem sabia)e quando ele ligou para o suporte da 1ª vez, por sorte, pegou um atendente experiente que passou o smtp pra ele. Agora o computador teve que ser configurado novamente e ele pegou dois atendentes mulas que não sabem disso.

    E tem mais, o atendentepoderia ter acabado com a ligaçao bem antes simplesmente passando o smtp pro cara. Mas quem ouvir direito vai perceber que ele propositalmente fica enrolando pra passar o endereço, falando mais de 10 vezes a mesma coisa (“olha, eu posso até te passar, mas…”) esndo que o cara já estava cansado de ouvir e queira logo o endereço.

  3. Alex Hubner disse:

    Carlos, não acho que esta informação seja correta. Assim como inúmeros outros provedores nacionais, o IG NÃO PERMITE QUE SE ENVIE MENSAGENS POR SERVIDORES SMTP QUE NÃO SEJAM DO PRÓPRIO IG. Você deve usar SMTP_AUTH para enviar e-mails pelo IG, de qualquer lugar, de qualquer provedor.

    Veja um guia de configuração de uma conta do IG aqui: http://br.mozdev.org/thunderbird/vocesabia/?ig

    Independente disso, o fato é que o cara já estava sendo escroto pacas, e eu se fosse o atendente não iria dar informação nenhuma mesmo. Vai que o cara não consegue configurar mesmo dando-se uma informação e retorna ligação, torrando ainda mais o saco. Acho que o suporte agiu corretamente, mesmo sendo sabido que esse pessoal de suporte pertence a uma classe realmente questionável de cretinos. 😉

  4. fabio carvalho disse:

    Atire a primeira pedra quem já não deu suporte antes, profissionalmente ou não…

  5. Elisa C P Souza disse:

    Caro amigo Carlos e todos os outros leitores desta coluna, meu nome é Elisa, trabalho num call center (o mesmo do cara que berra na ligação, que por sinal senta ao meu lado) e antes de tudo gostaria de lhe roubar 2 minutinhos.
    Imagino que você tenha a mesma opiniao do senso comum. “Pessoas sem estudo, um bando de mortos de fome, que mal sabem falar português, semi-analfabetos”.

    Quero conversar com você.
    Se o senhor liga para um call center, e fica ouvindo 10 minutos de musiquinha, acredite-me, lá existem pessoas, que tem que trabalhar 6, 8, ou mais horas, falando sem parar, cansados, atendendo centenas de ligações.
    Eu sei que você gostaria de mais atendentes, tenha certeza que nós também. Porém infelizmente isso não está ao nosso alcance. O call center é uma parte da empresa e não toma decisões sozinho.
    A última coisa que nós queremos ouvir é alguém faltando com o respeito, falando palavrões, ou sendo grosseiro.

    Vale lembrar aqui também que ainda que você seja o Rei Charles, ou o dono da Coca-Cola, o supervisor NUNCA vai atender você para lhe dizer as mesmas coisas que um atendente te disse, senão, todos os atendentes poderiam também ser supervisores. Não adianta berrar, xingar, espernear… Se ele atender o tel será apenas para pedir que o senhor se acalme e ligue novamente (o que vai te colocar na fila de espera por mais uns 10 minutos).
    Um dia desses li um texto enviado por e-mail assinado pelo grande escritor Luiz Fernando Veríssimo (mas aposto que não foi ele, um homem tão polido e tão sensível seria incapaz de fazer um texto tão esdrúxulo) que ridicularizava, fazia caricaturas dos atendentes e que os chamava de semi-analfabetos.

