Software livre e investimento público

Hoje encontrei na versão impressa da revista InformationWeek Brasil (Ago2004) um excelente artigo de Roberto Carlos Mayer. Artigo que expressa em poucas palavras, diretas e retas, quase tudo aquilo que penso sobre a “molecagem” que está sendo a imposição de software livre no governo brasileiro. Software livre promovido à força, sem argumentos técnicos coerentes e verdadeiramente práticos (em oposição à bela e pura teoria), no melhor estilo goela-abaixo da ditadura, é mais um devaneio ultranacionalista de quem não tem o menor comprometimento com à realidade. Não é de se espantar que venha de um governo que esteja querendo instalar no país um tal de “Conselho Federal de Jornalismo“… (sobre isso é melhor nem comentar).

Para Roberto, (…) “O simples investimento de dinheiro público em projetos de software livre não traz resultados práticos: apenas nos levará a gastar o nosso dinheiro público e continuar a pagar licenças de software estrangeiro com nosso dinheiro privado.” (…)

Eu assino em baixo. Se você também pensa assim, leia o artigo:

Software livre e investimento público


4 Comments on “Software livre e investimento público”

  1. JJ disse:

    Eu sou a favor da contratação de software livre pelo governo federal, o q eu não concordo é a imposição que esta sendo feita sem argumentos tecnicos, como por exemplo, migrar uma aplicação em sql server para postgresql, isso é otimo, agora migrar uma aplicação coldfusion para php e perda de tempo e dinheiro, q acaba tendo mais investimentos, se for analisar tempo e pessoas para esta desenvolvendo o projeto.

    Valeu Alex

  2. Alex Hubner disse:

    É exatamente este o ponto: quando a adoção de software livre baseada apenas em uma ideologia atropela outros requisitos mais importantes tais como custo de desenvolvimento, de manutenção e afins. Custo de licença é o MENOR dos custos num sistema enterprise e de grande escala, como é o caso do governo.

    Argumenta-se que o “free” é de liberdade, liberdade de mudar o fonte do software de acordo com a sua necessidade. O que se esquecem é que esta liberdade tem um preço: bons programadores extras, necessários para modificar um código fonte complexo e criar outro.

    Por falar nisso: alguém conhece algum software que o governo tenha desenvolvido desde que esta ladainha começou e que siga a licença GPL (e que por isso o tenha disponibilizado publicamente, incluindo seu fonte)?

  3. Marco disse:

    Código complexo???? Hehehehe. É bem por aí mesmo… e nós aqui somos testemunhas disso nessa semana. Pegamos um CMS em PHP, open source e tal, muito comentado, badalado mundo afora, com a colaboração de zilhões de “programadores”… quando abrimos o fonte para atualização, deu vontade de chorar. Postei um comentário na lista e quase fui linchado…. por um xiita do mundo PHP… hehehehe… Eu vejo do outro lado da oportunidade…. quando eles começarem a ver que, num futuro bem próximo, o tal do open source está saindo bem caro, eles vão ter que voltar para a realidade… e nós CFers vamos estar bem preparados para dar conta do recado… e das atribuições…

  4. JJ disse:

    Eu não conheço