Sun Java Desktop System

Já disse uma vez aqui que não gosto de Linux (ok, ok, xiitas: é GNU/Linux) em desktop, mas devo fazer uma exceção: Sun Java Desktop System, baseado no GNOME, mas com um toque visual próprio da Sun, a interface ficou bem bonita e interessante.

I1_mercury_i.jpg

O conjunto de aplicativos instalados é muito bom e sinceramente, acho que dá para enganar o Windows substituindo desktops de funcionários que fazem o básico: navegar, usar uma suíte de escritório e algumas outras coisas pequenas.

OBS: por falar no SJDS, vale a pena conferir esta apresentação do Looking Glass, um novo conceito de desktops que a Sun está propondo (obrigado o Douglas Camargo da Synex pelo link).


5 Comments on “Sun Java Desktop System”

  1. Alex,

    Por falar em novidades, veja o novíssimo http://www.a9.com/. Trata-se de um Google apimentado! Experimente acessar http://www.a9.com/coldfusion e então clique na opção “Open Book Results”. Tem sempre alguém pensando!

  2. FallenHawk disse:

    Será que o fato do SJDS ser pago não vai limitar o crescimento dele?

  3. Jean Krebs disse:

    Acho que o fato de ser pago atrapalha, sim. Ainda mais se considerarmos a evoluçãa absurda que os desktops abertos têm tido, especialmente o KDE.
    A versão 3.2 já está com uma funcionalidade excelente, e acho que já está a par com o SJDS.

  4. A SUN já vendeu mais de 500 mil cópias do SJDS para o governo chinês. Agora a estratégia é imbutir o looking glass como um gerenciador de janelas. Este sim irá concorrer com o KDE e com o Gnome. Ainda é cedo para dizer alguma coisa, principalmente por que a SUN é uma empresa que dá tiro para todos os lados. Na minhão opnião, a SUN é uma forte candidata a ser vendida para uma IBM da vida.

  5. Caraca, mas que copiazinha do visual WinXP hein? ehehe

    Eu uma vez li um artigo de alguém mandando os caras que fazem a interface do Linux pararem de ficar querendo copiar a do Windows e inventar alguma coisa nova que realmente mude a maneira de usar o desktop.

    Mas aí o problema é que isso espanta os usuários, então…