    Amigo, escrevo este e-mail para lhe dizer uma coisa, trabalho no ramo de call center há 7 anos e neles aprendi que:
    – Os que fazem mais grosserias são os que mais estão insatisfeitos com a vida do que com os serviços prestados.
    – Aqueles que fazem questão de falar que nós falamos gerundismos, são os mesmos que não colocam S para fazer plural. (Você pode não acreditar, mas uma vez eu pedi para o cliente um minutinho e o cliente cheio de vontade veio me falar que “minutinho” era gerundismo. Nem ele sabe o que é um gerúndio… mas deve achar bonito chamar a atenção, né?
    – Existem pessoas que berram ao telefone: “SOU EU QUEM PAGO O SEU SALARIO!”(E suas variações com palavrões no meio). Não, senhor, repare na sua fatura, ela vai para alguém bem maior, e esse sim me paga.
    Alem do mais, pode ser que esse não seja o seu caso, mas a todos os clientes que também compartilham do pensamento que somos idiotas, tentem ser menos grosseiros e mesquinhos ao falar que meu salário é uma mixaria, pois sei que é, e toda vez que alguém nos berra isso ficamos realmente chateados, pois ganhamos nosso dinheiro honestamente e recebemos pouco por um trabalho estressante. Você deveria berrar com quem vende drogas, recebe mensalão… e não com quem trabalha direitinho para receber um dinheiro suado no final do mês.
    – Aos que acham que somos semi-analfabetos, peço-lhes que não falem essa bobagem. Muitos de nós pagamos colégio/faculdade com o que recebemos, a maioria não nasceu em berço de ouro (outros poucos, a vida deu voltas). Além do mais, breves escorregadelas ocorrem por dois motivos: É uma língua difícil, e o nível de nossas escolas fundamentais não é dos melhores.
    – E para finalizar, o telefone é a arma do covarde. Se você se sente mais valente com ele na mão, pare! Não faça papel de bobo. Jamais tirarei a razão de sua reclamação, mas não são seus gritos que vão ajudar. Tenha certeza faremos tudo para que seu problema seja resolvido imediatamente, mas se isso não for possível, alguém de outro setor será comunicado. Eu juro que ele será comunicado, isso faz parte do meu serviço, e é a única coisa que posso fazer. Eu não posso tirar a bunda da minha cadeira, e não posso realmente fazer mais nada pelo senhor, assim como o meu supervisor. Se eu te dou uma informação, tenha certeza, foi ele quem me instruiu.

    Um abraço.
    Elisa

  6. Elisa C P Souza disse:

    Opa, desculpe, o texto era pro Hubner e nao para o Carlos…

    Beijos

  7. Thercio disse:

    Serviços em país de 3 mundo é assim mesmo!

  8. Rasputin disse:

    INCLUSIVE ISSO! INCLUSIVE ISSO!

  9. Olá Claudinha, com estar as coisas no sul? Esta muito frio ai? Aqui no rio esta tudo bem, um pouco de frio à noite, quando vc vier ao rio não esquecer de entra em contato, para que possamos curti a noite no rio!Tenho sentido saudade de nossos passeios em porto seguro,que foi uma viagem muito boa. Foi bom ter feito amizades com vcs. um beijo na minha fotografa predileta (Martinha) e um beijo no seu coração. Luiza Helena Baptista De Souza

  10. Olá Claudinha, com estar as coisas no sul? Esta muito frio ai? Aqui no rio esta tudo bem, um pouco de frio à noite, quando vc vier ao rio não esquecer de entra em contato, para que possamos curti a noite no rio!Tenho sentido saudade de nossos passeios em porto seguro,que foi uma viagem muito boa. Foi bom ter feito amizades com vcs. um beijo na minha fotografa predileta (Martinha) e um beijo no seu coração. Luiza Helena Baptista De Souza

  11. Nivaldo disse:

    Para todos, o call center existe para atender as necessidades do cliente, isto eh o que se compra ao contratar o serviço, e se eh ou nao verdade, eh o que se vende.

    Entao vejamos, o vendedor apresenta o provedor e diz e “nós temos um call center para tirar suas duvidas e auxilia-lo nas configuracoes”. Entao eu comprei este serviço, e o provedor esta me devendo ele.O cara queria passar e receber e-mail do ig atraves de uma conexao de banda larga da BindNet, isto EH possivel, e ele tem o direito de faze-lo, entao ele estava coberto de razao ao EXIGIR que passassem as configuracoes necessarias, mesmo as configuracoes do IG, que deixou de ser um concorrente e passou a ser um mal necessario.

