A Macromedia não ‘matou’ o CamStudio

Ontem estava lendo minhas entradas no Bloglines e me deparei com uma notícia no BR-Linux cujo título me chamou a atenção: “Macromedia tenta absorver o programa de código livre CamStudio em prol do Robodemo“. Eu achei estranho, pois pelo que me lembro quem comprou o CamStudio foi a eHelp, que por sua vez foi comprada, muito tempo depois, pela Macromedia (que por sua vez foi comprada pela Adobe…). Eu achei inconveniente a maneira como o assunto (e o nome da Macromedia) estava sendo tratado e resolvi responder, colocando informações que o autor (note: o BR-Linux aceita colaboração de interessados, que eventualmente postam notícias para serem publicadas) poderia ter facilmente obtido se tivesse pesquisado um pouco e fosse um pouco além da leitura ácida (e contraditória – incluindo dizer que a Macromedia andava mal das pernas em termos financeiros, sendo que ela acumulou recordes de faturamento seguidos e foi adquirida pela bagatela de 3.4 BILHÕES de dolares pela Adobe em 2005, num claro reconhecimento de seu crescimento e qualidade) da matéria fonte, que por sua vez também usou uma outra matéria fonte, que por sua vez usou uma outra matéria fonte de outro lugar estabelecendo assim um verdadeiro telefone-sem-fio, onde os detalhes e informações vão sendo mudados ao sabor (e humor) de quem os passa adiante. Vale lembrar que o autor do post no BR-Linux já frequentou o CFGIGOLÔ e aparentemente tem prazer em descer a lenha em qualquer coisa que seja software proprietário. Ele não podia perder a chance de meter pau em mais uma…

Depois do comentário que fiz, para minha surpresa o pessoal do BR-Linux mostrou-se aberto e ciente dos erros que a informação postada continha e prontamente indicou as correções como uma atualização do post/notícia. Eu fiquei gratamente surpreso pois confesso que não esperava essa atitude (preciso rever meus conceitos). Parabenizo o BR-Linux e peço desculpas se o meu comentário pareceu demasiadamente irônico, acontece que eu já estou condicionado a entrar numa discussão destas com três pés atrás. Quando se trata de lidar com alguns jogadores de pedras de software proprietário (não importa qual), todo cuidado é pouco.

E por falar em SL e Macromedia, é uma notícia antiga (e já publicada aqui), mas que serve de contraponto ao que foi publicado no BR-Linux: MACROMEDIA JOINS ECLIPSE FOUNDATION. E vale lembrar: a Macromedia/Adobe tem ferramentas que se sobrepõe ao Eclipse (ok, em escala menor, mas o Dreamweaver é uma suíte bastante completa, inclusive com controle de versionamento e afins), para quê então estaria gastando esforços com o Eclipse? Nem todos são malvados só porque fazem software proprietário. Fazer software proprietário e comercial não tem nada de errado como alguns insunuam ou crêem. Aliás, grandes projetos OpenSource se tornaram comerciais (vide MySQL, PHP, etc). Tem gente que confunde ativismo com ideologia e inconscientemente acaba criticando o que não devia criticar, entre outras boçalidades que já conhecemos.

Agora algo precisa ficar claro: a Macromedia/Adobe é uma empresa que visa lucro, por isso pode eventualmente cometer deslizes “éticos” do ponto de vista do pessoal do SL. Eu particularmente não conheço a Adobe a ponto de me arriscar a defender suas estratégias, mas o que eu sei é que (como CEO – Chizen – já disse várias vezes após adquirir a MM): a Microsoft é nosso alvo. Sendo assim não seria inteligente comprar briga com a “comunidade” opensource (por mais que ela queira fazer o contrário).


One Comment on “A Macromedia não ‘matou’ o CamStudio”

  1. João Vagner disse:

    Infelizmente profissionais da area OpenSource tem certas atitudes que envergonham todos. Comprar briga com tudo e com todos, por achar que ‘ganhar’ dinheiro com software proprietário é pecado o Deus Linus vai bater, ou dar palmadas na bundinha.

    Mas felizmente temos profissionais sérios como o pessoal do BR-Linux, e o Linux-Security também.

    Apesar de não concordar que a Macromedia não de atenção a usuarios de linux, já que linux esta sendo usado, e muito bem usado por ai, para usuarios finais, acabou essa de Linux é complicado, ou morde. Linux é opção e uma boa opção desde quem esta adiquirindo a solução Pinguin, esteja conciênte de riscos, e coisas do tipo, assim quando fazem com o Windows (Segurança).

    Não é atoa que Firefox, cresceu, opera cresceu mais ainda depois de ser ‘free’, e tenho informações ‘quentes proa CFGIGOLO’, que em breve será OpenSource.

    Abraços Alex.