phpFlashMyAdmin

phpMyAdmin é um aplicativo escrito em PHP que permite controlar databases MySQL, tal qual, porém bem mais modesto que o Enterprise Manager do SQL Server. Este e outros front-ends para o MySQL foram escritos já que até recentemente ele não possuia um front-end oficial

O phpFlashMyAdmin segue a mesma linha do seu original em PHP, mas conta uma interface em Flash bem mais rápida, sem refreshs e com ferramentas visuais, ao módico preço de US$ 5,00 (vou escrever para terem certeza: cinco dólares americanos).

Ideal para a turminha do LAMP (só não venham pedir um desse open-source… hehehe) e para provedores de hospedagem compartilhada, que podem comprar e customizar o aplicativo em Flash, oferecendo um administrador para o banco de dados muito melhor que o normal.

[via Darron Schall]


8 Comments on “phpFlashMyAdmin”

  1. Boa noite

    Fiz uns poucos testes a esse PHPFlashMyAdmin e achei muito interessante.
    Um abraço
    César Oliveira

  2. FallenHawk disse:

    Sinceramente, tudo bem que o Flash já é bem conhecido hoje, mas olha só, ele não é um padrão web e oferece problemas enormes de usabilidade e acessibilidade. Claro, um sistema de administração não sofre tanto com isso porque terá apenas alguns poucos usuários. Digo isso no sentido que a Macromedia tenta colocar na cabeça de todo mundo que RIA é com Flash e tal, sendo que isso traz vários problemas para o site, então acho que essas aplicações não são “ricas” como diz a MM. Vamos admitir isso.

  3. Alex Hubner disse:

    Flash está instalado em 97% de todos os browsers (sem falar nos dispositivos móveis). Funciona da mesma maneira (mostrando a mesma coisa em qualquer lugar).

    Se Isso não é padrão, então eu realmente estou ficando louco.

  4. FallenHawk disse:

    Praticamente todos tem o flash instalado, mas eu acho que web sites em flash trazem muitos problemas para usuários com qualquer tipo de problema visual e até para sistemas busca. Sei que finalmente a Macromedia está disponibilizando o SDK de indexação, mas ele apenas extrai links e strings. Quero ver você ver uma lista de definição com o flash ou uma navegação estruturada com listas. A própria Macromedia oferece um sistema de navegação em lista para isso. Logicamente ela não vai admitir essas limitações pro mercado.

    Claro que um sistema de administração MySQL em flash torna as coisas menos monótonas que são com outros programas como o PhpMyAdmin, e isso é um ganho, porque dificilmente um desenvolvedor web ou administrador do BD não vai ter um browser visual e um plugin do flash nele.

  5. Marcelo disse:

    Muito bacana a aplicação …. e for ver bem nem seria tão complexo de desenvolver …… ainda mais em CF … ops …. acho q acabo de ter uma ideia 🙂 hehehe …..

    o ganho q notei foi usabilidade, ausencia de refreshs, velocidades e a possibilidade de relacionar tabelas (InnoDB) visualmente, arrastando e soltando os campos, coisa q nao existe no PHPMyAdmin 🙂

    e sinceramente, 5$ (15 reais) tá até barato pra utilidade da ferramenta, e que vc recebe os fontes PHP e FLAs …. mas ela pode ser muito melhorada ………

  6. Eu até posso entender que o “Flash oferece problemas enormes de usabilidade e acessibilidade”, mas pense por exemplo no site da Nike, ou no lançamento de um carro novo.

    O que está a venda não é facilidade de uso, nem acessibilidade, nem usabilidade, nem nenhum outro conceito web. Eles oferecem, na palavra que a Macromedia mais gosta – experiência para o usuário – ou melhor, comprador.

    Não interessa se o conteúdo de dentro do Flash vai ser indexado pelo Google, se dispositivos de acessibilidade não vão conseguir entender o conteúdo ou se a tecla TAB não funciona.

    Já diria uma propaganda de refrigerante: “imagem não é nada, sede é tudo”. Refrigerantes matam sede. O que você quer vender? O cara o outro cara quer comprar? Quem está interessando na Nike está interessando num site que permita navegar com o teclado, que permita usar os recursos de um browser em específico? Ou não? Ela quer um tênis legal para jogar futebol? Ela quer participar do estilo Nike?

    Isso me lembra das propagandas da Nike onde jogadores de futebol jogavam naquela doma. Que raios de propaganda é aquela? O que me fala sobre como um tênis Nike pode ser melhor? Que acessibilidade ela me fornece para a informação da Nike? Quem é essa empresa Nike e que raios é “Just do it”? Não importa. A propaganda não está lá para isso. Ela te surpreendeu.

    Só um pensamento…

  7. Douglas Camargo Leal disse:

    Eu sou 100% favorável ao RIA, mas devo lembrar que ele não é a melhor solução para todos os casos. O Flash é MUITO podereso, mas infelizmente é MUITO mal utilizado por muitos programadores. É justamente isto que faz a imagem de uma aplicação RIA ser negativa no mercado. Na minha opnião, muitas aplicações poderiam ser mistas, sendo uma parte escrita da forma tradicional (HTML, XHTML, JavaScript, etc) e a outra em Flash. Por que não?

  8. FallenHawk disse:

    O site da Macromedia é feito basicamente com o que o Douglas disse, fora a DevEx (que não funciona nem no Opera).

    Fábio, eu tentei dizer que o Flash pode ser a melhor opção em alguns casos. Mas eu acho que tem umas pessoas que em vez de usar Flash para esse tipo de coisa que você disse, abusam dos recursos do flash, o que não é o caso desse admin do mySQL em Flash. Vou dizer que não gosto de flash (não gostei do site do Nike) mas sei que a maioria gosta, portanto talvez pra eles isso traga mais lucro do que pensar em poucos que terão problemas com isso. Pra começar, um sistema de administração não precisa ser indexado pelo Google, mas o seu visual deve tentar trazer usuários para uma companhia de hospedagem – o que realmente aconteceria com o PHPFlashMyAdmin – então tá valendo.