    E ainda, o atendente nesta ligacao fala que nao pode passar as configuracoes, ele esta ERRADO, nao soh pode como deve. Se voces observarem, o cliente fala que ao fazer a conexao por linha discada, ele consegue passar e receber e-mails, e que ao conectar-se pela banda larga nao mais. Neste momento o atendente DUVIDA dele, uma ANTA, soh deixou o cara mais nervoso. Entao esta situacao conexao discada/banda larga o problema surge/desaparece fica patente que existe um “filtro” ou uma configuracao mal feita na BindNet. RESUMINDO, o cliente ja ligou (retorno) vindo de um mal atendimento, pois a atendente anterior (tambem mal preparada) recusou-se a solucionar o problema do seu PROVEDOR simplesmente dizendo que isto eh problema do Servidor de e-mail do IG e nao do servidor dela.

    Tenham paciencia, o CALL CENTER esta uma porcaria mesmo (a maioria). E o salario de atendente tem o piso de 450 reais mais ou menos, o qual nao da pra contratar pessoal bem treinado , ou competente, para atender um publico variado de classes A, B, C, D e E, alem de todos os niveis de educacao.

    E quanto a falar a lingua corretamente, quem tem boa vontade nao precisa falar gerundismo, mesmo que outros nao saibam a lingua, eh soh estudar.

    Nao eh porque nosso presidente , eleito por pessoas de baixa renda (segundo as pesquisas,) nao sabe falar, que a nacao toda tem que ser analfabeta, acho que temos que aprender sempre.

    E mesmo que nosso presidente tenha passado 12 anos sem fazer nada ao inves de estudar a propria lingua, mesmo que ele diga que nao precisa falar ingles para ser presidente, mesmo que ele faça apologia ao analfabetismo, eu acho que temos que estudar , para que um dia possamos eleger um presidente que nao seja semi-analfabeto, e tambem para que as atendentes um dia estejam bem preparadas para atender as necessidades dos clientes que PAGAM sim o seu salario. Ou seja, a empresa eh a empregada e todos que trabalham nela recebem do mesmo patrao , o cliente, se um recebe mais do que o outro cabe aa todos da empresa ( o time ) concertarem isto, ou se conformarem. E nao CHUTAR o cliente na desculpa de que nao sou o dono da empresa, o cliente nao tem nada com isto.

    E ainda , ao senhor descontente, eu faria a mesma coisa e pediria quebra de contrato por nao cumprimento da clausula suporte tecnico on-line, com o pedido de indenizacao.Pois o atendente RECUSOU-SE a resolver seu problema, com a desculpa ESFARRAPADA de que era problema do ig, provedor que alguns milhoes de usuarios satisfeitos fazem proveito e de graça. Abracos a todos, Nivaldo.

  12. Ricardo Guilherme Eleutério disse:

    Concordo com a Elisa. Eu já fui mal atendido num atendimento e nem por isso saí ofendendo todo mundo, dizendo a pérola: “de que o cliente tem sempre a razão! que eles devem estender o tapete vermelho e chupar o saco pra agradar…”; péssimo!
    Pra mim, que já trabalhei com atendimento ao público, o cliente tem sempre a razão, DESDE QUE NÃO PERCA A EDUCAÇÃO!! Não adianta vir falando alto comigo que não vai conseguir nada.
    Sou técnico em informática, e sei que muitos dos atendentes não possuem conhecimentos suficientes para resolverem questões que estejam fora do treinamento recebido. Neste caso por exemplo, realmente quem impede o envio de mensagens é o IG, e não o provedor de banda larga. Eu tive este problema, e consultando o site do IG, li o aviso que só me conectando por linha discada conseguiria enviar e-mails. Se que o “cliente” em questão tem tanto dinheiro para pagar os salários dos atendentes de help-desk, porque não paga um e-mail num provedor pago, e deixa os e-mails do IG apenas para receber no outlook ?
    Infelizmente pela falta de educação e grosseria, fico do lado do atendente.
    E que o senhor “nervoso” vá a merda até aprender a ter respeito ao próximo !!!!

