ColdFusion e Excel

Uma das maneiras mais tradicionais de gerar conteúdo em Excel via ColdFusion é gerar o conteúdo utilizando tabelas normais em HTML e dar o output do conteúdo como se fosse um arquivo .xls. O Excel espertamente irá converter automaticamente para uma planilha. Nesse modo, contudo, não é possível aproveitar todo o potencial do Excel, como fórmulas e afins.

Um outro modo, mais caro (pois envolve uma licença do Excel) e razoavelmente utilizado, é instalar o Excel no servidor e utilizar objetos COM no ColdFusion. Uma outra abordagem interessante é utilizar o Jakarta POI, uma API em Java para manipulação de arquivos de softwares da família Office, da Microsoft. A sugestão de utilização dessa API inclusive aconteceu recentemente na lista de discussão do CFUG-DF.

E hoje, coincidentemente, passando os olhos nos blogs sobre Adobe/Macromedia, vi um post que indica duas interessantes referências ([1] e [2]) para utilizar o HSSF (projeto do Jakarta POI) para gerar planilhas Excel com recursos mais avançados de formatação, fórmulas e afins.

Uma outra alternativa, também em Java, é a API JXL.


One Comment on “ColdFusion e Excel”