Rumores, rumores…

Há uns três dias tenho visto aqui e acolá, alguns rumores que dizem respeito à separação das versões atuais do ColdFusion MX. Matt Liotta, uma das pessoas mais controversas da comunidade de desenvolvedores ColdFusion, fez alguns comentários sobre o assunto em seu blog recentemente. Comentários semelhantes também foram feitos no blog ArcIMS. Em linhas gerais o boato se resume ao seguinte: a Macromedia estaria descontinuando as versões Professional e Enterprise do ColdFusion, bem como a do JRun Server e focando seus esforços num único produto: o ColdFusion for J2EE.

Eu pessoalmente não acredito que a MM iria descontinuar um produto que tem grande “apelo popular” como o ColdFusion “stand-alone”, que é, digamos, “auto-suficiente” pois a instalação do produto é feita de cabo-a-rabo, sem dependência de nenhum recurso externo, exceto o servidor web (IIS, Apache, etc). O ColdFusion for J2EE, para aqueles que usam ou puderam brincar com ele, é relativamente mais complicado de se manusear e gerenciar pois está intimamente ligado ao servidor J2EE usado em questão, que nem sempre é o bom, velho e fácil JRun, que turbina os CFMX Servers “stand-alone” de hoje. Dessa maneira um background em Java, principalmente no gerenciamento de servidores J2EE tais como o Websphere e Tomcat, se faz necessário.

Quem sabe com um installer “idiot-proof”? Eu não sei, continuo achando que essa é mais um daqueles boatos que esporadicamente aparecem. Lembram-se daquela história de Microsoft comprar a Macromedia? Pois é… deu com os burros n’água.

Não deixem de conferir os comentários do pessoal da Macromedia no blog do Matt… (alguns são hilários).


2 Comments on “Rumores, rumores…”

  1. Jonas Galvez disse:

    Pelo que eu tenho ouvido, acho muito provável que a Macromedia não produza novas versões do JRun. Tenho vários amigos, programadores Java, que me disseram que as empresas onde eles trabalham estavam migrando de JRun para o Tomcat. O que se diz é que JRun não é bom o suficiente para competir com os servidores J2EE de peso, e tem muitos recursos desnecessários para justificar a substituição do Tomcat. Acho que JRun está perdendo mercado neste ponto.

    Quanto ao CFMX Standalone, eu também não acredito que ele deixaria de existir. Talvez seja até possível, a partir da implementação de sistemas de instalação “idiot-proof”, como você disse. E acho que a questão da instalação/manutenção seria problema apenas para os desenvolvedores.

    Estou vendo a Sun investir bastante no branding do Java (já ficou sabendo do java.com e java.net?), e gosto da idéia do Java se tornar mais popular do que já é. Por um bom tempo, vi todo o buzzwording do .NET e senti que Java sofreu uma certa ofuscação. Bom saber que a Sun está trabalhando para impedir isso.

    Os comentários no blog do Matt são hilários mesmo. O Dowdell é uma figura única na comunidade Macromedia (no sentido negativo!) e o Mike, bem, o Mike só táva fazendo o trabalho dele, é gente boa.

  2. Alex Hubner disse:

    Foi o que eu ouvi e tendo a acreditar, com relação ao JRun. De fato esta é uma terra de gigantes onde talvez a Macromedia não esteja pronta para atuar. A idéia do ColdFusion é excelente: usar o poder destes servidores J2EE com a facilidade do CFML.