VMWare

Já imaginou rodar diversos sabores de Linux (RedHat, Conectiva, etc), de Windows (NT, 2000, 2003 e até os velhinhos 3.1 e 95), Netware e outros sistemas operacionais de forma completa no bom e velho desktop Windows? Chega daquela chatice de dual-boot, chega de perder horas instalando uma distribuição só para testá-la e depois desinstalá-la. Você pode inclusive tornar sua instalação Linux válida numa rede interna e acessá-lo a partir do seu Windows. O segundo sistema operacional (guest) torna-se verdadeiramente presente em todos os aspectos (rede, vídeo, conexão à internet, etc). Perfeito para testar configurações e aplicações, para testes de segurança, etc, em determinadas plataformas que não eram possíveis sob Window.

Se você conhece já sabe do que estou falando só pelo título do post. Não é mágica, trata-se de um software muito interessante chamado VMWare. Já conhecia o dito cujo desde o ano passado, quando um amigo, analista de segurança, mostrou uma falha de segurança no Apache instalado num RedHat 7.2. Tudo direto do seu notebook, que rodava o Windows XP (sim, ele usa Windows e trabalha na ISS). Porém só esta semana (férias) pude testá-lo na minha máquina e fiquei muito entusiasmado com as possibilidades oferecidas por este software. No exato momento estou com o RedHat 8.0 rodando e acessando um site ColdFusion dentro deste servidor, via browser do meu desktop Windows. Tudo isso dentro de uma mesma máquina.

A única coisa que se deve levar em consideração é que você necessita de um bom hardware para rodar com eficiência os sistemas operacionais “emulados” por este software. Senti falta de suporte à Macintosh, mas fazer o quê? Quem sabe o Steve Jobs não faz uma versão i386 para o Mac? :o)

Veja alguns screen-shots aqui.

Versão trial disponível em:

http://www.vmware.com/download/workstation.html