85 dias de uptime

“Graças” a nova política de patches da Microsoft: soltar updates em “pacotes” maiores, soltando esporadicamente apenas as atualizações consideradas críticas, um dos nossos servidores Windows (2k) atingiu hoje, 85 dias (quase 3 meses) de uptime, ou seja, sem uma rebootada sequer. É um tanto qanto estranho e uma marca “invejável” para uma máquina windows, tanto que me dignei a postar aqui…

Usuários de Linux devem estar se borrando de tanto rir… Pois é, a dura realidade é que a Microsoft simplesmente não deixa que os seus sistemas windows (considerando que você instala os patches de segurança) fiquem sem uma rebootada por tanto tempo. Todo e qualquer update requer a renicialização o servidor… Depois destes 85 dias nossa máquina começou a se comportar de maneira estranha. Ao dar um crt+alt+del para abrir o task manager, o gráfico de uso da CPU não aparece, a janela fica transparente… Idem para outros aplicativos tais como o defrag, que mostra os gráficos com umas cores malucas e pedaços transparentes de janelas… Coisa esquisita mesmo! Parece que o Windows e suas “janelas” está desgastado, cansado… Mas a dupla CF+OS continua firme e forte, em queda de performance. Nestes 85 dias tive que reinicializar o serviço do CFMX apenas 3 vezes depois de modificações que fiz.

Estou começando a desconfiar que estes patches que requerem uma renicialização do sistema não passam de historinha para boi dormir com o objetivo de fazê-lo rebootar a máquina de tempos em tempos por precaução… 🙂


10 Comments on “85 dias de uptime”

  1. Rodrigo Colli disse:

    Também acredito na hipótese que você levantou quanto ao boot temporário.

  2. Luiz Rocha disse:

    Meu maior problema com o Windows não é e nunca foram as rebootadas.

    Meu problema é a vida útil do sistema. Depois de um ano ou um pouco mesmo, ele começa a se comportar de maneira estranha, fora dos padrões, programas param de rodar ou rodam muito mais lentos e etc… Aí vc tem que reinstalar o sistema do zero, formatar máquina, aquela trabalheira.

    Não ter que fazer isso é o que me deixa mais feliz no Linux. Me permite fazer os ajustes que eu quiser, sem ter medo de que, em seis meses, eu terei que fazer tudo de novo…

  3. Alex Hubner disse:

    Luiz, admita: você não sabe usar Windows… =) Está muito abaixo do seu QI politrécnico…

    Meu pai comprou um Dell (que veio com WinXP Home) há um ano e pouco. Quando ele chegou configurei-o direitinho e habilitei uma conta “non-administrator” pro velho. Expliquei a ele que deveria atualizar seu anti-vírus, fazer limpeza e defrag do disco a cada dois meses (através das ferramentas do próprio windows), coisa que ele fez. O bichão tá lá funcionando super bem até hoje, sem degradação de performance ou qualquer outro problema aparente.

  4. Alex Hubner disse:

    Ah! E olha que os meus pais moram na PQP (leia-se: Cotia – Granja Vianna), onde a energia elétrica cai a todo instante, desligando o PC no meio de um defrag…

  5. Luiz Rocha disse:

    Não sou o melhor usuário de Windows, admito! 🙂

    Mas a verdade é, quantos softwares diferentes os seus pais instalam? E eu não estou falando joguinhos e coisas do gênero.

    De ficar instalando e desinstalando coisas como Apache/PHP/MySQL para testar e ver como eles se comportam no Win, ficar atualizando o AutoCAD e outros programas do gênero quando estava na POLI, ficar atualizando o Mozilla e derivados para ver como eles estão, se estão estáveis e etc, eu acabo gerando muito mais “stress” no sistema de registro e gerenciamento do Windows do que o pobre coitado aguenta.

    Após algum tempo, o bixinho começa a apresentar perda de performance e erros estranhos. Depois de um tempo, a única solução é formatar a máquina e começar do zero de novo.

    Esse, aliás, era um problema recorrente no IPT. Muitos equipamentos tinham softwares específicos, que tinha quem ser atualizados, reconfigurados e etc. Era comum depois de um semestre ter que dar um trato em alguma máquina, pq a mesma já não respondia do jeito que deveria.

    Para usuários como o seu pai (e o meu, inclusive), o Windows ainda é uma escolha segura. Mas para mim não.

  6. Jonas Galvez disse:

    Windows é um ótimo sistema. Estou com o Windows 2k, há quase 2 anos. Já deixei o PC ligado direto por muito mais que 3 meses, sem problemas. Na última vez que fiz isso, entretanto, tive uns probleminhas. It turns out meu HD táva mais bagunçado que meu armário. Fui passar o defrag, a barrinha estava completamente vermelha. Depois disso, não tive mais problemas. Agora tô passando o defrag frequentemente.

    E claro, não vou nem discutir sobre a superioriedade do Linux. Apesar de eu estar relativamente satisfeito (leia-se: “acomodado”) com o o Windows, a única coisa que me prende à ele é o Flash. O Hubner ainda não sentiu o gostinho do tipo de coisa que se pode fazer com Linux 😀

  7. Matheus Colen disse:

    Perae, vocês falaram que os usuário de Linux devem estar se borrando de rir. Quanto tempo de uptime costuma ter um server Linux ??

  8. Jeca - reí disse:

    Se você não modificar o Kernel, mas atualizar os pacotes, não precisa rebootar um Linux

  9. JavaTux disse:

    Windows 🙂 nada contra o windows, mas ele nunca conseguiu atender minhas necessidades…. eu nunca consegui ter confiança nele… já fiz vários teste.. e sinceramente… não gosto da idéia de um SO com “senso de humor”…. hoje está bem.. amanhã está louco… depois morre… (acho que nesse ponto a microsoft chegou perdo da Psicologia Humana) 😀 heehhehehe

  10. É Alex… uptime é um problema mesmo… em Cotia é complicado, no centro da cidade falta mais do que tem. hahaha

    Deixa eu ver aqui…
    01:10:55 up 6 days, 17:36, 1 user, load average: 0.00, 0.00, 0.00

    Não fosse essa merda dessa rede elétrica, teria 5 anos de uptime esta máquina O_O

    Ok, não teria devido a um raio que queimou o switch e a placa do servidor… uns 3 meses atrás 😛

    Faz uptime de windows com VMware, vc salva o “state” da maquina depois dá restore 😛
    Num sei se isso reseta o uptime …. acho que não

    Boa sorte com o w2k