Incompetência Máxima + Pirataria = nada bom!

Quem se lembra daquela discussão na CF-Brasil sobre hospedagem ColdFusion de 10 “reau” por mês? Baratinha demais, lembram-se?

Essa discussão gerou este post, onde eu explico os meus motivos para não acreditar em hospedagem CF de R$ 10,00 reais. Neste post (ou em alguma lista de discussão) eu sempre digo: “alguma coisa não esta certa com este valor, ou o software é pirara ou a segurança e nível de serviço é uma porcaria”. Não é que hoje eu encontrei uma empresa que oferece hospedagem ColdFusion e que é o exemplo máximo destas duas “qualidades”: pirataria e segurança nula.

Não vou mencionar o nome da empresa, mas você pode descobrir isso facilmente. E ai de quem disser que eu sou irresponsável em facilitar isso. Práticas não-éticas (especialmente envolvendo falhas de segurança e desrespeito por clientes) devem ser denúnciadas na cara dura, sem dó. Normalmente quando encontro alguma falha de segurança, costumo comunicar a empresa primeiro antes de divulgá-las (muitas delas divulgadas aqui no CFGIGOLO). Mas neste caso não vou fazer. A empresa provavelmente usa software pirata, e o software no caso é o nosso ColdFusion Server. Desculpem, mas o gato subiu no telhado e eu fiquei puto. Quero mais que esses picaretas se f*.

Sinceramente? Eu até hoje não abri o meu hosting comercial de ColdFusion simplesmente porque não tenho uma licença que me permita fazer isso. Se vou fazer algo comercial, a primeira coisa que devo primar é pela ética e pelo tratamento correto de meus clientes. Mas aí vêm um esperto e acha que tudo bem, que ninguém vai se importar e perceber que ele está usando software pirata. Vai lá e busca por alguma coisa do tipo “ColdFusion MX 7 serial” e põe o bichinho para rodar e começa a fazer dinheiro com isso, sem ter pago um tostão qualquer à empresa que produziu o dito cujo, prejudicando as inúmeras pessoas que vivem de um negócio legal e honesto, a começar por nós, programadores ColdFusion. Depois reclamam que a Macromedia Brasil não tem presença na comunidade. Pô? Como fazer isso se só se usa software pirata?

O mais engraçado (e ousado) é que a tal empresa ainda faz anúncio de hospedagem ColdFusion MX 7 no Google, o que você pode conferir ao buscar por “ColdFusion” e ver os links patrocinados (Google Ads). As evidências? Bem, vamos lá – curto e grosso, pois quero ir dormir logo e sinceramente, estou farto de tanta palhaçada:

1) Sobre segurança: ao visitar o site da dita empresa, vê-se que ela oferece um test-drive dos seus “excelentes” serviços. Já começa errado por aí (não preciso dizer porquê). Eis que abri uma conta teste e subi alguns arquivos para lá. Conclusão? O servidor está completamente aberto (veja listagem de pastas), sem proteção alguma. Pude navegar por todas as pastas do servidor, poderia apagar, sobrescrever, adicionar arquivos de qualquer tipo na máquina toda, coisa bem básica mesmo. Falta de sandbox security, conhece?

2) Sobre pirataria: todo mundo sabe (inclusive a própria Macromedia) que atualmente o único serial number para CFMX7 disponível no “mundinho underground”, no “mercado paralelo” de cracks, seriais e afins é de uma versão DevNet, que imprime (caso você não saiba e esteja usando, cuidado!) uma meta tag no código gerado, e cujo conteúdo é bastante claro: “ColdFusion DevNet Edition – Not for Production Use”. Bem, pode ser pura coincidência – apesar de que, mesmo se for o caso, a empresa está incorrendo em uso ilegal de software pois a versão DevNet não pode ser usada comercialmente em produção, mas todos os sites que usam ColdFusion e que estão hospedados nessa empresa, mostram esta meta-tag ao se olhar o código fonte.

A conclusão? Se você é cliente desta empresa, trate de correr e arrumar outra enquanto seu site não é invadido por alguém mais mal intencionado do que eu. Amanhã, ao acordar disposto (afina, é sexta-feira), farei uma denúncia/pedido formal de verificação junto à Macromedia BR contra esta empresa, que suspeito estar usando software pirata. E se não estiver, que prove, pois as evidências (incluindo outras que não mencionei aqui) não me deixam crer que seja diferente.

E aí, ainda acredita em hospedagem de 10 reais? Eu não…


2 Comments on “Incompetência Máxima + Pirataria = nada bom!”

  1. Senti na pele hoje a incompetencia desta empresa…

  2. João disse:

    nem falo nada viu ¬¬’