  13. ciro cardoso de meneses disse:

    Se alguém chegar a ler…
    Passei pelo mesmo problema duplamente: como usuário do ig e como gerente técnico de uma empresa nos mesmos moldes da bindnet, o que fiz? entrei em contato com a ig e eles me disseram que não era mais possível utilizar o smtp do ig se não fosse por linha discada. ponto final.

  14. Adalberto Gardezani disse:

    Infelizmente, fui mais um idiota que comprou aparelho celular pela vivo televendas (fone 1058 – são paulo – sp).
    O aparelho chegou depois de reclamar pois um imbecil de um motoboy não conseguiu localizar o numeral da minha casa na rua (que tem 400 metros). Bem, com muito custo, recebi o aparelho pelo SEDEX.
    Assim que chegou, vi que tinha um defeito na câmera (w200 – sonyericsson), e reclamei logo em seguida dia 04-07-=2007. um idiota de um atendente, disse-me que em até 3 dias úteis o aparelho seria trocado. Passou o prazo e nada. Liguei para 1058 para saber do processo e me informaram que não eram 3 dias mas 5. Depois maisoutros tantos atendentes idiotas e sem saber o que falar, disseram-me que eram 7 dias úteis. Passou-se todo o tempo que els queriam e nada. Reclamei de novo e disseram que o meu processo havia sidoe encerrado porque os idiotas entraram em contato no sábado (07-07-2007) e não conseguiram me localizar. Claro, estava no cinema, que é um direito que tenho de lazer, pois não vou ficar como um idiota em casa sentado esperando essa merda de empresa me ligar.
    Agora (22-07-2007) entrei em contato com a ouvidoria e me deram mais dois dias de prazo.
    Já fui ao PROCON e assim memso nada eles dessa empresinha de bosta a VIVO não dão a mínima pra o cliente.
    Ah! pasme! Um imbecil de um atendente, como estava super irritado com a porcaria da empresa, me pediu respeito, é ele um tal de Sérgio Santana. Como ele tem coragem de pedir respeito se a própria empresa não respeita seus clientes???

  15. eu quero cancelar o dada love do meu celular e ñ conssigo depois vcs querem que a gente ñ fique nervoso pô………………

  16. Nelson Marques dos Santos Junior disse:

    Que nojo! Criticam-se as pessoas que fazem o atendimento e não o sistema que há detrás… O sistema é o unico culpado, pois não prepara as pessoas para que executem um atentimento satisfatório, mas apenas uma tapeação. O que é mais nojento é ver que pessoas com uma instrução mais avantajada que a MAIORIA da população acredita que apenas criticar resolverá alguma coisa. Pessoas como esse Cliente da BindNet se acham donas do mundo e da razão por possuir um poder de aquisição melhor que outros. O que está lantente aqui é o preconceito contra as pessoas que prestam o atendimento no lugar das centrais que deveriam preparar tais profissionais. Ademais ressalto que enquanto uma pessoa das classes “C D ou E” muitas vezes por mais que queiram estudar precisam levar uma vida árdua e massancrante pois se querem ser um pouco melhor precisam estudar, mas para manterem-se precisam trabalhar. Enfim vivemos num pais mediocre, que não está assim porque tivemos lula como presidente mas porque tivemos muitos homens instruidos que só afanaram a nação e seus miseráveis, é lastimável ver um país tão explendidamente rico com uma população tão miserável (eu sou um deles infelizmente). Vou elucidar de forma bem tosca, porém real. “FHC é o homem que sabe, Lula é o que Faz”. O saber não significa absolutamente nada se não for posto em prática. e.vc.com.isso@gmail.com

  17. Jefferso disse:

    Nossa quanta anta que na entende nada de call center Ne rafael Vicentino, e uma anta mesmo, sendo que toda empresa existe rregras , e no call center nao e diferente, nao pode prestar suporte que nao se limite a sua empresa , tua anta, essa e a regra do cal center…..desinformado……..e tem pessaos no call center que tem mais esrudo do um ignorante como vc , que fala o que nao conhece…….