Ben Forta em São Paulo

Um verdadeiro exemplo de simpatia e bom humor, Ben Forta, depois de viajar por mais de 12 horas durante a noite, proferiu duas palestras sobre ColdFusion e Java e Flash ontem, na Anhembi Morumbi aqui em São Paulo.

Quando Ben esteve pela primeira vez no Brasil (há algum tempo) não tive a oportunidade de conversar com ele pessoalmente. A impressão que ficou foi a de um profissional bastante competente e um bom comunicador da tecnologia, apesar do seu inglês ser razoavelmente difícil de entender algumas vezes (sotaque inglês bem carregado), mas só isso, nada mais. Ontem foi diferente. Numa época diferente, numa versão de CF diferente, um Ben Forta transpirando RIA e bastante animado com as inúmeras possibilidades que os brinquedinhos maravilhosos da Macromedia nos oferecem, mostrou-se uma pessoa muito engraçada e cheia de bom humor. Um humor dos bons, recheado com o sarcasmo inglês e uma pitada do esculacho norte-americano.

bf.jpg
Ben Forta e eu, São Paulo 27-10-2003

As palestras começavam as 17h00 porém as 15h00 Ben já estava no auditório, junto do Schuch, ambos procurando por um gateway wireless ou mesmo um ponto de rede… Eu não estava nem aí para a Internet, deixei o notebook em casa e estava extremamente feliz de estar alí, de poder trocar idéias com o Ben, encher o saco com algumas tradicionais piadinhas e bajulá-lo na medida do possível. Ben Forta é bastante conhecido e famoso, porém é um exemplo notável de simplicidade, humildade e bom humor. Conversa e se relaciona com todos com a mesma atenção e dedicação, seja o executivo de tecnologia de uma grande indústria de aviação mundial, seja um iniciante em HTML e programação web. Grata surpresa para quem imaginava que por trás daquela barbona e aquela cara de geek existia um cara fechado e que vivia na estratosfera. Ben é exatamente o contrário disso.

Ele fez um medley das apresentações sobre ColdFusion e J2EE e depois do coffee-break nos mostrou o Flash MX 2004 Professional numa apresentação exclusiva, que irá disponibilizar em forma de artigo/tutorial no Devnet semana que vêm. Não tivemos tradução simultânea e por isso fiquei encarregado de fazer inserções no meio das apresentações, explicando os pontos mais importantes, especialmente exemplos e outros comentários que não estavam presentes nos slides, bem como traduzir perguntas e respostas da platéia. Não sei como me saí como intérprete, mas espero que as minhas interrupções e inserções tenham sido válidas.

bf2.jpg

Ben Forta na apresentação CFMX e J2EE

Foi uma ótima oportunidade para conhecer muitas pessoas que só conhecia virtualmente. Faltou tempo para sentar e bater um papo longo com muitas delas. Na correria só dá para conversar o essencial, mesmo assim no meio da muvuca. Gostaria mesmo de poder sentar e, tomando uma cerverja (ou uma coca-light para quem me conhece), conversar longamente sobre tudo o que anda acontecendo na web, especialmente sobre as mudança e potencialidades existentes dentro do empolgante conceito RIA, personificado na pessoa extremamente motivada e bem humorada do Ben Forta.

Valeu muito a pena. Obrigado a todos que estiveram presentes, obrigado à Macromedia Brasil (Schuch, Fabi e Montserrat), à Anhembi Morumbi (Alan e Eduardo), aos parceiros do CFUG-SP, ao programa de grupo de usuários da Macromedia (Ed e Amy), CFUG-Rio (Frutig) e especialmente ao Ben.


6 Comments on “Ben Forta em São Paulo”

  1. Marcos Placoná disse:

    Cara, é isso ai, realemnte quem não foi perdeu, e perdeu muito.
    Alem de o cara ser uma figura, é um exemplo de profissional.

    []’s

  2. Rodrigo Guerra disse:

    Gostei muito da palestra de ontem, pessoalmente nao uso o CF (ainda) mas cada vez mais propenso. As traduções do Alex foram boas, o Ben realmente se mostrou uma figura totalmente amigavel e simpático. Suas explicações foram muito boas, seus exemplos deram para coompreender que o CF tem muito potencial. MUITO BOM ! Parabéns a Anhembi Morumbi, ao Alex, e a todos que fizeram esse evento acontecer.

  3. Carol disse:

    Eu estive na palestra de ontem e achei muito interessante!
    Estou iniciando meus estudos em CF e foi muito legal entrar na comunidade CF e poder participar deste evento. Espero participar de outros.

  4. Ricardo Jompag disse:

    Ótimo evento! Pena que muitos não entenderam o inglês de Ben Forta. Foi produtivo mesmo assim.

    Obrigado!

  5. Matheus Colen disse:

    Não pude ir na palestra de segunda,
    parece que perdi bastante coisa =( .

  6. Prof. Alan Carvalho disse:

    Não pude ficar para assistir as apresentações na íntegra, mas percebi que houve bastante participação e o Ben Forta facilitou muito, mostrando-se bem acessível. Fiquei muito contente em poder receber o CFUG-SP, o Antonio Schuch, o Ben Forta e todos os que compareceram na Universidade Anhembi Morumbi e espero que tenhamos outras oportunidades de promover eventos como esse.

    Abraços.
    Prof. Alan Carvalho
    Coordenador de Cursos da Área de Exatas
    Universidade Anhembi Morumbi